Carlos Fontes

 

 

 

 

 

 

Gestão Escolar

Reflexão sobre Modelos e Estilos de gestão

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História da Formação Profissional e Educação em Portugal e Colónias

Carlos Fontes

Um  Projecto Pioneiro em Portugal (conclusão prevista: fins de 2016)

 

 
 

 

Introdução .  Plano Global

Idade Média (séc. XII-XV)

1. Introdução; 2. Conceito de Trabalho; 3. Aprendizagem de Ofícios; 4. Contratos de Servidão; 5. Examinação; 6. Confrarias de Mesteres; 7. Casa do Vinte e Quatro; 8. Segredos Profissionais; 9. Controlo Social; 10. Expansão Maritima; 11. Revalorização da Escrita; 12. Formação Religiosa; 13. Mosteiros; 14. Formação da Nobreza; 15. Preceptores estrangeiros; 16. Ensino Não Religioso; 17.Universidade; 18. Bolseiros;  19. Imprensa; 20. Literatura Técnica e Bibliotecas

Idade Moderna - I (Séc. XVI-XVII)

1. Introdução; 2. Valorização do Trabalho Mecânico; 3. Regimento de Ofícios Mecânicos; 4. Reais Fábricas; 5. Instrução Elementar; 6. Resistências à Alfabetização;  7. Ensino Feminino; 8. Ensino de Música, Dança, Esgrima; 9. Seminários; 10. Aulas Régias; 11. Ensino das Artes;  12. Medicina, Cirurgia, Farmácia, Teologia, Cânones e Leis;  13. Mestres Estrangeiros  14. Escolas no Estrangeiro; 15. Problemas do Império  16. Instrução nas Colónias; 17. Livros Técnicos 18. Editores, Livrarias e Bibliotecas

Idade Moderna - II (Séc. XVIII) 

1. Introdução; 2. Nova concepção do trabalho; 3. Mudanças nas Corporações; 4. Formação nas Fabricas;  5. Misericórdias, Orfanatos, Colégios Religiosos; 6. Casa Pia de Lisboa 7. Professores e Escolas de Estrangeiros; 8. Instrução Pública;  9. Resistências à Instrução; 10. Ensino Particular;11. Ensino Feminino; 12. Ensino Secundário; 13. Colégios Reais; 14.Seminários-Colégios; 15. Ensino Artístico; 16. Ensino Comercial e Náutico;  17. Ensino Técnico; 18. Ensino Militar; 19. Universidades 20. Medicina, Cirurgia, Farmácia e Enfermagem; 21. Agricultura, Botânica, Química e Matemática; 22. Diplomática; 23.Educação e Formação nas Colónias; 24. Academias; 25. Literatura Técnica

Idade Contemporânea - I (Séc. XIX)

1. Introdução; 2. Trabalho Regenerador; 3. Ministérios, Educação e Formação; 4. Instrução Pública; 5. Alfabetização de Adultos; 6. Formação de Professores Primários; 7. Resistência à Escolarização; 8. Ensino Liceal; 9. Curso Superior de Letras; 10. Ensino Politécnico; 11. Ensino Universitário; 12. Ensino de Direito; 13. Ensino na Saúde;14. Ensino Militar; 15. Ensino Comercial;16. Institutos Industriais; 17. Escolas Industriais; 18. Escola de Desenho Industrial; 19. Ensino Artístico; 20. Ensino Feminino; 21. Ensino Agrícola e de Pescas;  22. Escolas de Associações; 23. Escolas Camarárias; 24. Casas Pias; 25. Seminários Pios; 26. Escolas profissionais da Igreja;  27. Formação nas Fábricas e Oficinas; 28. Escolas Particulares de Formação; 29. Asilos e Orfanatos; 30. Casas de Correcção e Prisões; 31. Ensino para Deficientes; 32. Educação e Formação nas Colónias; 33. Formação de Professores do Ensino Técnico; 34. Professores Estrangeiros; 35. Inovação Técnico-Científica; 36. Difusão do Conhecimento; 37. Balanço de um século.

Idade Contemporânea - II  (1ª. República, 1910-1926)

1. Introdução; 2. Virtudes Republicanas; 3. Ministérios; 4. Creches e Jardins de Infância;  5. Ensino Primário; 6. Abandono das Escolas; 7. Formação de Professores Primários; 8.Ensino Liceal; 9. Ensino Industrial; 10. Ensino Comercial;  11. Ensino Artístico;  12. Formação de Prof. Ensino Técnico; 13. Universidades; 14.Ensino de Humanidades; 15. Ensino de Saúde; 16. Ensino de Ciências; 17. Ensino de Engenharia; 18. Ensino de Economia e Finanças; 19.Ensino Agrícola; 20. Formação Militar; 21. Formação nas Empresas; 22. Escolas Particulares; 23. Ensino Profissional Feminino; 24. Ensino Por Correspondência; 25. Casas de Correcção e Prisões; 26. Escolas Profissionais Particulares; 27. Cultura Popular e Sindical; 28. Ensino e Formação nas Colónias; 29. Orientação Escolar e Profissional; 30. Bolsas de Trabalho;  31. Recursos Didácticos; 32. Pedagogos.

Idade Contemporânea - III (2ª. República, 1926-1948)

1. Da Ditadura Militar ao Estado Novo; 2.Culto das Elites; 3. Organismos Corporativos; 4.Desemprego e Obras Públicas; 5. Pleno Emprego; 6. Secretariado de Propaganda Nacional; 7. Ensino Primário; 8.Ensino Técnico Elementar; 9.Ensino Comercial e Industrial; 10. Ensino Médio Industrial e Comercial; 11. Ensino Agricola; 12. Ensino de Saúde; 13. Educação Físicas; 14. Ensino das Pescas e Marinha Mercante; 15. Ensino Policial; 16. Ensino Militar; 17. Formação nas Prisões; 18. Ensino Superior; 19. Apoios à Investigação; 20.Formação de Professores; 21. Formação nas Empresas; 22. Formação em Alternância; 23. Escolas Profissionais Privadas; Escolas Municipais e de Juntas de Província;  24. Escolas de Associações Patronais e Sindicais, 25. Casas Pias e outras Instituições; 26. Seminários e Escolas da Igreja Católica; 27. Ensino por Correspondência; 28. Recursos Técnicos e Didácticos; 29. Ensino nas Colónias; 30. Panorama Internacional;

Idade Contemporânea - IV (2ª. República, 1949-1969)

1. Pós-Guerra; 2. Ministério da Educação; 3. Ministério da Economia; 4. Ministério das Corporações; 5. Fundo de Desenvolvimento da Mão-de-Obra (FDMO); 6. Capital Humano; 7. Ensino Primário; 8 Ensino Liceal; 9. Ensino Técnico Secundário; 10. Oficinas Anexas; 11. Ensino Médio; 12. Ensino Agrícola; 13. Ensino Artístico; 14. Ensino Superior 15. 16. Formação Profissional Acelerada; 17. Centros Protocolares; 18. Centro Nacional de Formação de Monitores;  19. Serviço Nacional de Emprego; 20. Reabilitação Profissional; 21. Formação nas Empresas; 22. Escolas Privadas; 23. Ensino da Igreja Católica; 24. Fundações; 25. Orientação Escolar e Profissional; 27. Inovações Pedagógicas; 28. Ensino nas Colónias;  

Idade Contemporânea - V ( 2ª. República, 1969-1974)

1. Consulado Marcelista; 2. Ministério da Educação; 3. Reformas no Ensino Técnico-Profissional; 4. Ensino Superior; 5. Formação de Professores; 6. Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Principe, Timor.

Idade Contemporânea - VI (3ª. República, 1974-1986)

1. Rupturas e Continuidades; 2. Ministério da Educação; 3. Ministério do Trabalho; 4. Outros Ministérios; 5. Regiões Autónomas; 6. Cooperação Internacional; 7. Desemprego; 8. Expansão do Ensino Público; 9. Sistema Unificado; 10. Ensino Técnico-Profissional; 11. Ensino Médio Superior; 12. Ensino Superior; 13. Ensino Artístico; 14. Formação de Professores; 15. Investigação; 16. DSFP/IEFP; 17. Centros de Formação Profissional; 18. Formação Permanente;  19. Formação nas Empresas; 20. Reabilitação Profissional; 21. Formação de Formadores; 22. Ensino Privado; 23. Inovações Pedagógicas; 24. Orientação Profissional;

Idade Contemporânea - VI (3ª. República, 1986- 2002)

1. Introdução; 2. Ministério da Educação; 3. Ministério do Emprego; 4. Outros Ministérios; 5. IEFP; 6. FSE; 7. LBSE; 8. Ensino Superior;

Idade Contemporânea - VII (3ª. República, 2002 - ?)

1. Introdução; 2. Racionalização do sistema; 3. Diversificação; 4. Equipamentos; 5. Internacionalização; 6. Investigação;

Perspectivas

Bibliografia

 

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                                                                          Carlos Fontes

( carlos.fontes@sapo.pt )