Introdução
. Plano
Global
Idade Média (séc. XII-XV)
1. Introdução;
2. Conceito de Trabalho; 3. Aprendizagem
de Ofícios; 4. Contratos
de Servidão; 5. Examinação; 6. Confrarias
de Mesteres; 7. Casa do Vinte e Quatro;
8. Segredos Profissionais; 9. Controlo Social;
10. Expansão Maritima; 11. Revalorização da Escrita;
12. Formação
Religiosa; 13. Mosteiros; 14. Formação
da Nobreza; 15. Preceptores estrangeiros;
16. Ensino
Não Religioso; 17.Universidade; 18. Bolseiros; 19.
Imprensa; 20.
Literatura Técnica e Bibliotecas.
Idade Moderna - I (Séc.
XVI-XVII)
1. Introdução; 2. Valorização do Trabalho
Mecânico; 3. Regimento de Ofícios
Mecânicos; 4. Reais Fábricas; 5. Instrução Elementar;
6. Resistências
à Alfabetização; 7. Ensino Feminino;
8. Ensino de Música, Dança,
Esgrima; 9. Seminários; 10.
Aulas Régias; 11.
Ensino das Artes; 12. Medicina, Cirurgia,
Farmácia, Teologia, Cânones e
Leis; 13. Mestres
Estrangeiros 14.
Escolas no Estrangeiro; 15.
Problemas do Império 16. Instrução nas Colónias; 17. Livros Técnicos 18. Editores,
Livrarias e Bibliotecas
Idade Moderna - II (Séc.
XVIII)
1. Introdução;
2. Nova concepção do trabalho; 3. Mudanças
nas Corporações; 4. Formação
nas Fabricas; 5.
Misericórdias, Orfanatos, Colégios
Religiosos; 6. Casa Pia de Lisboa 7.
Professores e Escolas de Estrangeiros; 8. Instrução Pública;
9. Resistências à
Instrução; 10. Ensino Particular;11. Ensino Feminino; 12. Ensino Secundário;
13. Colégios
Reais; 14.Seminários-Colégios; 15. Ensino
Artístico; 16. Ensino Comercial e Náutico;
17. Ensino
Técnico; 18. Ensino Militar; 19.
Universidades 20. Medicina,
Cirurgia, Farmácia e Enfermagem; 21. Agricultura,
Botânica, Química e Matemática; 22. Diplomática;
23.Educação e Formação nas Colónias;
24. Academias; 25. Literatura
Técnica.
Idade
Contemporânea - I (Séc. XIX)
1. Introdução; 2.
Trabalho
Regenerador; 3. Ministérios, Educação e
Formação; 4. Instrução Pública; 5. Alfabetização
de Adultos; 6.
Formação de Professores Primários; 7. Resistência à
Escolarização; 8. Ensino
Liceal; 9. Curso Superior de Letras; 10. Ensino
Politécnico; 11. Ensino Universitário;
12. Ensino de Direito; 13. Ensino na
Saúde;14. Ensino Militar; 15. Ensino
Comercial;16. Institutos Industriais; 17. Escolas
Industriais; 18. Escola de Desenho
Industrial; 19. Ensino Artístico; 20. Ensino
Feminino; 21. Ensino Agrícola e de Pescas;
22. Escolas
de Associações; 23. Escolas
Camarárias; 24. Casas Pias; 25.
Seminários Pios; 26. Escolas profissionais da
Igreja; 27. Formação nas Fábricas e
Oficinas; 28. Escolas Particulares de
Formação; 29. Asilos e Orfanatos; 30. Casas de Correcção e
Prisões; 31. Ensino para Deficientes; 32.
Educação e Formação nas Colónias; 33. Formação de
Professores do Ensino Técnico; 34. Professores Estrangeiros; 35. Inovação
Técnico-Científica; 36. Difusão do
Conhecimento; 37. Balanço de um século.
Idade
Contemporânea - II (1ª. República, 1910-1926)
1. Introdução; 2.
Virtudes Republicanas; 3. Ministérios;
4. Creches e Jardins de Infância; 5.
Ensino Primário; 6. Abandono das Escolas;
7. Formação de Professores Primários; 8.Ensino
Liceal; 9. Ensino Industrial; 10. Ensino
Comercial; 11. Ensino Artístico;
12. Formação de Prof. Ensino Técnico; 13. Universidades;
14.Ensino de Humanidades; 15. Ensino de
Saúde; 16. Ensino de Ciências; 17. Ensino de
Engenharia; 18.
Ensino de Economia e Finanças; 19.Ensino
Agrícola; 20. Formação Militar; 21. Formação nas
Empresas; 22. Escolas Particulares; 23. Ensino Profissional Feminino;
24. Ensino Por Correspondência; 25. Casas de Correcção e Prisões; 26.
Escolas Profissionais Particulares; 27. Cultura
Popular e Sindical; 28. Ensino e Formação nas Colónias; 29.
Orientação Escolar
e Profissional; 30. Bolsas de Trabalho; 31.
Recursos Didácticos; 32.
Pedagogos.
Idade
Contemporânea - III (2ª. República, 1926-1948)
1.
Da Ditadura Militar ao Estado
Novo; 2.Culto das Elites; 3.
Organismos Corporativos; 4.Desemprego e Obras
Públicas; 5. Pleno Emprego; 6. Secretariado de Propaganda Nacional; 7. Ensino
Primário; 8.Ensino Técnico Elementar; 9.Ensino Comercial e Industrial; 10.
Ensino Médio Industrial e Comercial; 11. Ensino Agricola; 12. Ensino de Saúde;
13. Educação Físicas; 14. Ensino das Pescas e Marinha Mercante; 15. Ensino
Policial; 16. Ensino Militar; 17. Formação nas Prisões; 18. Ensino Superior; 19.
Apoios à Investigação; 20.Formação de Professores; 21. Formação nas Empresas;
22. Formação em Alternância; 23. Escolas Profissionais Privadas; Escolas
Municipais e de Juntas de Província; 24. Escolas de Associações Patronais
e Sindicais, 25. Casas Pias e outras Instituições; 26. Seminários e Escolas da
Igreja Católica; 27. Ensino por Correspondência; 28. Recursos Técnicos e
Didácticos; 29. Ensino nas Colónias; 30. Panorama Internacional;
Idade
Contemporânea - IV (2ª. República, 1949-1969)
1. Pós-Guerra; 2. Ministério da
Educação; 3. Ministério da Economia; 4. Ministério das Corporações; 5. Fundo de
Desenvolvimento da Mão-de-Obra (FDMO); 6. Capital Humano; 7. Ensino Primário; 8
Ensino Liceal; 9. Ensino Técnico Secundário; 10. Oficinas Anexas; 11. Ensino
Médio; 12. Ensino Agrícola; 13. Ensino Artístico; 14. Ensino Superior 15. 16.
Formação Profissional Acelerada; 17. Centros Protocolares; 18. Centro Nacional
de Formação de Monitores; 19. Serviço Nacional de Emprego; 20.
Reabilitação Profissional; 21. Formação nas Empresas; 22. Escolas Privadas; 23.
Ensino da Igreja Católica; 24. Fundações; 25. Orientação Escolar e Profissional;
27. Inovações Pedagógicas; 28. Ensino nas Colónias;
Idade
Contemporânea - V ( 2ª. República, 1969-1974)
1. Consulado Marcelista; 2.
Ministério da Educação; 3. Reformas no Ensino Técnico-Profissional; 4. Ensino
Superior; 5. Formação de Professores; 6. Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau,
Macau, Moçambique, São Tomé e Principe, Timor.
Idade
Contemporânea - VI (3ª. República, 1974-1986)
1. Rupturas e Continuidades; 2.
Ministério da
Educação; 3. Ministério do Trabalho; 4.
Outros Ministérios; 5.
Regiões
Autónomas; 6. Cooperação Internacional; 7. Desemprego;
8. Expansão do Ensino
Público; 9. Sistema Unificado; 10. Ensino Técnico-Profissional; 11.
Ensino Médio Superior;
12. Ensino Superior; 13.
Ensino Artístico; 14.
Formação de Professores; 15.
Investigação;
16. DSFP/IEFP;
17. Centros de Formação Profissional; 18. Formação Permanente; 19.
Formação nas Empresas; 20.
Reabilitação
Profissional; 21.
Formação de Formadores; 22. Ensino Privado; 23.
Inovações Pedagógicas; 24.
Orientação Profissional;
Idade
Contemporânea - VI (3ª. República, 1986- 2002)
1. Introdução; 2. Ministério da
Educação; 3. Ministério do Emprego; 4. Outros Ministérios; 5. IEFP; 6. FSE; 7.
LBSE; 8. Ensino Superior;
Idade
Contemporânea - VII (3ª. República, 2002 - ?)
1.
Introdução; 2. Racionalização do sistema; 3. Diversificação; 4.
Equipamentos; 5. Internacionalização; 6. Investigação;
Perspectivas
Bibliografia
|