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História da Formação Profissional e da Educação em Portugal

Carlos Fontes

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Idade Contemporânea - 3ª. República (1974-1986)

Ensino Artístico

 O ensino artístico atravessava desde á muito uma crise profunda. As escolas oficiais estavam longe de acompanhar as novas actividades que haviam adquirido um peso relevante no mundo das profissões. Apenas as escolas particulares haviam demonstrado um certo dinamismo.

     1. Os cursos artísticos de nível secundário criados pela reforma de Veiga Simão perderam todo o seu caracter profissional, e ficaram-se apenas por vagos conteúdos de "arte" ou "design", dependentes do interesse particular dos professores das disciplinas especificas. As prestigiadas Escolas de Artes Decorativas António Arroio de Lisboa e a Soares dos Reis no Porto são sintomaticamente transformadas em Escolas Secundárias, ministrando agora um ensino profundamente descaracterizado, sem qualquer cunho artistico de qualidade relevante.

      2. Em 1971 no Conservatório Nacional de Lisboa iniciou-se uma experiencia pedagógica com a criação de um curso de dança e outro de Cinema.

      3. O ensino superior de Belas Artes lutava a todo o custo pela sua integração na Universidade. Esta luta praticamente paralisou todas as estruturas de ensino durante anos...

O ensino de Arquitectura foi aquele que mais facilmente se resolveu o problema. Em 1979 era criada as Faculdade de Arquitectura de Lisboa, a qual ficou integrada na Universidade Técnica de Lisboa. Apenas em 198  será criada a Faculdade de Arquitectura do Porto na Universidade do Porto.

As Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto ( Pintura e Escultura) apenas em 1991 verão atendidas as suas reivindicações, com a sua integração na Universidade Clássica de Lisboa e na Universidade do Porto (?).

Em construção !

  Carlos Fontes

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Notas: