.

História da Formação Profissional e da Educação em Portugal

Carlos Fontes

Inicio. Anterior. Próximo

Idade Moderna - I

Ensino Feminino

A influencia do renascimento italiano fez-se sentir, no século XVI,  numa crescente importância atribuída ao ensino feminino. Em paralelo com a instrução das primeiras letras, começaram a surgir um número crescente de mestras de lavores.

A sua importância ultrapassa largamente as primeiras. Os lavores constituíam não apenas uma "prenda" da mulher que levava para o casamento, mas uma actividade profissional caseira característica das mulheres. O número de mestras não parou de subir ao longo dos anos. 

Em 1570 já haviam em Lisboa cerca de 75 mulheres que ensinavam as moças a lavrar, enquanto apenas duas as ensinavam ler[1]. Em 1619 o numero de mestras de lavrar e assentar ouro havia subido para 94, mas as mestras de ler, permaneciam reduzidas as duas.

Para o incremento deste ensino contribuiu decisivamente, a riqueza ostensiva da Igreja na época, onde sobressaiam as vestes sacerdotais, e o próprio vestuário que desde o século XVI até meados do século XVIII recorria aos bordados como um elemento essencial na ornamentação dos tecidos. 

Em Construção ! 

Carlos Fontes

Navegando na Educação

Notas:

(1) Adolfo Coelho, Para a História da Instrução Popular , pag.85