Carlos Fontes

 

 

ENTRADA

  

Cristovão Colombo, português ?

 

.

Início . Anterior . Próximo

 
 

Colombo: Espanhol ?

 

 

Exploração da América do Norte. 

 

As noticias das expedições portuguesas à América do Norte datam de meados do século XV. Colombo assinala que as mesmas começaram a ser realizadas a partir das Ilhas dos Açores, mas também da Ilha da Madeira. 

 

 

Gronelândia, Labrador, Terra Nova (Terras Nova dos Bacalhaus, Canadá) 

 

No final do século XV os portugueses já tinham cartografado a costa atlântica do Canadá, incluindo-a nos seus domínios. Um facto que tem sido pouco divulgado, mas do qual existe ampla documentação, nomeadamente cartográfica.

 

Pormenor do mapa de Cantino (1500-1502), com bandeiras portuguesas sobre a Terra Nova (ilha) e a Gronelândia com a 

indicação que a primeira é uma "Terra do Rei de Portugal". A linha do Tratado de Tordesilhas é assinala também no mapa.

 

- O Planisfério dito de Cantino (1500) tem uma novidade interessante, ao cartografar a Terra Nova (Canadá), assinala tratar-se de "'Terra Del Rey de Portugall'. Num toque pitoresco regista a existência de pinheiros. A região era conhecida dos portugueses já no século XV, como muitos outros documentos históricos o confirmam.  

 

O planisfério assinala também a Groenlândia, com uma bandeira portuguesa. 

 

Pormenor do mapa de Pedro Reinel, em 1504, com a bandeira de Portugal e a Cruz da Ordem de Cristo sobre o actual Canada, a ordem a que pertenciam os irmãos Corte Real.

 

- Mapa de Pedro Reinel (?-1542), em 1504,  cartografa as costas atlânticas do Canadá, identificando-as como portuguesas.

Pormenor do Mapa do genovês Nicolo di Caverio

 

- Planisfério de Nicolo di Caverio ( c. 1505). Baseado em informações recolhidas em mapas portugueses, em particular no Mapa de Cantino, continua a assinalar a presença dos portugueses na Florida, no Norte dos EUA, Canadá e na Gronelândia.

 

- O Planisfério conservado da Biblioteca Oliveriana de Pesaro, datado de 1504/1505, assinala na região do Canadá o "cavo Lavoradori" e a "Insula Lavoradori", documentando a sua descoberta portuguesa.  

 

- Mapa de Kunstmann III (Bib. Augsburgo), feito em 1506, por um cartógrafo de Lisboa. Mostra claramente o Canadá com o nome de "Terra de Cortte Riall" (Terra de Corte Real). O mapa segue a mesma estrutura do mapa realizada por Pedro Reinel (c.1504).

 

A pesca do bacalhau nas costas do Canadá adquiriram tal importância que D. Manuel I, por alvará de 14/10/1506, manda cobrar o dizimo da pesca na Terra Nova nos portos entre o Douro-e-Minho. Na costa leste do Canadá existem inúmeras terras e localidades que desde essa altura possuem nomes portugueses. Recorde-se que data de 1353, o tratado entre a Inglaterra e Portugal, no qual este país permite aos pescadores de Lisboa e Porto pescarem bacalhau na suas águas. A perda de independência de Portugal, entre 1580 e 1640, foi fatal para a continuidade destas actividades piscatórias no atlântico norte. 

 

- Mapas de Waldseemuller, realizados em 1507, com base no planisfério de Caverio e outras fontes portuguesas. A bandeira de Portugal volta a ser colocada na região da Gronelândia e do Canadá, procurando desta forma legitimar involuntariamente a sua posse.

 

- O Mapamundi de Bernardo Silvano, publicado em 1511, na cidade Veneza,baseado no mapa de Ptolomeu, na região do Canadá surgem duas ilhas que tomam o nome de "Terra Labors" e "Regali domus". A primeira refere-se a João Fernandes, o Labrador e a segunda aos descobrimentos dos irmãos Gaspar e Corte Real.

 

- O Mapa da Biblioteca Ducal de Wolfenbuttel (1534), uma legenda na Terra Nova diz o seguinte: "Tierra del Labrador. La qual foi descubierta por los ingleses de la villa de Bristol, y porque el dió el aviso era labrador de las islas de los Açores e quedó este nombre". A legenda, ainda que de uma forma deturpada, continua a referir a descoberta da Terra Nova foi feita por portugueses, e que foi João Fernandes, o Labrador, que transmitiu a informação a um rei inglês. 

 

Os navegadores portugueses no inicio do século XVI já tinham explorado toda a costa leste do EUA, assim como do Canadá.  Carlos V quando pretendeu cartografar a América não hesitou em recorrer ao serviço dos portugueses, eles conheciam muito melhor a América do que os espanhóis.  

 

 

Carlos Fontes

  Notas:
 

Continuação: 

 

5Negociante Oportuno de Miragens

6.  Castelhanos

7.  Portugueses em Espanha

8.  Apoio de Judeus

9.  Mentiroso e Desleal

10. Manobrador

11. Assassino de Espanhóis

12. Defensor de Portugueses

13. Impacto da Viagem de Vasco da Gama

14. Perseguido

15. Descendentes 

16.  Falsificações Espanholas

17. Lugares de Um Português em Espanha.

18. Cronologia Espanhola da vida de Colombo

 

 

Provas de Colombo Espanhol

Provas do Colombo Português

 

Para nos contactar: carlos.fontes@sapo.pt