Navegando na Filosofia . Carlos Fontes
Programa de Filosofia do 12º ano | |
Princípios Programáticos:1.O primado do texto filosófico.2 .Selecção obrigatória de três obras de épocas diferentes; 3. Leituras integrais. | |
Texto Introdutório | |
Obras Para Seleccionar: (o novo programa do 12º. Ano entra em vigor no ano lectivo de 2006/2007)
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Época Clássica
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Obra |
Questões a Explorar |
Górgias, de Platão | Crítica da
Retórica, nomeadamente na sua aplicação na política e na moral. Articulação
com as seguintes áreas temáticas: Ética, Antropologia e
Política.
Górgias: Edições e Comentários Glossário |
Fédon, de Platão
| A natureza da alma e a sua imortalidade. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Antropologia filosófica, Ética e Metafísica. |
Metafísica, Livro I, de Aristóteles | Biografia |
Época Medieval
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O Mestre, de Agostinho de Hipona | A linguagem na sua função designativa, significativa e comunicativa. Articulação com as seguintes áreas temáticas: a Linguagem – analisada nas suas potencialidades e limitações – no âmbito ontológico, gnosiológico e ético. |
Proslogion, de Anselmo | A razão e a possibilidade de se provar a existência de Deus. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Provas da existência de Deus; Ontologia e gnosiologia numa perspectiva que interligue visão e contemplação. |
Época Moderna
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Discurso Sobre a Dignidade do Homem, de Picco della Mirandola |
Biografia |
Que Nada se Sabe, de Francisco sanches | Biografia |
Princípios da Filosofia, de Descartes | Características do conhecimento filosófico e acesso ao mesmo. Articulação com as seguintes áreas temáticas: teoria do conhecimento, provas da existência de Deus, antropologia filosófica. |
Carta sobre a Tolerância, de John Locke |
Tolerância, reconhecimento das diferenças. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Comunidade política/sociedade religiosa. Liberdade religiosa e política - Consciência moral e conflito de deveres - Lei natural e Lei positiva - Bem público e privado. Glossário |
Investigação sobre o Entendimento Humano, de David Hume | Biografia |
Fundamentação da Metafísica dos Costumes, de Kant | Princípios de moralidade. Articulação com as seguintes áreas temáticas: O facto moral; o dever; a pessoa, dignidade e respeito; liberdade e reino dos fins. Fundamentação:Considerações Gerais . |
Época Contemporânea
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A Razão na História, de Hegel | Biografia |
Manuscritos Económico-Filosóficos de 1844, de Karl Marx | Biografia |
Utilitarismo, de John Stuart Mill | Biografia |
A Origem da Tragédia, de Nietzsche
| Contraposição entre o espírito apolíneo e o espírito
dionisíaco na cultura grega , suas repercussões na cultura ocidental. Articulação
com as seguintes áreas temáticas: Estética (arte apolínea e arte
dionisíaca), Ética (decadência e valores), Antropologia Filosófica (o anúncio do homem
novo).
Origem da Tragédia:Edições e Comentários Glossário |
A
Crise do Homem Europeu e a Filosofia, de Husserl
. | Biografia |
A Origem da Obra de Arte, de Heidegger | Biografia |
Verdade e Política, de Hannah Arendt | Biografia |
Os Problemas da Filosofia, de Bertrand Russell | A problematização da Filosofia e na filosofia. Articulação com as seguintes áreas temáticas: A Filosofia como problema. Crítica do conhecimento. Argumentação.Verdade. O problema dos Universais. . |
. Autores que constavam no antigo programa de filosofia . | |
Da Natureza, de Parménides
| O ser. As vias do conhecimento. A relação Ser-Pensar-Dizer. A especificidade do Ser parmenidiano .Articulação com as seguintes áreas temáticas: Ontologia, Lógica, Gnosiologia e Filosofia da linguagem. |
Categorias, de Aristóteles
| O estudo das categorias. Articulação com as seguintes áreas temáticas: A exposição e análise das categorias no âmbito da Lógica, da Ontologia, da Gnosiologia e da Filosofia da Linguagem. |
Redução da Ciência à Teologia, de Boaventura
| Natureza, designação, número, articulação e classificação dos saberes, momeadamente o saber filosófico. Articulação com as seguintes áreas temáticas: A acção cognitiva como expressão ontológica (metafísica da luz). O conhecimento como uma manifestação essencialmente antropológica e ética. |
O Ser e a Essência, de Tomás de Aquino
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Discurso de Metafísica, de Leibniz
| Elucidação da relação entre Deus e o Mundo. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Ideia de Deus, Saber absoluto, Harmonia Universal. |
Introdução à História da Filosofia, de Hegel | A Filosofia da Ideia segundo Hegel.As relações entre Filosofia e História da Filosofia. Articulação com as seguintes áreas temáticas: A Filosofia, o seu desenvolvimento e o pensamento do tempo histórico. A metafísica da Ideia Hegeliana. A lógico-metafísica do universal concreto. A gnosiologia do começo da filosofia. A epistemologia da filosofia face aos outros saberes. |
As Tendências Gerais da Filosofia na Segunda Metade do Séc. XIX, de Antero de Quental
| A problematização da filosofia na 2ª metade do séc. XIX . Definição e tomada de consciência do espírito duma civilização como a tarefa fundamental da filosofia. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Metafísica, Epistemologia, Ética. |
A Problemática da Saudade, de Joaquim Carvalho
| A Saudade como objecto de reflexão. Articulação com as seguintes áreas temáticas: A peculiaridade do idiomatismo do fonema, com a expressão de um estado psíquico, de uma ideia ou de atitude mental também peculiares(luso-galaicos). A descrição fenomenológica da consciência saudosa. Especificidade e conteúdo da saudade. |
Da Certeza, de L. Wittgenstein
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Linguagem, Comunicação e Argumentação. A emergência da razão através da linguagem. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Filosofia da linguagem, Comunicação, Teoria da argumentação. |
Da Essência da Verdade, de Heidegger . | |
Elogio da Filosofia, de Merleau Ponty
| Natureza, função e essência da Filosofia e do filósofo. A sua intima ligação com a natureza humana. Articulação com as seguintes áreas temáticas: Deus, Ser, Matéria, Linguagem, Verdade, História, Natureza Humana. |
Teoria da Interpretação, de Paul Ricoeur
| Hermenêutica da Linguagem. Articulação com as seguintes áreas temáticas: O discurso como acto de linguagem e sua referência. A fala e a escrita. A metáfora e o símbolo. Explicação e compreensão. |
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