Biografia
Kant nasceu, viveu e morreu em Konisberg, uma
cidade da Prússia Oriental (Alemanha). Era filho de um humilde comerciante de
descendência escocesa. Recebeu uma educação
pietista. Frequentou a Universidade a partir de 1740, como estudante de filosofia e matemática. Dedicou-se ao ensino, vindo a desempenhar as funções de professor adjunto
(1755-1770) e depois de professor ordinário (1770-1796) na Universidade de
Konisberg.
Kant manifestou grande simpatia pelos ideais da
Independência Americana e depois da Revolução Francesa. Foi um pacifista
convicto.É lendária a forma extremamente regrada como vivia. Conta-se que
a população de Konisberg acertava os relógios por ele quando passava
pelas suas janelas nos seus passeios diários, sempre às 16h30.Morreu aos 80
anos. Filosofia
A obra de Kant pode ser dividida em dois
períodos fundamentais: o pré-crítico e o critico.
O primeiro
(até 1770) corresponde à filosofia
dogmática, onde é notória a influência de Leibniz e Wolf. Nesta fase realiza
importantes estudos na área das ciências naturais e em particular da física de Newton. Entre as suas obras deste período,
destaca-se a História Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755),
onde apresenta a célebre hipótese cosmológica da "nebulosa" para
explicar a origem e evolução do nosso sistema solar. Mostra-se partidário da
existência de vida em outros planetas, procura mostrar que Deus existe partindo
da ordem e da beleza do universo. A partir de 1762, Kant começa a
manifestar um vivo interesse pelas questões filosóficas, em especial para
a crítica das faculdades do homem.
O segundo período corresponde ao
despertar do "sono dogmático" provocado pelo impacto que nele teve a filosofia de
Hume. Escreve então obras como a Crítica da Razão Pura,
Crítica da Razão Prática e Critica da Faculdade de Julgar, nas quais
demonstra a impossibilidade de se construir um sistema filosófico
metafísico antes de ter previamente investigado as formas e os limites
das nossas faculdades cognitivas.
Respondendo às questões colocadas por Hume,
afirmou que todo o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva todo da
experiência. A faculdade de conhecer tem uma função activa no processo do
conhecimento. Este não representa as
coisas como são em si mesmas, mas sim como são para nós. A realidade em si
é incognoscível, tal como Deus. Esta teoria irá permitir a Kant fundamentar o dualismo "coisa em si" e
o "fenómeno"
(o que nos é dado conhecer). Concepção que irá ter profundas repercussões na
filosofia até aos nossos dias.
Obras
Pensamentos
sobre o verdadeiro valor das forças vivas (1747), História
Universal da Natureza e Teoria do Céu (1755), Monodologia Física (1756),
Meditações sobre o Optimismo (1759), A Falsa Subtileza das Quatro Figuras
Silogisticas (1762), Dissertação de 1770. Sobre a Forma e os Princípios do
Mundo Sensível e do Inteligível (1770), Prolegómenos a toda a
Metafísica Futura (1783), A Religião nos Limites
da Simples Razão, Crítica da razão pura (1781, 1º.ed., 1787,2ª.ed.), Fundamentação Metafísica dos
Costumes (1785), Crítica da Razão Prática (1788), Crítica da Faculdade
de Julgar (1790).
Carlos Fontes Bibliografia Fundamentação
Metafísica dos Costumes
Contexto. Introdução.
Prefácio . Primeira Secção. Segunda
Secção. Terceira Secção.
Problemáticas . Glossário.
Bibliografia . Testes |