F. Nietzsche Estrutura da obra Origem da Tragédia (Texto em construção. Aguarde um pouco!)
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Título da 1ª. edição (1871): A Origem da
Tragédia a partir do Espírito da Música
Título da 3º. edição (1878): A Origem da Tragédia ou Mundo Grego e Pessimismo |
Posfácio |
Prefácio a R. Wagner
- A arte surge como uma actividade metafisica. libertadora do sofrimento humano. - O mundo é apresentado como a obra de um Deus artista livre de preconceitos e valores morais.
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Os dois princípios fundamentais da arte |
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Capítulo 2: Os dois tipos de arte: a apolinea (poesia) e a dionisiaca (música). |
Capítulo 3: Evolução da mitologia grega. |
Capítulo 4: Caracterização dos dois princípios. O espírito dionisíaco só se pode manifestar através do espírito apolíneo. |
Capítulo 5: Poesia lírica. Implicações metafísicas da arte |
Capítulo 6: A música como essência da arte dionisiaca, conduzindo o homem à dissolução com o ser (uno primordial) |
A Origem e Apogeu da Tragédia Grega |
Capítulo 7: O papel do coro na origem da tragédia ática. |
Capítulo 8: Evolução da tragédia. Do coro trágico (dionisiaco) ao drama (decadência). |
Capítulo 9: Exemplos do espírito apolineo-dionisiaco que vigorou na tragédia antes de Sócrates: Os dois heróis trágicos - Édipo (Sofocles) e Prometeu (Esquilo). |
A Decadência da Tragédia e as suas Causas |
Capítulo 10: Evolução da tragédia desde o seu inicio (apogeu) até à sua decadência com Euripides. Causas da decadência da tragédia grega. A racionalização da religião e do teatro. |
Capítulo 11: Causas explicativas para o desaparecimento da tragédia. As suas consequências na arte no no estatuto do artista. |
Sócrates e Platão os teóricos da Decadência da Cultura Grega |
Capítulo 12: A racionalização da arte. A supremacia do espírito apolineo. A influencia de Sócrates sobre Euripides. |
Capítulo 13: Sócrates |
Capítulo 14: O dialogo platónico, como resquício da arte dionisiaca. O espírito apolineo, na ética, lógica, ciencia, etc.. |
O homem teórico e o seu horror à vida |
Capítulo 15: Sócrates como modelo do homem teorico na cultura ocidental. Caracterização do homem teórico.Limites da ciência moderna. |
Capítulo 16: Natureza da música. |
Capítulo 17: Manifestações ocultas do espírito dionisiaco. Continua a caracterização do homem teórico. |
Capítulo 18: Ilusões do homem teórico. O niilismo como o fracasso do homem teórico. |
A Opera como expressão artística decadente |
Capítulo 19: A ópera como uma pseudo-arte. A opera trágica de Wagner como a promessa do retorno à cultura trágica. |
Capítulo 20: O papel essencial da música no retorno à cultura trágica. |
Capítulo 21: A arte deve assentar numa síntese entre o espírito apolíneo e o dionisiaco. |
Capítulo 22: A moralização como uma actividade de degenerescência cultural. |
A Opera de Wagner como promessa do regresso ao espírito dionisiaco |
Capítulo 23: Necessidade de regresso à força criadora |
Capítulo 24: A arte como a verdadeira natureza do real. |
Capítulo 25: A indissociabilidade entre o espírito apolineo e o dionisiaco. |
Origem da Tragédia Bibliografia . Estrutura da Obra. Problemáticas . Glossário. Testes |
Carlos Fontes |