Carlos Fontes

 

Brasil no Mundo

 

O Brasil não é apenas o 5º. maior país do mundo em termos de superfície, mas também um país do mundo. Os brasileiros estão cada vez mais difundidos pelos quatro cantos assumindo uma clara dimensão universalista. 

Com excepção do caso de Portugal, até aos anos 70 do século XX, a presença brasileira no mundo estava limitada à América do Sul. Os laços e cumplicidades culturais com outros povos eram muito passivos, resultando em geral de factores externos:

a) casamentos reais (1822-1889). Estes casamentos reais ligaram o Brasil ao mundo do seu tempo, abrindo portas para outros contactos posteriores.

b) movimentos migratórios. As várias comunidades imigrantes que se estabeleceram no Brasil criaram laços culturais centre as comunidades locais e os seus países de origem. Foi desta forma que o Brasil se ligou à Alemanha, Itália, Japão, Líbia e Síria.   

c) operações militares. Os conflitos militares que o Brasil se envolveu, mas também as operações de paz a que tem estado associado projectaram-no para fora das suas fronteiras, criando ligações com outros países.

A projecção do Brasil no mundo afirmou-se sobretudo nas últimas décadas, para tal contribuiu o reconhecimento internacional da sua dimensão económica (10ª economia mundial, 2006), a sua pujança cultural e os seus movimentos emigratórios. 

A presença brasileira no mundo está ligada sobretudo aos seus sucessos    internacionais no campo da música (Bossa Nova), Desporto (futebol, voleibol, Formula 1) e em alguns países às telenovelas. Outros "produtos" tem igualmente funcionado como veiculos desta projecção mundial, como as obras de Paulo Coelho, a Capoeira e as novas seitas religiosas

O último "produto" brasileiro é a sua crescente emigração que se difundiu por todo o mundo, assumindo os imigrantes de brasileiros de forma descomplexada a sua origem e cultura, tornando-os verdadeiros embaixadores do Brasil no mundo. 

Para além disto, muitos brasileiros tem vindo a ocupar importantes cargos em organizações internacionais o que tem contribuido para o prestígio do país.

A marca Brasil tem hoje uma projecção a nível mundial, sustentada por um crescente peso da sua economia.  

.

 
  Argentina. As relações entre o Brasil e a Argentina foram até aos anos 80 do século XX, marcadas por tensões e conflitos. O facto tem raízes históricas. Mais

.

 
  Alemanha. As ligações com a Alemanha foram iniciadas antes da independência do Brasil (1822), através de uma política de casamentos reais. O príncipe D. Pedro (futuro 1º. imperador do Brasil), casou com Dª. Leopoldina, em 1816, filha da imperatriz da Austria. A sua filha (D. Maria II) casou-se com um príncipe alemão (D. Fernando II). A Casa de Bragança que governou o Brasil até 1889 apoiou a criação de colónias de alemães no Brasil, como a de São Leopoldo (1824), S. Pedro de Alcantara (1828), Blumenau (1850), Santa Isabel (1847), Santa Leopoldina (meados dos século XIX), Petrópolis (1846), S. Paulo (1847). Os fluxos migratórios alemães só acabaram em 1872.

O Brasil voltou encontrar-se com a Alemanha, mas agora em situação de conflito durante a 1ª. e 2ª. Guerra Mundial, tendo-lhe declarado guerra em 1917 e 1942. Após a 1º: guerra mundial o Brasil recebeu dezenas de milhares de imigrantes alemães. Nos anos trinta do século XX no Brasil foram tomadas medidas contra a difusão da língua e da cultura alemã, nomeadamente nas regiões de maior concentração de imigrantes. 

Nas últimas décadas, o número de imigrantes brasileiros na Alemanha tem aumentado de forma contínua.   

 
  Angola  
  Bolívia. A experiência brasileira na produção de soja foi aproveitada nos anos 90 do século XX, pela Bolívia, incentivando o investimento e fixação de sojicultores brasileiros. Em pouco tempo a região de Santa Cruz de la Sierra, tornou-se no principal centro de produção soja deste país, o seu segundo produto mais exportado depois do petróleo e gaz natural. Calcula-se que cerca de 30 mil agricultores brasileiros se tenham fixado na região. 

A Petrobrás e muitas outras empresas brasileiras tem no país importantes investimentos.

Esta presença brasileira a partir de 2006 tem sido contestada pelo governo boliviano, que tem aplicado várias medidas proteccionistas (nacionalização do gáz, expulsão dos brasileiros numa faixa de 50km a partir da fronteira, etc).

Nas últimas décadas tem aumentado de forma exponencial o número de emigrantes bolivianos no Brasil, a maioria dos quais entram por cinco portas principais: Corumbá (Mato Grosso do Sul), Cáceres (Mato Grosso), Foz do Iguaçú (Paraná), Guajará-Mirim (Amazonas, por via fluvial) e Manaus (Amazonas, por via fluvial). Trata-se de gente muito humilde e sem qualquer qualificação profissional.

 
  Cuba  
  Colombia. As fronteiras do Brasil com a Colómbia estão aqui em plena Amazónia. Uma zona fluída de em termos limites. Em 1494, portugueses e espanhóis dividiram o mundo em dois (Tratado de Tordesilhas), mas no caso do Brasil os portugueses jamais aceitaram estes limites.Neste sentido, durante séculos avançaram para o interior do Continente anexando terras ao Brasil. No século XVIII fixaram-se na ocupação e domínio da Amazónia. Após a independência, em 1822, o Brasil  prosseguiu a mesma acção de consolidação das suas fronteiras nesta região. No inicio do século XX, numa missão do exército brasileiro, o futuro marechal Candido Rondon (1865-1958) implantou linhas telegráficas e marcos ao longo da fronteira (1.645 km). A frágil ocupação desta fronteiras parece estar a ser utilizada por redes ligadas ao narcotráfico e aos guerrilheiros da Farc .

Na segunda metade do século XX, as relações entre os dois países passou ser afectada pelos problemas internos da Colombia que vive mergulhada numa guerra civil e na luta contra o omnipresente narcotráfico. 

Nas últimas décadas milhares de colombianos tem-se refugiado no Brasil, em particular nas cidades do amazonas, como Manaus. 

 

 
  EUA  
  Espanha. Na década de 80 do século XIX iniciou-se um movimento migratório de espanhóis para o Brasil, estabelecendo-se a maioria nas plantações de café na região de São Paulo. As relações entre os dois países nunca foram contudo relevantes.

Os contactos apenas aumentaram no final do século XX, quando se iniciou um maior coordenação de políticas entre Portugal e Espanha e os países da chamada "América Latina". Na última década o número de imigrantes brasileiros tem aumentado de forma exponencial, o que potencia o estreitamento de relações.

As principais vedetas dos clubes de futebol espanhóis são brasileiros, estando presentemente associados aos seus êxitos internacionais. Nos estádios de futebol ou fora deles o que se vê nas ruas são bandeiras do Brasil e camisolas da selecção canarinha.

.

 
  França. No século XVI e XVII os franceses tentaram ocupar partes das costas do Brasil, mas acabaram por ser expulsos pela população. Destas acções falhadas conserva-se o nome de São Luis de Maranhão. Mais

.

 
  Guiana. Fronteira na Amazónia. Antiga colónia inglesa.  
  Guiana Francesa. Fronteira da amazónia. Antiga colónia francesa. Como represália pela invasão de Portugal pelas, entre 1809 e 1817, este território foi ocupada por tropas portuguesas. O conflito quanto à delimitação das fronteiras só foi resolvido entre o Brasil e a França em 1900. Constitui actualmente um Departamento da França nos trópicos. Desde os anos 60 do século XX a emigração brasileira não tem cessado, constituindo presentemente cerca de 1/5 da população (dados de 2000). A maioria dos brasileiros continua a desempenhar as actividades mais desqualificadas e mal pagas. É considerável o número dos que se dedicam ao garimpo, muitas vezes sob regime de autêntica escravatura.

.

 
  Haiti. Em 2004 o governo brasileiro resolveu assumir a coordenação da missão de estabilização da ONU no Haiti. O futebol usado como embaixada de paz do Brasil. 

.

 
  Holanda. Durante a ocupação de Portugal pela Espanha (1580-1640), os holandeses ocuparam algumas regiões da costa brasileira, acabando por ser expulsos (1645). Da curta presença dos holandeses (1624-1654) restam alguns vestígios em Pernanbuco e na Bahia e sobretudo alguma documentação pictórica. 

Esta presença no nordeste brasileiro foi documentada por pintores holandeses como Frans Post e Albert Eckhout, mostrando as riquezas dos trópicos, a produção do açúcar e outros aspectos da vida colonial. 

Na última década o número de imigrantes brasileiros na Holanda tem aumentado de forma contínua, gerando uma nova aproximação entre os dois povos .

.  

 
  Itália. As primeiras relações entre o Brasil e a Itália, começaram ainda antes da sua completa unificação (1870). A familia real portuguesa tinha desde os século XII relações estreitas com as importantes casas de Saboia-Piemonte. Neste sentido quer em Portugal, quer no Brasil a familia real realizou no século XIX aprofundou esta ligação, reforçando o peso político da Itália no contexto internacional. Mais.  
  Iraque  
  Japão. A imigração japonesa para o Brasil iniciou-se em 1908, concentrando-se sobretudo na região de S. Paulo.

.

 
  Libano. O principal período de entrada dos libaneses no Brasil entre 1911 e 1913, coincidindo com uma fase de enorme repressão turca. Fixaram-se sobretudo nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Não existem números precisos do seu número no Brasil, calcula-se que os seus descendentes sejam superiores a um milhão. 

Esta imigração libanesa acabou por gerar no próprio Libano vastas comunidades descendentes de brasileiros, como foi bem patente no último conflito (2006).

 
  Moçambique  
  Nigéria  
  Paraguai. Foi uma região disputada por Portugal à Espanha, uma disputa que se prolongou no século XIX entre o Brasil e a Argentina (Guerra do Paraguai). Nos anos 60 do século XX assistiu-se ao inicio da vaga de emigrantes brasileiros para a parte leste do Paraguai, tendo a maioria se dedicado à produção de soja. Em consequência desta emigração surgiram várias cidades, mas também alguns conflitos entre os dois povos, nomeadamente em torno do acesso à terra. Da fusão entre os dois povos, nos anos 80 foi forjado um novo nome, o de brasiguaios. O Brasil é um país omnipresente no Paraguai pela sua cultura, mas também pela sua presença demográfica. 

As duas áreas de fronteiras do Brasil com o Paraguai - Foz do Iguaçu e Ponta-Porã - tornaram-se num problema para a justiça brasileira, na medida que as mesmas funcionam como portas de entrada de armas, drogas e contrabando e zonas de actuação de grandes organizações criminosas.

.

 
  Portugal  
  Peru. O Brasil possui com este país uma fronteira com 2.995,3 km, em pleno Amazonas. A fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia era em 2006 o principal eixo do tráfico de droga em toda na América do Sul. Os brasileiros queixam-se que os madeireiros peruanos ilegalmente estão a pilhar as suas florestas no Acre. 

Desde o inicio da década de 80 do século XX, que milhares de indigenas peruanos começaram a fixar-se nas cidades brasileiras do Amazonas, sobretudo na capital Manaus.

 
  Reino Unido  
  República Dominicana. Em 1965 o Brasil desempenha uma importante acção de pacificação.  
  Síria  
  Suécia. A rainha Silvia da Suécia é filha de uma brasileira, fala correctamente o português e adora a comida brasileira.  
  Suriname. Fronteira na Amazónia. Antiga colónia holandesa até 1975. A comunidade de brasileiros é a maior do país, vivendo numa extrema pobreza. Milhares de jovens brasileiras vivem da prostituição, sendo fequentemente usadas como "correios" para o tráfico de droga entre o Suriname e a Europa. Estimava-se em 2002 que cerca de 40 mil brasileiros exercessem ilegalmente o garimpo no Suriname. A maioria dos brasileiros vive em Paramaibo (capital), onde criaram um bairro próprio chamado "Little Belém".   
  Timor. Enviou tropas. Sérgio Vieira de Mello, alto funcionário da ONU, continua a ser para este jovem país uma referência incontornável que ajudou a consolidar o seu processo de independência.  
  Uruguai. Fronteira com uma extensão total de 1.068,4 km.  
  Ucrânia  
  Venezuela. A fronteira entre os dois países, situada em pleno amazonas, tem uma extensão total de 2.199 km. Um situação dificil de controlar.Na zona da fronteira tem ocorrido crescentes problemas por causa do garimpo, tráfico de mulheres e adolescentes, contrabando de combustiveis, etc. 

Os movimentos migratórios tem ocorrido sobretudo do Brasil para a Venezuela. A maioria dos emigrantes brasileiros são originários da Roraima. 

 

Carlos Fontes

Brasil

Indicadores História   Artes  Território Contactos Cronologia Cultura Desporto Emigração Estados Geografia   Imigração  Portuguesa   Literatura Música Portugal - Brasil População   Televisão  Hino  Educação    Feriados Turismo Culinária Fauna Clima Carnaval Fortalezas Povo

 

.

Personagens *

 Pedro I   Pedro II   Imperatriz Teresa Cristina   Princesa Isabel  Conde d`Eu   Rui Barbosa   Santos Dumont   Oswaldo Cruz   

.

Cidades Históricas

Bahia . Belém do Pará . Diamantina . Floriápolis .  Manaus . Mariana .  Olinda . Petrópolis . Porto Alegre.  Recife .  Rio de Janeiro . São Luis do Maranhão . São Paulo . São João del Rei.  Sabará . Vila Rica de Ouro Preto . Tiradentes. 

.

  * Projecto Petrópolis-Lisboa

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: