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Arquitectura
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Século
XVI
No inicio as construções foram marcadas pela necessidade de resposta
imediata às exigências da ocupação do Brasil, tendo-se fundado grande
número de cidades. O sistema construtivo mais utilizado era a "taipa-de-pilão"
(mistura de argila e palha prensada). Entre
as construções religiosas, em taipa, destacam-se a Catedral da Baia e as
igrejas de Salvador e São Paulo.
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Destacamos:
-
Real Colégio de Nª. Sr. da Graça, construído em 1575, em
Olinda (muito modificado na sua traça original)
- Igreja
de Nª. Srª. da Assunção, fundada em finais do séc.XVI/princ.séc.XVII, em Anchieta
(antiga Vila de Benevente).
-
Igreja de Nª.Srª. de Monserrate, fundado em 1590 e erigido em Abadia a
22 de agosto de 1596, Rio de Janeiro
-
Igreja dos Reis Magos, construída pelos jesuitas em 1580, em Nova
Almeida. .
Século
XVII
Devido ao continuo afluxo de portugueses, o Brasil passou a ter
uma mão-de-obra mais qualificada que permitiu lançar-se grandes construções.
Os conventos e as igrejas são agora erguidos em alvenaria,
embora no interior se use a taipa. Em Minas Gerais este
material foi utilizada até meados do séc.XVIII.
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Destacamos:
-
Convento de Nª.Srª.dos Anjos. Esse conjunto compreende capela e cemitério
da ordem terceira de São Francisco. Foi inaugurado em 1686.em Cabo Frio (Rio de Janeiro) -
Igreja dos Jesuitas, em S. Pedro da Aldeia (1671), Rio de Janeiro .. | |
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Azulejos e
Talha Dourada A arquitectura brasileira da
época colonial é naturalmente profundamente influenciada pela que se faz em
Portugal. Um dos seus elementos mais característicos está no gosto pelas
janelas nas fachadas do edifícios, mas também pelos azulejos e a talha
dourada. Os azulejos começam a ser
empregues logo no século XVI, primeiro no interior e depois cobrindo também as
fachadas dos edíficios, o que veio depois a ser aplicado em Portugal. No
século XVII, destaca-se a Igreja de Nª.Srª. de Guadalupe (1630), no Estado de
Paraíba.. . | |
. Século XVIII Prosseguiu a construção de grandes fortalezas.
A fim de controlar e defender um território tão vasto como o Brasil, o
Estado Português impôs não apenas uma administração centralizada, mas
também rígidas normas em termos urbanísticos e construtivos. Este facto acabou por homogeneizar a
paisagem urbana brasileira, que se revela muito distinta da que existe nas
antigas colónias espanholas. O estilo barroco difunde-se
em todo o Brasil, construindo-se um conjunto notável de igrejas e outras
construções. .
Destacamos:
-Santuário de Bom Jesus
de Matosinhos, em Congonhas do Campo, cuja construção decorreu
entre 1757-1770. Encontram-se nesta igreja as estátuas dos dez profetas,
esculpidas por António Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
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- Igreja da Ordem
Terceira de São Francisco, em Ouro Preto, iniciada em 1766, a
decoração foi também executada por António Francisco Lisboa.
-
Igreja de São Pedro dos Clérigos, na cidade de Mariana. A construção
foi iniciada
em 1771. -
Igreja de Nª.Srª. do Carmo, em S.João del Rei, Mato Grosso -
Casa da Câmara e cadeia em Mariana -
Igreja de Santa Rita, Parati, Rio de Janeiro
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.António Francisco Lisboa, o
Aleijadinho (1730-1814)
O mais
conhecido dos arquitectos e escultores brasileiros da época colonial
(1500-1822). Nasceu em Ouro Preto, filho natural de uma negra e de um
carpinteiro português, com quem aprendeu o ofício. Aos 50 anos contraiu
uma doença muito grave, possivelmente a lepra, mas tal não o impediu de
continuar a trabalhar. A forma que encontrou foi a de amarrar as ferramentas
às próprias mãos. .. | |
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Século XIX
A chegada da família real ao Brasil em 1808 muda completamente o panorama
artístico nesta colónia, agora transformada em sede do reino de
Portugal. Em 1816 chega ao Brasil uma missão de de pintores, escultores e
arquitectos franceses contratada para difundir o estilo neoclássico.
Durante o Império (1822-1889), predomina o estilo eclético.
Destacamos:
-
Igreja de Nª. Srª. do Bomfim (capela mor de 1816/17), na Bahia..
-
Palácio de Petrópolis (1845)
-
Alfandega e Teatro Amazonas, em Manaus (fins do séc.XIX)
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Século XX
A
renovação da arquitectura brasileira difunde-se nos anos 20,
sobressaindo o arquitecto Gregori Warchvchik, que desenhou a primeira casa
modernista (1928). Em 1929 Le Corbusier chega ao Brasil dando força ao
movimento modernista que então emergia, e onde sobressai o arquitecto Oscar
Niemeyer.
Destacamos:
- O edifício do
Ministério da Educação e Saúde, na cidade do Rio de Janeiro
(1936-1945). O projecto dos arquitetos Lúcio Costa, Afonso Reidy, Carlos
Leão, Ernani Mendes de Vasconcelos, Jorge Moreira e Oscar Niemeyer, tendo
como consultor Le Corbusier.
- O conjunto de Pampulha,
em Belo Horizonte, onde se destaca a Igreja de São Francisco De Assis,
inaugurada em 1943, sendo o projecto arquitetónico da igreja é de
Oscar Niemayer, abrigando a Via Sacra, constituída por 14 painéis de Cândido
Portinari. - O parque de Ibirapuera,
em São Paulo, que marcou as comemorações do
IV Centenário da cidade de São Paulo (1954)
- A cidade de Brasília,
a construção inicia-se em 1956. | |
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Carlos Fontes . | |