Director: Carlos Fontes

 

.

Cidades Históricas do Brasil

A colonização sistemática do Brasil começou por volta de 1530, sendo progressivamente criadas pelos portugueses muitas centenas de povoações (cidades, vilas, aldeias). Estas povoações não apenas criavam as condições mínimas para a fixação das populações, mas também eram marcas da ocupação efectiva do território.

Quando o Brasil se separou de Portugal, em 1822, estas povoações cobriam uma região maior do que a Europa. Algumas conservam ainda a sua fisionomia do período colonial, noutras subsistem importantes núcleos históricos. Descobri-las é mergulhar nas raízes do Brasil, mas também de Portugal.

O Brasil em 1500 era uma região totalmente desurbanizada. Ao longo de três séculos foram aqui desenvolvidos vários tipos de urbanismo, experimentados pelos portugueses noutras partes do mundo.

As primeiras povoações foram criadas sobretudo no norte e junto a mar: S. Vicente (1532), Porto Seguro (1535), Igaraçu, Ilhéus, Santa Cruz (1536), Santos (1545), Olinda (1537), S. Salvador da Baia (1549 - a primeira cidade real). 

Não tardou em estender-se as povoações para sul, criando-se cidades como S. Paulo (1558), Rio de Janeiro (1565), Filipeia (depois João Pessoa, 1585), S. Cristovão (1590).

No final do século XVI, o controlo do delta do Amazonas leva à criação de cidades como Natal (1599), e depois de Belém (1616), S. Luís do Maranhão (1615), etc.

O avanço para sul prosseguiu de forma imparável ao longo de todo o século XVII, criando cidades como Paranegué (1633), S. Francisco (1666), Sorocabal (1661), Iguapa (1665), Colónia do Sacramento (1680), Curitiba (1693).

O movimento que prossegue no século XVIII, com redobrado esforço: Rio Grande de S. Pedro do  (1737), Laguna (1737) Porto Alegre (1743),  Desterro ( actual Florianópolis, 1749), etc. etc. 

No século XVIII, um dos maiores esforços de urbanização do Brasil foi realizado no Amazonas, consumindo-se nesta acção do Estado enormes recursos financeiros e humanos. No início do século destacam-se entre outras a criação das cidades de Cuiabá (1727) e Barcelos (1828). O grande impulso deu-se contudo durante o período Marques de Pombal. Só entre 1753 e 1759, foram fundadas no Amazonas 60 povoações (cidades e vilas). 

Apesar dos grandes problemas de ligação entre as povoações, devido às enormes distâncias que as separavam, uma forte matriz cultural mantinha-as unidas. Foi sobre esta rede de povoações que no início do século XIX se concluirá o desdobramento de Portugal nos trópicos. 

Carlos  Fontes

.

 

 

Principais Cidades e Núcleos Históricos do Brasil

Alcântara (Maranhão). Cidade fundada em 1648 possui uma vastíssimo conjunto de edifícios barrocos.

 

 
Belém do Pará . Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários holandeses e ingleses.

Site:www.belem.pa.gov.br/belemtur/portugues/index.htm

.

 
Bananal 

 

 
Congonhas do Campo (Minas Gerais). Cidade barroca, guarda verdadeiras preciosidades do século XVIII na Basílica do Bom Jesus de Matosinhos.

.

 
Diamantina (Minas Gerais). Cidade Barroco na rota da exploração dos diamantes. As suas ricas tradições musicais competem com o seu soberbo conjunto arquitectónico.

 

 
Florianápolis (Santa Catarina). A ilha onde está implantada a cidade, entre 1748 e 1756 recebeu mais de 6 mil portugueses, oriundos das ilhas dos Açores. A sua forte influências dos habitantes destas ilhas ainda hoje é visível na arquitectura local.    

.

 
Goiás (Goiás). Cidade mineira fundada em 1736. Património da Humanidade (2001). 

.

 
Igaraçu (Pernambuco).

.

 
João Pessoa (antiga Filipéia de Nossa Srª. das Neves).

.

 
Laguna (Santa Catarina). Cidade fundada em 1676 possui magnifico património arquitectónico da época colonial.

.

 
   
Manaus (Amazónia). 

.

 
Mariana (Minas Gerais) .Uma das mais fascinantes cidade barrocas brasileiras. No seu vasto património arquitectónico destacam-se a Catedral e a Igreja de São Francisco de Assis.

.

 
Olinda (Pernambuco). Fundada em 1537, foi durante algum tempo a capital do Pernambuco. Património da Humanidade.

.

 
Oeiras (antiga Vila do Moxa)

.

 
. 
Petrópolis (Rio de Janeiro). 

.

 
Pirenópolis (Góias).. Esta cidade mineira foi fundada em 1727 como um pequeno arraial .

.

 
Penedo (Alagoas). Cidade barroca.

 

 
Porto Seguro (Bahia). Local onde em 1500 terá aportado a armada de Pedro Alvares Cabral. a cidade teve origem na vila que em 1534 os portugueses criaram com o nome de Nossa Senhora da Pena.

.

 
Prados (Minas Gerais). 

 

 
.  
Recife (Pernambuco). Fundada no século XVI, sofreu profundas transformações após a ocupação Holandesa (1630-1654).

.

 
Rio de Janeiro

.

 
Salvador ( Bahia ) .Fundada em 1549, Salvador da Bahia foi a primeira capital do Brasil. Entre o seu rico património cultural, destacam-se centenas de igrejas barrocas e uma espantosa tradição musical.  

 

 
São Cristovão (Sergipe). Cidade fundada em 1590 possui um importante núcelo histórico barroco. 

 

 
São Luis do Maranhão (Maranhão). Os portugueses estabeleceram-se no local em 1535, criando uma pequena povoação. Os franceses em 1612 denominaram-na de São Luis em homenagem ao rei Luis XIII. Foram expulsos em 1615 e a cidade não parou de prosperar. Conta com mais de 3500 edificações dos séculos XVIII e XIX no centro da cidade. Património da Humanidade (1997). 

.

 
São Paulo Fundada em 1554, São Paulo é actualmente a maior cidade do Brasil (cerca de 19 milhões de habitantes na sua área metropolitana). Não falta aqui animação nem história, o problema está na escolha.

.

 
São João del Rei (Minas Gerais).  Igreja barroca, onde no século XVIII, os portugueses enfrentaram e venceram uma revolta que pretendia dividir o Brasil. Entre os seus notáveis monumentos sobressaí a Igreja de São Francisco de Assis (séc.XVIII).

.

 
Sabará (Minas Gerais). 

.

 
   
Vassouras . Cidade fundada no século XVIII, deve a sua prosperidade ao café.

.

 
Vila Rica de Ouro Preto (Minas Gerais). Cidade ligada à exploração do ouro nos séculos XVII e XVIII conserva dessa época um excepcional conjunto arquitectónico, no qual se destaca a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  

.

 
Tiradentes (Minas Gerais). A cidade foi fundada em 1702 por João de Siqueira Afonso, descobridor de muitos filões de ouro na encosta da Serra de São José, sendo baptizada de Arraial de Santo António. Em 1718 foi elevado à Vila de São José Del Rei, homenagem ao príncipe D. José. A  6 de Dezembro de 1889, passou a ser denominada cidade  de Tiradentes.

Sites: www.guiatiradentes.com.br

Carlos Fontes

.

 

Sites sobre cidades históricas no Brasil: www.cidadeshistoricas.art.br

 

 

.

 

Brasil

Indicadores História   Artes  Território Contactos Cronologia Cultura Desporto Emigração Estados Geografia   Imigração  Portuguesa   Literatura Música Portugal - Brasil População   Televisão  Hino  Educação    Feriados Turismo Culinária Fauna Clima Carnaval Fortalezas Povo

Personagens* 

 Pedro I    Pedro II    Imperatriz Teresa Cristina   Princesa Isabel   Conde d`Eu   Rui Barbosa   Santos Dumont    Oswaldo Cruz      Barão de Rio Branco  

 Caxias  Tiradentes  José Bonifácio Getúlio Vargas   Bandeirantes

.

Cidades Históricas

Bahia . Belém do Pará . Diamantina . Floriápolis .  Manaus . Mariana .  Olinda . Petrópolis . Porto Alegre.  Recife .  Rio de Janeiro . São Luis . São Paulo . São João del Rei.  Sabará . Vila Rica de Ouro Preto . Tiradentes. 

..

  * Projecto Petrópolis-Lisboa

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: