Carlos Fontes

 

ENTRADA

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

Escritores

Jorge Amado, José Lins do Rêgo, Eurico Veríssimo, Paulo Coelho

.

Desportistas

Pelé (Futebolista)

.

Ayrton Senna (Condutor Formula 1 )

..

Cantores

Elis Regina, Chico Buarque, Tom Jobim, Gal Costa...

 
 
 

Bandeiras do Brasil

.

 
 

Bandeira Republicana

Bandeira aprovada logo após a implantação da República em 1889. 

Símbolos: 

O verde passou a simbolizar a florestas; O amarelo as riquezas minerais; o azul, o céu estrelado do Rio de Janeiro, na noite de 15 de Novembro de 1889, dia da implantação da República (evoca também a anterior representação do universo, na esfera armilar). O branco o espírito pacífico dos brasileiros. A divisa "Ordem e Progresso" significa desenvolvimento em paz.

    .

 
 

.

Bandeira do Império (1822-1889)

A bandeira do Império faz parte de um conjunto de símbolos criados para afirmar um novo país. 

Símbolos:

A cor verde foi retomada do tempo de D. Manuel I, quando se descobriu o Brasil (1500), e simbolizava as florestas.  O amarelo simboliza o ouro. O branco remete-nos para a bandeira de Portugal dos braganças. As duas plantas são o tabaco e o café, dois enormes riquezas do império. As estrelas (inspiradas nas estrelas dos Estado Unidos? ), simbolizam as 19 províncias que então constituíam o Brasil. No centro a esfera armilar sobre a cruz de cristo, simbolizavam a vocação cristã do novo Império. A coroa Imperial simboliza a natureza do próprio regime.  

Antecedentes

 

.

 

Bandeira de Portugal usada no tempo de D. Manuel e na Restauração  

O verde da bandeira do Brasil, aprovado em 1822, terá retomado o verde da bandeira da Cruz de Cristo sobe fundo verde usada no reinado de D. Manuel (1495-1521), cor que se manteve na actual bandeira. O Império retomou de D, Manuel o seu símbolo mais conhecido, a esfera armilar (simbolizando o universo). Esta bandeira foi também muito popular durante a restauração da independência de Portugal (1640).

.

 
 

Bandeira de D. Pedro II (fins do século XVII)

 
 

..

Bandeira de Portugal no tempo de D. João VI

A bandeira do Império retomou da bandeira de D. João VI a esfera armilar, o azul e a coroa real. Atendendo ao facto de Brasil ser um Império a coroa foi substituída por uma outra que simbolizava o Império brasileiro.

.

 
  Carlos Fontes  

Brasil

Indicadores História   Artes  Território Contactos Cronologia Cultura Desporto Emigração Estados Geografia   Imigração  Portuguesa   Literatura Música Portugal - Brasil População   Televisão  Hino  Educação    Feriados Turismo Culinária Fauna Clima Carnaval Fortalezas Povo . Bibliografia

 

.

Personagens *

 Pedro I   Pedro II   Imperatriz Teresa Cristina   Princesa Isabel  Conde d`Eu   Rui Barbosa   Santos Dumont   Oswaldo Cruz     Barão de Rio Branco  

 Caxias  Tiradentes  José Bonifácio Getúlio Vargas   Bandeirantes 

.

Cidades Históricas

Bahia . Belém do Pará . Diamantina . Floriápolis .  Manaus . Mariana .  Olinda . Petrópolis . Porto Alegre.  Recife .  Rio de Janeiro . São Luis do Maranhão . São Paulo . São João del Rei.  Sabará . Vila Rica de Ouro Preto . Tiradentes. 

.

  * Projecto Petrópolis-Lisboa

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: