Sabedoria
A
diferença entre os jovens e os adultos manifesta-se também na diferença de
problemas que ambos enfrentam.
O adulto depara-se diariamente com um tipo de
tarefas na família, no trabalho
ou na sociedade para as quais não existe uma resposta única, obtida
através de um processo lógico e racional.
As decisões que tem que
tomar pela sua complexidade, ambiguidade e incerteza exigem a mobilização de
experiências, reflexões pessoais, mas também de sensibilidade
para as relações
interpessoais.
Estas competências que tornam os que as possuem mais
aptos para resolver problemas deficientemente estruturados
denominam-se sabedoria. A sua importância tem sido cada vez mais posta
em relevo pelas pesquisas no domínio da psicologia e da formação.
Não
existe um consenso sobre a própria definição de sabedoria. A maioria dos
autores não a identifica com o conhecimento, mas como o modo de o encarar e
usar. A sabedoria, para Kitchener & Brenner pressupõe 4 competências:
-
A consciência da existência problemas de muito difícil resolução;
-
O saber compreensivo, caracterizado pela tolerância e profundidade;
-
O reconhecimento que o saber é incerto e de que é impossível
conhecer a verdade absoluta;
-
E a habilidade para formular juízos susceptíveis de gerarem largos
consensos em situações marcadas por uma enorme incerteza.
A
importância da sabedoria na tomada das decisões quotidianas pelos formadores
é constantemente posta em relevo, mas o problema é como a ensinar e
desenvolver. Neste ponto, como em muitos outros na f.f., constata-se que não
existem receitas prontas a servir. Apesar de tudo, a sabedoria parece ser
particularmente estimulada por uma atmosfera de sabedoria onde as ambiguidades e
as contradições sejam assumidas como desafios e não como obstáculos.
É
por todas as razões anteriormente expostas que a partir dos anos oitenta se
começa a falar do formador como um facilitador de um processo de conceptualização
e apropriação da realidade. O modo como se apreende e
constrói o saber torna-se, por vezes, mais importante que o próprio
saber.
Carlos
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