Navegando na Formação

Carlos Fontes

Formação Permanente

O movimento da formação permanente surgir no inicio dos anos 60, num contexto marcado pela explosão e ruptura dos sistema escolar.

A lógica da acumulação e fragmentação dos conhecimentos, foi posta radicalmente em causa. Estas ideias aparecem pela primeira vez de forma sistemática num relatório publicado pela UNESCO - "Aprender a Ser" (Faure, 1972), que representou no pensamento sobre educação um ponto de viragem.

Apesar de todas as limitações posteriores, o conceito de educação permanente contínua a assentar nos seguintes pressupostos essenciais:

a) o homem  é um ser que nunca está  acabado;

b) uma sociedade de mudança exige uma educação permanente;

c) Não faz sentido manter a tradicional separação entre sistema de ensino e sistema de formação profissional, dadas as suas múltiplas interdependências (Conselho da Europa- Programa de Siena-Strasbourg, 1980).

Carlos Fontes

 

Sabedoria

A diferença entre os jovens e os adultos manifesta-se também na diferença de problemas que ambos enfrentam.

O adulto depara-se diariamente com um tipo de tarefas na família, no trabalho  ou na sociedade para as quais não existe uma resposta única, obtida  através de um processo lógico e racional.

As decisões que tem que tomar pela sua complexidade, ambiguidade e incerteza exigem a mobilização de experiências, reflexões pessoais, mas também de sensibilidade  para as relações  interpessoais.

Estas competências que tornam os que as possuem mais aptos para resolver problemas deficientemente estruturados  denominam-se sabedoria. A sua importância tem sido cada vez mais posta em relevo pelas pesquisas no domínio da psicologia e da formação.

Não existe um consenso sobre a própria definição de sabedoria. A maioria dos autores não a identifica com o conhecimento, mas como o modo de o encarar e usar. A sabedoria, para Kitchener & Brenner pressupõe 4 competências:

-     A consciência da existência problemas de muito difícil resolução;

-     O saber compreensivo, caracterizado pela tolerância e profundidade;

-     O reconhecimento que o saber é incerto e de que é impossível  conhecer a verdade absoluta;

-     E a habilidade para formular juízos susceptíveis de gerarem largos consensos em situações marcadas por uma enorme incerteza.

 A importância da sabedoria na tomada das decisões quotidianas pelos formadores é constantemente posta em relevo, mas o problema é como a ensinar e desenvolver. Neste ponto, como em muitos outros na f.f., constata-se que não existem receitas prontas a servir. Apesar de tudo, a sabedoria parece ser particularmente estimulada por uma atmosfera de sabedoria onde as ambiguidades e as contradições sejam assumidas como desafios e não como obstáculos. 

É por todas as razões anteriormente expostas que a partir dos anos oitenta se começa a falar do formador como um facilitador de um processo de conceptualização e apropriação da realidade. O modo como se apreende e  constrói o saber torna-se, por vezes, mais importante que o próprio saber.

Carlos Fontes

 

Estereótipos na Aprendizagem
É hoje um dado adquirido que as  expectativas que os formadores espontaneamente criam sobre as capacidades  dos formandos acabam por afectar o rendimento destes, sobretudo se estas são negativas.

No processo de aprendizagem de populações adultas existe um outro factor ainda pouco conhecido, mas que nas sociedades ocidentais, levanta inúmeros obstáculos à sua aprendizagem.

Trata-se da ideia muito difundida que envelhecimento significa necessariamente diminuição acentuada das capacidades de aprendizagem. As principais vitimas deste estereótipo acabam por ser justamente os indivíduos de elevadas faixas etárias.

No Ocidente, o problema é particularmente grave, dado que os mesmos tendem a desanimarem rapidamente ao mais pequeno obstáculo na formação, ou a se autoexcluírem por acharem que já não tem capacidade para acompanhar as mudanças em curso.

O formador deve estar consciente de que não existem receitas infalíveis para enfrentar esta e outras questões similares.

Carlos Fontes

 

Bibliografia Temática Sobre Formação Profissional Ver
 

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