A palavra método
significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim. Agir com um
dado método supõe uma prévia análise dos objectivos que se pretendem
atingir, as situações a enfrentar, assim como dos recursos e o tempo disponíveis,
e por último das várias alternativas possíveis. Trata-se pois, de uma acção
planeada, baseada num quadro de procedimentos sistematizados e previamente
conhecidos.
Em pedagogia,
entende-se por métodos os diferentes modos de proporcionar uma dada
aprendizagem e que foram sendo individualizados pelos pedagogos ou a investigação
científica.
O método não diz
respeito aos vários saberes que são transmitidos, mas sim, ao modo como se
realiza a sua transmissão. Podemos definir um método pedagógico como:
Uma forma específica
de organização dos conhecimentos, tendo com conta os objectivos da
programa de formação, as características dos formandos e os recursos
disponíveis.
1. Tipologia dos
Métodos Pedagógicos
Estamos longe de uma
classificação universal dos métodos pedagógicos.
Roger Mucchielli, por
exemplo, propos uma classificação dos métodos baseada num "contínuum"
desde os completamente "passivos" aos mais "activos".
Pierre Goguelin agrupou-os em três grandes grupos: Métodos Afirmativos (expositivos e
demonstrativos), Métodos Interrogativos e Métodos Activos. Actualmente
esta classificação tende a ser feita em função do recurso pedagógico
que é particularmente valorizado.
Classificação
dos Métodos Pedagógicos
Verbais
(Dizer)
| Intuitivos
(Mostrar) | Activos
( Fazer) |
Exposição
Explicação
Diálogo
Debates
Conferência
Painel
Interrogação
| Demonstração
Audiovisuais
Textos
Escritos
|
Trabalhos
em Grupo, em Equipa e de Projecto
Estudo
de Casos Psicodramas
Role-Play
Simulação
e Jogos
|
1.1. Métodos Verbais
A transmissão
oral dos saberes, continua a ser a mais clássica, mas também a mais moderna
foram de comunicação pedagógica. A sua enorme diversidade decorre obviamente
das própria multiplicidade de formas a que podemos recorrer para expôr ou
interrogar os alunos sobre um dado tema.
1.2.Métodos Intuitivos
Trata-se de
mostrar algo a alguém de forma a que possa intuir, apreender ou perceber o que
se pretende transmitir.
1.3.Métodos Activos
Um dos primeiros grandes teóricos
deste tipo de métodos foi Pestalozzi(1746-1827). Influenciado pelas ideias de
Rosseau defendeu que a educação deveria "preparar os homens para certos
desempenhos na sociedade". A educação devia apresentar-se como um
desenvolvimento natural, espontâneo e harmónico das disposições humanas mais
originais, na sua triplice dimensão: a vida intelectual, moral e artística e técnica.
No final do século XIX, foram finalmente consagradas as bases filosóficas da
pedagogia contemporânea. William James (1842-1910), concebeu a educação
como "um processo vivo que permite ao homem reagir adequadamente face às
mais diferentes circunstâncias". John Dewey (1859-1952), concebeu a educação
baseada na acção. A sua pedagogia activa assenta nos seguintes princípios:
1. O aluno só aprende bem
quando o faz por observação, reflexão e experimentação (auto-formação);
2. O ensino dever ser
adaptado à natureza própria de cada aluno (ensino-diferenciado);
3. Deve desenvolver, não
apenas a sua formação intelectual, mas também as suas aptidões manuais,
assim como a sua energia criadora (educação integral);
4. A matéria de ensino deve
ser organizada de uma forma que produza uma efeito global na formação do
aluno (ensino global);
5. O ensino deve contribuir
para a socialização do aluno, por meio de trabalhos em grupo, respeitando
e fortalecendo sempre a individualidade dos alunos. A educação é vida e
educar é preparar para a vida (ensino socializado).
Ao longo do século XX a
pedagogia activa, conheceu inúmeros avanços téoricos e práticos,
influenciando todos os outros métodos de ensino.
Estes métodos tem vindo a impor-se
devido a cinco razões essenciais:
a)A crescente importância dada às vivências
individuais;
b) O aumento da motivação ligada a actividades que envolvem
directamente o formando;
c) A necessidade incrementar os hábitos de trabalho em
grupo, para o aperfeiçoamento das relações humanas;
d) A mudança do papel do
formador, este deixou de ser visto como o detentor do saber, para ser encarado
como um facilitador e animador;
f) A evolução dos métodos de controlo,
que passaram de um sistema de autoritário, para outros baseados no auto-controlo, auto-avaliação dos individuos e do grupo.
II. Escolha dos Métodos Pedagógicos
Na escolha de um método pedagógico,
o formador deverá ter em conta quatro factores essenciais:
- As características dos
formandos;
- As características do
saber; - O condicionamento e os
recursos inerentes à situação de formação.
- O seu estilo pessoal.
A escolha do método, como
escreve Lucília Ramos, é tudo menos inocente. Esta escolha pode determinar a
"selecção" em termos de resultados finais. Não nos podemos esquecer
que num grupo de formandos existe uma enorme diversidade de estilos e de ritmos
de aprendizagem, e através da escolha e da aplicação correcta dos métodos os
formador faz a gestão destas diferenças. Assim, se nenhuma escola é inocente,
à partida qualquer escolha implica o sucesso ou o insucesso de alguns
formandos. Carlos
Fontes |