Carlos Fontes

.


 

Viagem de um Grupo de Alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor (Lisboa)

 

Três dias para conhecer as casas onde viveram alguns dos mais geniais escritores da literatura universal. 48 alunos, três professores e muito entusiasmo.

 

  Dia 12 Janeiro de 2006. Lisboa- Vila do Conde

Eram 8h00 da manhã, quando a camioneta partiu rumo a Vila do Conde, no norte de Portugal. O almoço foi na Escola Secundária José Régio nesta bonita cidade. Um estabelecimento ensino pioneiro no emprego das novas tecnologias na gestão integrada das escolas públicas.

A cidade de Vila do Conde realiza um notável esforço de recuperação do seu património histórico e cultural. Foram criados novos museus (Museu da Alfandega Régia, Museu de Renda de Bilros). O centro histórico está a ser recuperado. As praças e jardins são um encanto. A Casa museu de José Régio está a ser alvo de enormes obras de requalificação. O contraste é brutal para quem saí de Lisboa, onde a Casa de Almeida Garrett estava a ser demolida.

O percurso começou pela zona do Convento de Santa Clara, onde se pode desfrutar uma bela vista, seguindo depois pelo centro histórico da cidade.

O numero grupo ficou alojado na magnifica Pousada da Juventude de Fão (Ofir, Esposende). A pousada é excelente e a povoação de Fão uma surpresa muito agradável.

.

 

Casa Museu de José Régio (Vila do Conde)

.

Casa de José Régio/Centro de Estudos Regianos (Vila do Conde)

.

  Dia 13 de Janeiro de 2006. Vila do Conde -Famalicão -Tormes (Baião)

Bem cedo, alunos e professores partiram para S. Miguel de Ceide, em Vila Nova de Famalicão. Esperava-os um dia de emoções. A Casa de Camilo Castelo Branco totalmente recuperada só por si justificava a viagem. Os guias locais foram excelentes. Junto à casa foi recentemente inaugurado um Centro de Estudos Camilianos, projectado pelo arquitecto Álvaro de Siza Vieira. É notório o empenho da Câmara Municipal de Famalicão em promover a cultura.

O almoço foi na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão.

O percurso até Tormes, onde fica situada a Casa de Eça de Queirós, foi sempre feito por antigas estradas, onde ao longo sucessão de curvas e contracurvas, se pode desfrutar de uma paisagem de uma beleza impar. O trajecto era bem evocativo da "Cidade e as Serras" deste genial escritor. A Casa de Eça de Queirós, onde se encontra sediada a Fundação com o seu nome, tem sido alvo de constantes obras de recuperação. Motivos de interesse não faltam para a visitar.

.

 

Casa de Camilo Castelo Branco (S. Miguel de Ceide, Famalicão)

Casa de Eça de Queirós (Tormes, Baião)

 

Casa de Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Ceide (Famalicão)

 

  Dia 14 de Janeiro de 2006. Vila do Conde - Guimarães -Lisboa

Guimarães é um encanto. Berço de intelectuais, como Martins Sarmento. É com orgulho que os seus habitantes falam do Centro Histórico da sua cidade (Património Mundial), do Castelo onde, segundo a tradição, terá nascido D. Afonso Henriques. Mas também dos Paços dos Duques de Bragança e de muitos outros monumentos e museus. 

A partir de 2005, Guimarães passou a contar com mais um motivo de interesse, o  magnifico Centro Cultural Vale Flor, com uma actividade cultural surpreendente.

 

 

Casa Martins Sarmento (Guimarães)

 

Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães

 

 

.

Contraste

Enquanto em Lisboa se destrói a Casa de Almeida Garrett, milhares de alunos da capital todos os anos viajam pelo norte do país para conhecerem as casas onde viveram grandes escritores da língua portuguesa.

..

 
 

 

.

Entrada | Editorial | Cibercultura| Lusofonia | Livros | Artes | Património | Política | Indicadores | Contactos

Contacto:

carlos.fontes@sapo.pt