Impérios

Impérios Ocidentais no Mundo

.
6. Império Alemão 

Mal ocorreu a unificação da Alemanha, na segunda metade do século XIX, logo os alemães passaram a reclamar o seu quinhão em África.

Os alemães, sem uma marinha de guerra à altura da que possuía a Inglaterra, tiveram que se contentar com uma menor porção de territórios africanos, quase todos ligados à expansão dos portugueses. Os  missionários alemães foram os primeiros a estabelecem-se em África, preparando o caminho para futuras anexações. Um vez instalados, a colonização alemã recorreu com frequência ao genocídio das tribos que se lhes opunham, de modo a infundir os terror (medo) nas restantes.

Os Camarões foram durante séculos um importantes entreposto de escravos. . Em 1884 os Camarões tornam-se numa colónia alemã, e a população local não tarda a ser escravizada e a ser posta ao serviço das companhias que aqui se instalaram.

O Togo-Togolândia (1885) foi também um importante entreposto de escravos. No século XVIII os dinamarqueses desenvolveram com grande êxito este negócio de carne humana. Em 1847 chegam os missionários alemães, que após uam excelente acção evangelizadora conseguem colocar, em 1884, as tribos locais sob a protecção da Alemanha. A população é rapidamente escravizada e posta ao serviços das companhias alemãs.

O Sudoeste Africano (1885), resulta de uma compra, em 1883, do comerciante alemão Adolf Lüderitz a um chefe nativo de Angra Pequena. A partir daqui o alemães expandem o território, através de uma partilha com os ingleses. A rapina dos territórios tribais, a escravatura dos indígenas e a brutal  discriminação racial praticada pelos alemães, acabou por gerar uma enorme revolta entre as populações locais. Na resposta, os alemães praticaram enormes matanças e o genocídio dos hereros. 

A Tanzânia, em 1880, tornou-se uma colónia alemã. A região estava à séculos ligada ao tráfico de escravos, nomeadamente pelos muçulmanos. Os alemães não tardaram em apoderam-se também do Ruanda e do Burundi. Tentaram por diversas vezes apoderarem-se também de Moçambique, mas os portugueses expulsaram-nos.

O Império Alemão teve vida curta, terminando de forma abrupta durante a 1ª. Guerra Mundial (1914-1918), sendo as suas colónias repartidas entre a Inglaterra e a França. O Togo foi repartido entre os dois países. os Camarões foram entregues à França. O Sudoeste Africano, Tanzânia, Burundi e o Ruanda ficaram para a Inglaterra.

Os alemães não desistiram de ter também o seu Império. Nos anos 30 do século XX, Adolfo Hitler irá relançar o projecto imperial alemão, conduzindo o mundo para a IIª. Guerra Mundial (1939-1945).

Carlos Fontes

 
 

1. Império Português.  2. Império Espanhol 3. Império Holandês.  4. Império Inglês. 5. Império Francês .  7. Império Belga . 8. Império Italiano

 
 
 

Para nos contactar:

carlos.fontes@sapo.pt