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                    | O Compromisso da Irmandade do Benaventurado São Roque Uma importante obra interdisciplinar da autoria de Horácio Peixeiro, Helena Gonçalves Pinto, Paolo Ascagni, Delmira Espada Custódio, Pedro Azevedo, António Martiniano Ventura, Gonçalo Figueiredo, Vítor Gaspar e Joana Cebrian Leite. 2019 As Perfeitíssimas Horas da Rainha Dona Leonor, de Delmira Espada CustódioUm acontecimento editorial, numa edição em português e em espanhol. 2018
 
    Livros de Horas. O Imaginário da Devoção Privada - ManuscritosCoord.: Delmira Espada Custódio - 
                        Maria Adelaide Miranda
  Esta obra que apresenta os resultados de uma investigação aprofundada sobre os 
                        livros de horas manuscritos que integram os acervos da Biblioteca Nacional de 
                        Portugal (BNP) e da Biblioteca Pública de Évora (BPE). Dela decorreu uma 
                        exposição e um colóquio internacional, que tiveram lugar em finais de 2013 e 
                        inícios de 2014. Luz, cor e ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados Coord.: Catarina BarreiraEdição da BNP- IEM, 2016
 Reune os trabalhos apresentados no ciclo "Um mês, um códice iluminado" (Março-2013-Outubro de 2014)
 Interdisciplinary Conference of Iberian Manuscripts Lisbon, October 19-21, 2017    A circulação 
                      do Direito na Europa Medieval:        manuscritos jurídicos europeus em 
                        bibliotecas portuguesas  Comissária geral e coord.científica: 
                        Maria Alessandra Bilotta. Comissários: Francisco Díaz e Mário Farelo.    Compromisso da Irmandade de São Lucas. Iluminura 
                        (c.1609) da autoria de Eugénio de Frias Serrão (c.1590-?). Academia 
                        Nacional de Belas Artes.    Acontecimento:  O Apocalipse do Lorvão e o de 
                        Alcobaça na Memória do 
                        Mundo pela UNESCO (Outubro de 2015)      Visita Guiada. 
                        Mosteiro do Lorvão,16/11/2015   Eventos Tesouros em Pergaminho   
 Fundação Calouste Gulbenkian Ciclo de Seminários de 18 de Janeiro de 2018 a 11 de Abril de 2019 Cursos, conferências, colóquios, exposições e 
                        outros eventos sobre iluminura Manuscritos de Alcobaça. Ciclo de Conferências, 2017 Sessões na Sala do Capítulo: 24/03; 28/04; 26/05; 23/06; 7/07
    A Bíblia Medieval - Do Românico ao Gótico (Sécs. XII-XIII).  Comissário: Luís Correia de Sousa  Ações de Divulgação Uma das ações mais interessantes 
                        realizadas pelos investigadores de iluminura em Portugal é a 
                        divulgação desta arte junto do grande público, através de ações em 
                        bibliotecas, museus e escolas. Para o efeito tem inclusivo produzido 
                        materiais pedagógicos em vários suportes.  Teses de Doutoramento em Iluminura
  Delmira Custódio Espada
 (ramo de História de Arte)
 "Relações entre Portugal e a Flandres através dos Livros de Horas". UNL- FCSH. 30/06/2017
 
 Tiago Moita
 "O livro hebraico
                            português na Idade Média. Do Sefer he-Aruk de Seia (1284-85) aos
                            manuscritos iluminados tardo-medievais da Escola de Lisboa e aos
                            primeiros incunábulos". UL-FLL. 2017
 
 Maria Coutinho
  (ramo de História de Arte, especialidade Teoria da 
                        Arte) "Carmina 
                        Figurata e a teoria da imagem carolíngia. Contributos para uma 
                      reflexão sobre a relação texto-imagem." UNL- FCSH. 07/07/2016 
 Iluminura, Frei Lucas Teixeira e José Mattoso No convento beneditino de Singeverga, Frei Lucas Teixeira (Armando Teixeira, 23/3/1918-28/4/2013), procura no final dos anos trinta  recuperar a tradição da iluminura entre os beneditinos. Arte que em 1946 foi bolseiro pelo Instituto de Alta Cultura. Nesta altura, o jovem José Mattoso, estava divido sobre que ordem religiosa que devia seguir. Durante alghum tempo inclinou-se para os franciscanos, mas depois de ler  Édouard Schneider - Les heures bénédictines -, ficou seduzido pelos beneditinos. Acontece que em 1949, Frei Lucas Teixeira realizava uma exposição sobre iluminura no Palácio Foz em Lisboa.  José Mattoso acompanhado pelo pai (António G. Mattoso), visitou a exposição e foi apresentado a Frei Lucas, a quem expôs o seu interesse em conhecer melhor os  beneditinos. Ali mesmo ficou combinado a sua estadia em Singeverga. Com apenas  17 anos, com o curso liceal ainda incompleto, ingressa no convento, onde se tornará monge, adotando o nome de Frei José de Santa Escolástica. Desta forma, podemos dizer que a iluminura de Frei Lucas Teixeira marcou o trajecto de vida de um dos grandes vultos da cultura portuguesa. |  
              
                
                  | 
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                            |  |   Panorama dos Estudos da Iluminura em Portugal |  
                            |  | Os estudos sobre a iluminura em Portugal, 
                                até meados dos anos 80 do século XX, estava reduzido a uns quantos trabalhos que 
                                procuravam sinalizar obras de excepcional importância artística, mas sem 
                                qualquer carácter sistemático. Desde então tudo mudou, graças uma conjugação de 
                            trabalhos sistemáticos em várias áreas.  |  
                            |  | Arquivos e Bibliotecas |  
                            | Os
catálogos de manuscritos iluminados nas bibliotecas e arquivos públicos
ou privados, com referências à sua proveniência, é um instrumento
indispensável para estes estudos. Pontualmente as diversas entidades
que os possuem tem realizados exposições e publicações sobre os seus tesouros .   Consultar |  
                            | Iluminura na 
                                Universidade |  
                            | A criação de um mestrado em História de 
                                Arte, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FSCH), da Universidade Nova de 
                                Lisboa, veio possibilitar ligar todos os interessados nesta temática. É justo 
                                assinalar aqui duas teses de mestrado sobre iluminura, cujos autores abrirem 
                                espaço e souberam dar continuidade a estes estudos.   Consultar |  
                            | Texto e Imagem |  
                            | A relação entre o texto e a imagem está na base do 
                                entendimento da iluminura, originando diferentes perspectivas interpretativas. A 
                                imagem pode "ilustrar" o texto, mas também constituir um discurso paralelo 
                                ao próprio texto. Este por sua vez pode assumir-se como imagem. As margens podem 
                                entrar nesta relação produzindo um outro discurso.  Consultar |  
                            | Iconologia e Iconografia |  
                            | O avanço dos estudos sistemáticos da iluminura em 
                                Portugal, possibilitaram que no final dos anos 90 do século XX, fosse possível 
                                iniciar uma reflexão e sistematização das temáticas iconográficas.  Consultar |  
                            | Estética |  
                            | O estudo da iluminura, enquanto expressão artística, não 
                                pode ser separado das correntes estéticas que marcaram as diversas épocas e 
                                algumas comunidades em particular. No caso português é preciso ter em conta, 
                                como afirmam alguns historiadores de arte, que durante a Idade Média persistiu 
                                uma tendência ancestral que valorizou em termos artísticos as narrativas e 
                                metáforas poéticas e literárias, em detrimento das narrativas visuais, 
                                produzindo desta forma obras de arte visuais muito esquemáticas onde as figuras 
                                humanas e animais são raras. Consultar |  
                            | Codicologia, Materiais e Técnicas |  
                            | Um
rigoroso entendimento da iluminura é fundamental ter em conta
conhecimentos de codicologia e dos materiais (suportes, pigmentos, etc)
e técnicas dos iluminadores e copistas. Embora nunca tenham sido
ignorados, o conhecimento científico dos materiais e técnicas, como
veremos, registou depois de 2004 enormes progressos. Consultar |  
                            | Circulação de Manuscritos, Modelos e 
                                Iluminadores |  
                            | A história da iluminura é indissociável do estudo da 
                                circulação dos manuscritos e dos iluminadores, mas também da circulação dos 
                                modelos de desenho e iconografia.  O problema dos modelos usados pelos iluminadores, por exemplo, 
                                é de enorme complexidade, não sendo fácil identificá-los, dado que as várias 
                                artes, como a literatura, iluminura, pintura, escultura e depois do século XV a 
                                gravura, se influenciaram mutuamente.  Têm sido realizados importantes estudo sobre as 
                                relações entre a iluminura a escultura, ourivesaria, pintura e as imagens dos 
                                livros impressos, permitindo descobrir a circulação de modelos e influências 
                                reciprocas.   Consultar |  
                            | Iluminura em 
                                Portugal nos Séculos XII-XIII 
                                (Românico) |  
                            | Séculos XII-XIII Período fundacional, em que se dá a transformação de um 
                                antigo condado (Portucalense, séc.IX-XII), num reino independente (Portugal, 
                                1128). A participação de cruzados (ingleses, flamengos, normandos, etc) na 
                                reconquista. A integração no novo reino na rede de comunicações marítimas e 
                                comerciais que ligou o Mediterrâneo oriental ao Báltico. Para além dos 
                                beneditinos, na implantação no território de grandes ordens religiosas e 
                                militares, como os agostinhos, cistercienses, templários e espadatário, cuja 
                                influência cultural foi enorme .   O estudo da iluminura nos primeiros séculos da 
                                independência de Portugal, dado poderem servir de referencial para as épocas 
                                posteriores. Era necessário identificar scriptoria, produções, 
                                identidades, circulação de manuscritos, modelos, copistas, etc.  Não terá sido por acaso que  Adelaide Miranda começou por 
                                centrar os seus estudos sobre os scriptoria deste período, e em 
                                particular, o de Alcobaça, pertencente à Ordem de Cister, procurando identificar 
                                a sua produção e circulação de modelos. Para o fazer, teve que comparar os 
                                manuscritos do seu fundo com outros desta ordem monástica por toda a Europa, mas 
                                também com os que subsistem dos grandes mosteiros portugueses do tempo: 
                            Santa Cruz de Coimbra, Lorvão e Arouca.  |  
                            | Iluminura em Portugal - Séculos XIII -XIV |  
                            |  Séculos XIII-XIV (Gótico) |  
                            | Iluminura em Portugal- Século XV |  
                            |  Século XV |  
                            | Iluminura em Portugal - Século XVI-XX |  
                            | Livros Manuscritos Iluminados - 
                                Livros Impressos Iluminados (séculos XVI-XVIII)  Século XVI   Século XVII   Século XVIII Livros de Música 
 |  
                            |  Expressões Contemporâneas (séculos XIX-XX) |  
                            |   Séculos XIX - XX |  
                            | Estudos Multidisciplinares |  
                            | O estudo da iluminura em Portugal, a partir de 2004, 
                                entra numa nova fase. Adelaide Miranda (Departamento de História, 
                                FCSH-UNL) estabelece uma parceria com Maria João Seixas  (Departamento de Conservação e Restauro, 
                                FCT-UNL), para o estudo interdisciplinar da cor na iluminura 
                                portuguesa.  Projecto prossegue, depois de 2007, num novo folgo, com Maria João Melo 
do mesmo Departamento. Adquiriu então um carácter inovador a nível
internacional, ao abranger de forma integrada a história da iluminura,
iconografia, receituários de fabrico das cores medievais, pigmentos,
técnicas, mapeamento das cores nos códices, terminologias, etc,
utilizando as tecnologias mais avançadas nestes últimos domínios.  Um dos momentos marcantes deste parceria foi a realização da 
                                Conferência internacional - “Medieval Colours: Between Beauty and Meaning” 
                                (10/11 de Setembro de 2009), no qual participaram entre outros Michel 
                                Pastoureau, Mark Clarke, Joaquín Varza Luaces, Doris Oltrogge, Claude Coupry, Xenia 
                                Muratova, Inès Villela-Petit, Maurizio Aceto, Nancy Turner,Arie Wallert, Marina 
                                Bicchieri e Stefanos Kroustallis.   Este Encontro à semelhança do que ocorreu em 
                                1999, permitiu fazer um novo ponto da situação, rever metodologias e abrir novas 
                                perspectivas para o estudo da iluminura. Fruto deste trabalho passaram a ser 
                                publicados com regularidade trabalhos interdisciplinares, organizados encontros 
                                mestrados e doutoramentos.  Adelaide Miranda, Ana Lemos, Ana Claro, 
                                Catarina Miguel e Maria João Melo - A Cor na Iluminura Portuguesa uma 
                                abordagem interdisciplinar, revista de história da arte nº5 - 2008 CLARO, Ana – An interdisciplinary approach to 
                                the study of colour in Portuguese manuscript illuminations. Caparica: FCT/UNL, 
                                Tese de doutoramento, 2009 MIGUEL, Catarina – Le vert et le rouge: A 
                                study on the materials, techniques and meaning of the green and red colours in 
                                medieval Portuguese illuminations. Caparica: FCT/UNL ALVES, Luísa Maria P. A. -“Alguns aspectos 
                                relativos ao estudo dos materiais que entram na composição de alguns códices 
                                iluminados dos séculos XIV e XV”, In 2.º Congresso Nacional de Bibliotecários, 
                                Arquivistas e Documentalistas. Coimbra, Liv. Minerva, 1987, p. 439-465. |  
                            | Usos |  
                            | As marcas de uso dos 
                                códices, sejam elas dedadas (impressões digitais), anotações, desenhos ou 
                                simples rabiscos são uma importante fonte de informação, nomeadamente para se 
                                poder compreender a relação dos  leitores com os códices, saber os fólios 
                                (páginas) mais lidos ou imagens mais vistas, etc.   Inês Correia, especialista dos 
                                Arquivos Nacionais -Torre do Tombo prepara uma tese de doutoramento sobre esta 
                                temática: "Iconografia e Arqueologia dos códices medievais do Fundo 
                                Laurbanense".  |  
                            | Pequeno Dicionário |  
                            |  |  
                            | Carlos Fontes, 2016  Anterior . Próximo |  
                            |  | . 
 |  
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                                direitos reservados.
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                            |  |     |  |  |  | 
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