O
imperador Maximiano I,
primo da rainha Dona Leonor de Lencastre
de Portugal fez a esta rainha de Portugal duas ofertas carregadas de enorme simbolismo:
a
) Pintura de Sião, com o Templo de Salomão
A
pintura, oferecida por Maximiliano I que tem como cenário a cidade de Jerusalém,
estando focalizada no monte de Sião, onde estava o Templo de Salomão. As várias cenas simultâneas referem os
vários passos da vida de Cristo. Em Portugal foi acrescentada à pintura a
figura da rainha Dona Leonor e de uma enigmática acompanhante. A rainha
fez questão de se incluir na cena vivida em Jerusalém.
Como
é sabido, o grande projecto de Cristovão Colombo, como ele inúmeras vezes
proclamou era resgatar Jesusalém e Sião. Esta tem sido uma das questões mais
discutidas sobre Colombo, mas como é evidente não era apenas dele, mas esteve
sempre presente nos chamados descobrimentos portugueses. A Rainha Dona Leonor,
D. Manuel e toda a Ordem de Cristo tinham também como missão este resgate.
Nesta
pintura surge em várias um cavaleiro que transporta sempre a mesma bandeira com
cinco estrelas sob um fundo azul. Estes são os elementos que constituem o
brasão dos Monizes, a família à qual pertencia a esposa de Colombo. Trata-se
de mais uma coincidência idêntica às muitas que temos apontado ? Recorde-se
que no século XVI, a Ordem de Cristo continuava a ser correntemente denominada
por Ordem do Templo. Mas que Jerusalém
falava Colombo ?

Jerusalém,
tendo no centro o Templo de Salomão. Pintura
no Convento da Madre de Deus em Lisboa. Escola de Hans Memling.
1501 d.C.- 1510 d.C.
b
) Relíquias de Santa Auta
Maximiliano
I ofereceu também a Dona Leonor, as relíquias de Santa Auta, a qual com Santa
Ursula era das mais famosas do "Martírio das Onze Mil Virgens". A
vinda destas relíquias de Colónia (Alemanha) para Portugal tiveram um enorme
impacto na sociedade do tempo, dada a popularidade já então desfrutavam
nomeadamente entre os navegantes.
Dois
exemplos:
-
A familia de Vasco da Gama possuia relíquias de Santa Ursula.
-
Na sede
da Ordem de Santiago, em Alcácer do Sal, a que pertenciam a elite dos
navegadores no tempo de D. João II, uma das suas mais belas capelas é dedicada
às Onze Mil Virgens. A Capela das Onze Mil Virgens foi erguida e
integrada no interior da igreja do Convento Franciscano de Santo António, de
Alcácer do Sal. O Convento foi fundado em 1524, reinado de D. João III, por D.
Violante Henriques, viúva de D. Fernando de Mascarenhas, Capitão dos Ginetes
de El-Rei D. João II e Alcaide-Mor de Alcácer, pais de Dom Pedro de
Mascarenhas que, mais tarde, fundou e ergueu a Capela das Onze Mil Virgens.
Cristovão
Colombo, em 1493, descobriu umas ilhas a que deu o nome de "Las Vírgenes"
(virgens) em honra destas martires. Recorde-se que este navegador tinha uma
ligação muito a Ordem de Santiago, assim como com a Rainha Dona Leonor.
No dia 21 de Outubro de 1520, dia do
aniversário de Santa Ursula, o português João Alvarez Fagundes (c.1460 -
1525), navegador e armador de navios de Viana do Castelo ( cidade do norte de
Portugal), andando a explorar os bancos
de bacalhau nas costas do Canadá (Nova Escócia, Terra Nova, Labrador)
assinala a descoberta oficial de um arquipélago a que deu o nome de Onze Mil
Virgens (Ilhas do Arcepelleguo das
Onze Mil Virgens), mais tarde denominado pelos franceses de
arquipélago de - l’archipel de Saint-Pierre-et-Miquelon.

Retábulo
de Santa Auta. Martírio das Onze Mil Virgens. Museu Nacional de Arte
Antiga. Lisboa. Nestas
pinturas quinhentistas que assinalam a vinda das relíquias de Santa Auta para
Portugal, não apenas Dona Leonor tem um lugar de destaque, mas também os
navios portugueses utilizados nas descobertas (caravelas e naus).
Continuação:
( 6 ) Nova
Jerusalém / Nova Lusitânia
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