Director: Carlos Fontes

 

 

EDITORIAL

ANGOLA

BRASIL

CABO VERDE

GUINÉ-BISSAU

MOÇAMBIQUE

PORTUGAL

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

TIMOR

OUTROS PORTOS

CONTACTOS

Cabo Verde - Cronologia

Anterior

.

 
  1900 Cabo Verde tem 147 424 habitantes 
  1903/4 Morrem milhares de pessoas devido à fome e à propagação da variola.  
 1910 Revolta dos camponeses em Ribeirão Manuel (Santiago) contra a exploração desenfreada proprietários fundiários 
  1917 Escola do Mindelo 
  1923 A Itália a instala cabos submarinos em São Vicente, estendendo a sua ligação à América do Sul. 
  1936 A Ditadura que governa Portugal desde 1926, cria no Tarrafal (Ilha de Santiago), uma "Colónia Penal" (Campo de Concentração) para presos políticos e sociais. Muitos dos deportados (anarquistas, republicanos, comunistas  e socialistas) morrem neste campo.  
 1939 Inicio da construção de um aeroporto em Espargos, ilha do Sal, realizadas pela companhia italiana de navegação aérea, LATI.  
       
  1940/8 Em diversos períodos de grande fome (41-42, 46-48), morrem milhares de pessoas. O facto provoca uma emigração massiva dos caboverdeanos em direcção ao Senegal (anos 50 e 60) e depois em direcção à Europa (Portugal, Holanda,Bélgica). É desta vaga de emigrantes que irão surgir os principais quadros do movimento que lutará pela Independência de Cabo Verde e da Guiné-Bissau. 
 
  1951 Erupção do vulcão da Ilha do Fogo 
  1956 Fundação do PAIGC-Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde.Amilcar Cabral foi desde a primeira hora o seu líder desde movimento de libertação, sendo assassinado em 1973.   
  1960 Inicio das obras de modernização do aeroporto de Espargos  
  1963 Inicio da luta de libertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde conduzida por Amilcar Cabral.  
  1972 14 de Novembro. A Assembleia Geral da ONU, numa resolução, afirma que o PAIGC é o único representante legitimo do povo da Guiné e Cabo Verde.   
    No final do ano, nas zonas libertadas da Guiné-Bissau, o PAIGC constitui a primeira Assembleia Nacional Popular que no ano seguinte, proclama a República da Guiné-Bissau (24 de Setembro).   
  1973 A 20 de Janeiro é assassinado Amilcar Cabral, dirigente do PAIGC  
  1974 19 de Maio. Nas ruas da Ilha de Santiago, confrontos entre adeptos do PAIGC e forças políticas contrárias. Registam-se vários mortos e feridos.   
    25 de Maio. Inicio das conversações oficiais, em Londres, entre o governo português e o PAIGC  para o reconhecimento da Independência da Guiné-Bissau e a independência de Cabo Verde.  Mário Soares chefia a representação portuguesa e Pedro Pires a do PAIGC.  
    26 de Agosto. Em Argel, o governo português e o PAIGC, reconhecia a República da Guiné-Bissau, com efeitos a partir de 10 de Setembro. Ficavam suspensos os combates. A retirada das tropas portuguesas seria feita até Outubro de 1974.O Governo português reconhecia o direito de Cabo Verde à autodeterminação e independência.   
    14 de Setembro. O Presidente da República Portuguesa, António Spinola é recebido no Aeroporto do Sal por uma manifestação hostil.  
    17 de Dezembro. É promulgado o Estatuto Constitucional de Cabo Verde, sendo a Independência marcada para 5 de Julho de 1975.  
       
  1975 Independência, a 5 de Julho. Cabo Verde e a Guiné-Bissau constituem dois Estados, governados por um único partido, o PAIGC. O novo regime político é monopartidário O primeiro presidente da República é Aristides Pereira, secretário-geral do PAIGC e que sucedeu a Amilcar Cabral depois do seu assassinato em Conacry.   
 1980 14 de Novembro. Golpe de Estado na Guiné-Bissau, que provoca o fim da união entre os dois estados.    
 1981 Nova Constituição que formaliza a separação com a Guiné-Bissau  
       
  1986 Criação do IAPE (Instituto de apoio e proteção ao emigrante).
 
  1990 O PAICV aceita finalmente realizar eleições livres. Legalização do multiparditarismo.   
  1991 13 Janeiro.As eleições legislativas são ganhas pelo Movimento para a Democracia (MPD), dirigido por Carlos Veiga, que adopta uma estratégia liberalizante da economia. 
    17 Fevereiro. Antonio Mascarenhas Monteiro é eleito presidente da República.   
  1992 Nova constituição, onde se consagra um regime multipartidário.  
       
  1994 Grande seca que destrói a quase totalidade das colheitas.
 
  1995 Uma praga de gafanhotos destrói grande parte das culturas.  
  1996 Eleições legislativas são ganhas por o MDP. A Situação do país é muito grave sob o ponto de vista económico. A agricultura é incapaz de suprir as necessidades da população. Economicamente o país depende das receitas do emigrantes, cerca de 50 mil dos quais estão em Portugal  (dados de 2002). 

.

 
       
    Em Construção ! 
       
 

Cabo Verde

História . Indicadores . Geografia  . Cronologia . Mapas

Economia . Ligações . Emigração . Figuras. Mestiçagem . Partidos Políticos . Clima .

Educação . Vulcanismo . Cultura . Bibliografia 

   

Editorial | lAngola | Brasil | Cabo Verde | Guiné-Bissau  | Moçambique | Portugal | São Tomé e Príncipe | Timor |  | Contactos

Para nos contactar: