Carlos Fontes

Cristovão Colombo, Português ?

.

Início . AnteriorPróximo

 
   
 

Colombo: Italiano ?

7.Cronologia Italiana da Vida de Colombo

O leitor não se assuste pois esta cronologia italiana é uma interminável sucessão de disparates que ao longo dos séculos foi inventada para dar cobertura à sua suposta origem genovesa.

1451

Nasce em Génova um tecelão chamado Cristoforo Colombo (Fonte: Actas). 

1455

Vive na casa junto á Porta Soprana, onde ainda residia em 1470 (Fonte: Actas)
1470 O Senado de Veneza, protesta junto do rei português contra a actuação de um corsário português, denominado Colombo

1472

Agosto. É taberneiro em Génova.  
1473 Continua em Génova como taberneiro ou tecelão. (Fonte: Actas).

1474

Está em Lisboa, onde se corresponde com o florentino Toscanelli em latim. Por incrível que pareça Colombo desconhecia a sua língua materna - o italiano (Fonte: Hernando Colón).

1476

Após vários anos dedicado à pirataria  naufraga nas costas de Portugal, onde encontra a residir o seu irmão Bartolomé Colón.  (Fonte: Giustiniani).

1484 (fins)

Foge para Castela (Espanha) com o seu filho Diego Colón.

1488

Dedica-se a vender livros ou mapas em Sevilha

1489

Bartolomé Colombo parte para Inglaterra para vender a ideia do seu irmão.

1491

Jacomé Colombo, suposto irmão de Colombo, está em Génova, onde exerce a actividade de tecelão (Fonte: Actas).

1492

Colombo inicia a sua 1ª. viagem ao serviço dos reis de Espanha
  A 12 de Outubro de 1492, Colombo chega às Indias, mandando erguer a sua bandeira pessoal : uma cruz verde, símbolo da Ordem de Aviz de Portugal.  A cruz da cidade de Génova era vermelha.
  Jacome, el Rico, o único italiano que participou na 1ª. viagem é abandonado por Colombo nas Indias, sendo assassinado pouco depois pelos espanhóis.
1493 Jacomé Colombo está em Espanha, onde usa o nome de Diogo Colón. Parte com o seu irmão na 2ª. viagem. Por incrível que pareça Jacomé desconhecia a sua suposta língua materna - o italiano.
Bartolomé Colombo chega a Espanha, vindo de França e depois de ter deixado Portugal em 1489. Por incrível que pareça desconhecia também a sua suposta língua materna - o italiano. Foi a Hispaniola onde chegou a 24 de Julho de 1493.
Bernal de Pisa, outro italiano que participa na 2ª.viagem, torna-se rapidamente numa fonte de conflito. Em 1494 aparece envolvido numa revolta contra Colombo e é obrigado a regressar a Espanha.
1496 Juanoto Berardi, morre em Espanha, na mais completa miséria. Era o alegado financiador florentino de Colombo, mas na verdade não passava de um intermediário de Marchione, naturalizado português em 1474, e que actuava a mando de D. João II.
1498 Giovani Antonio Colombo, alegadamente primo de Colombo, participa na sua 3ª. viagem às Indias, mas não o acompanha na exploração da "Terra Firme".Foi um dos cabecilhas da revolta contra Colombo em 1499/1500. 
1499 Dominicus Colombo, o suposto pai tecelão de Colombo, morre em Génova, na mais completa miséria.
1500 Colombo persegue, tortura e mata todos aqueles que afirmam que o mesmo é genovês, encarando a sua suposta identidade genovesa como um insulto.
1506 Morre em Valladolid, toda a sua fortuna e títulos são concentrados no seu filho Diego Colón, nascido em Lisboa. 
1516 Biachinetta, a suposta irmã de Colombo, morre em Génova na mais completa miséria. A sua família em Itália desaparece completamente, sem deixar rasto.
   

Em Construção !

Carlos Fontes

Início . AnteriorPróximo

 

.

As Provas do Colombo Português

As Provas de Colombo Espanhol

.

 
Para nos contactar: carlos.fontes@sapo.pt