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PORTUGAL | | |
Transportes e
Comunicações | | |
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Rede Rodoviária
Uma das maiores
apostas feitas a partir da década de 80 do século XX, foi na renovação da
rede viária de Portugal. A rede existente estava manifestamente desfasada das
necessidades locais, constituindo um sério obstáculo ao desenvolvimento e à
fixação das populações. Espera-se para breve a conclusão da rede de
auto-estradas que ligará as três últimas capitais de distrito do continente
(Bragança, Portalegre e Beja).
Todas as regiões já se encontram hoje ligadas por uma moderna rede de
auto-estradas
A expansão desta
rede foi acompanhada pela aumento dos transportes rodoviários, que superaram
largamente os ferroviários, provocando uma subida dos níveis de poluição e
dos custos de energia (petróleo). Em toda a União Europeia Portugal ocupa
o 3º. lugar em número de automóveis por 1000 habitantes.
Plano
Rodoviário de Portugal (continente)
Auto-Estradas
de Portugal
Portugal
(continente e Madeira)
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Transportes Ferroviários
A
rede de comboios que começou a ser construída em 1856 está hoje
consideravelmente reduzida e com graves problemas: uma bitola que apenas
funciona em Portugal e Espanha. Os principais
investimentos de modernização centram-se nas últimas décadas no litoral,
tendo-se assistido ao abandono ou encerramento das linhas do
interior. A
rede de transporte de mercadorias devido à uma sucessão de gestores
incompetentes constitui outras das áreas problemáticas. A
aposta do governo actual prende-se agora com as linhas de Alta Velocidade. A
primeira linha a avançar ligará Lisboa a Madrid, sendo questionada a sua
rentabilidade. Os principais fluxos de passageiros são entre Lisboa e
Porto. |
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Aeroportos
O sistema de comunicações
aéreos português, para além das bases militares, é compostos pelas seguintes
unidades:
- 5 aeroportos principais:
Portela (Lisboa), Sá Carneiro (Porto), Faro, Madeira e Ponta Delgada.
- 10 infra-estruturas
complementares nas ilhas: Porto Santo, Lages, Horta, Santa Maria, Flores,
Graciosa, Pico, Corvo, S. Jorge, e 1 heliporto aprovado.
- 84 infra-estruturas
complementares no continente: 24 aerodrómos certificados, 2 aerodromos
aprovados, 9 heliportos certificados, 49 heliportos aprovados.
Em 2005 o número de passageiros
foi superior a 22 milhões de pessoas e 135 mil toneladas de carga.
Um dos principais problemas
ocorre em Lisboa, onde há anos que se discute a necessidade de se criar um novo
aeroporto, mas só em 2005, houve um governo que tomou a decisão de o
construir. Ficará localizado na Ota, a cerca de 45 km de
Lisboa.
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Portos
Grandes portos de Portugal: Sines,
Leixões (Porto), Lisboa,
Setúbal, Aveiro,
Figueira da Foz, Viana
do Castelo, Faro, Portimão e o porto da Madeira. Um dos seus maiores
estrangulamentos destes portos está na sua deficiente gestão e numa pesada
burocracia que os torna demasiado caros (pouco competitivos).
Os portos de Sines, Leixões e
Setúbal são aqueles que têm maior movimento de mercadorias. O Porto de Sines,
o maior de Portugal, continua a não ter ligações adequadas à Europa
(auto-estrada e transportes ferroviários), problema que cuja resolução se
espera para breve.
O porto de Lisboa é o que
movimento maior número de passageiros, seguindo-se a grande distância o porto
de Leixões.
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Telecomunicações
Internet. Em Junho de 2006
Portugal passou a estar totalmente coberto por uma rede de banda larga. A
questão das infra-estruturas para a difusão da Internet está resolvido, o
problema aqora é o da sua utilização intensiva. Os avanços têm sido neste
aspecto mais modestos.
O número de lares onde existe
ligação à internet tem aumentado nos últimos anos, passando de 2.2% em 1997
para os 38.6% registados em Março de 2006. Cerca de 2/3 destas ligações são
através de banda larga.
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Logística
Principais
Plataformas Logísticas
Poderá Portugal voltar ser uma
das principais plataformas comerciais da Europa ? Tem quase tudo: um excelente
posicionamento geográfico no Atlântico, uma boa rede de portos, ferrovias,
auto-estradas e aeroportos, para além de uma avançada rede de telecomunicações.
Neste sentido, está em curso a criação de 12 grandes plataformas logísticas,
localizadas estrategicamente nestas redes de comunicação e que se destinam à distribuição de
mercadorias:
1. Urbanas: Poceirão/Palmela
(região de Lisboa), Castanheira do Ribatejo (região de Lisboa) e Maia/Trofa
(região do Porto).
2. Portuárias: Leixões,
Aveiro, Lisboa e Sines.
3. Transfronteiriças:
Valença, Chaves, Guarda, Elvas/Caia.
4. Regionais: Tunes
(Algarve).
Carlos Fontes
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