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Ensino Superior
a ) Aumento Quantitativo
Nas duas últimas décadas
assistiu-se a uma verdadeira revolução no acesso ao ensino superior em
Portugal. Dados os atrasos estruturais herdados da ditadura (1926-1974) esta
revolução ainda se está a difundir na sociedade.
Alunos
do Ensino Superior/população entre os 18 e os 22 anos em %
1961 |
1971 |
1981 |
1991 |
2001 |
4 |
7 |
11 |
23 |
53 |
Este
espectacular aumento quantitativo do ensino superior em Portugal só poderá
continuar se ocorrem três situações:
- Melhoria da eficiência de todo
o sistema de ensino, em particular do ensino secundário, onde presistem
elevadas taxas de saída antecipadas e precoces;
- Reforço dos estimulos aos
jovens de famílias de baixas qualificações escolares para que continuem os
estudos após o ensino secundário.
- Incremento dos processos de
recrutamento de alunos maiores de 23 anos que queiram ingressar no ensino
superior;
- Aumento de cursos de formação
continua no ensino superior (especializações, etc).
Estas são as únicas medidas
possiveis para contrariar as baixas taxas de natalidade da população que já começam a
afectar a manutenção das próprias estruturas que foram criadas. A oferta é
agora superior à procura.
b ) Internacionalização
Um número crescente de
portugueses estuda no estrangeiro em cursos de licenciatura ou na realização
de mestrados e doutoramentos.
Apesar diste movimento da parte
dos alunos, a maioria das universidades portuguesas continua pouco aberta à
internacionalização. Um fenómeno que tende a mudar rapidamente dada a
pressão interna do nova massa crítica que surgiu com a expansão do ensino
supeior.
Um dos factores que afecta
negativamente a interncionalização é a excessiva pulverização do ensino
superior em Portugal, não possibilitando um racionalização de meios, nem
sequer de concentração da massa crítica. Com excepção da Universidade do
Porto, as restantes universidades são demasiado pequenas à escala mundial e
europeia.
Em fins de 2006 existiam mais de
186
instituições de ensino superior, sendo 78 do ensino público (1.027 cursos,
275.521 alunos) e 108 privados (570 cursos, 91.791 alunos). O número universidades públicas e
privadas superava as 3 dezenas.
c ) Falência do Ensino
Superior Privado
A proliferação por todo o país
de escolas superiores e universidades privadas marcou o ensino superior a partir
dos anos 80. Esta expansão permitiu aumentar de forma muito significativa o
número de licenciados no país. Contudo, esta expansão quantitativa não foi
acompanhada de medidas que aumentassem a qualidade deste ensino: - A maioria
destes projectos de ensino apenas visava o lucro imediato, não tendo qualquer
perspectiva a médio e longo prazo. Estas escolas não se dotaram de professores
devidamente qualificados, nem promoveram a investigação.
Nos últimos anos vários
casos espelharam o descalabro que atingiu este ensino. Quatro casos
paradigmáticos que defraudaram as expectativas milhares de alunos e o
próprio país neste tipo de universidades:
- Universidade Moderna.
2000.
- Universidade Portucalense.
- Universidade Internacional.
- Universidade
Independente.2007.
Investigação
a ) Mestrados
Nos anos 80 e 90 multiplicaram-se
em todos os domínios os mestrados, o que permitiu elevar o conhecimento em
muitas áreas. Actualmente trata-se de um domínio que começa a atingir
salutares patamares de massificação.
Mestrados.
Alunos inscritos em 2006/2007
Mestrad |
Mestrados
Integrados ( 1 ) | Mestrados |
Alunas |
7.320 |
6.883 |
Alunos |
11.006 |
4.725 |
(1)
Decorrentes do Processo de Bolonha.
Espera-se que o Processo de
Bolonha, generalizado em Portugal no ano lectivo de 2006/2007, expanda
rapidamente o número de alunos matriculados em mestrados.
b ) Doutoramentos
O número de doutoramentos
realizados em Portugal ou no estrangeiros por portugueses superou todos as
previsões, o que revela uma importante dinâmica na formação de topo.
Doutoramentos
em Universidades Portuguesas
1990
- 250 2005
- 1058
Doutoramentos
realizados no estrangeiros reconhecidos em Universidades Portuguesas
1990
- 87 2005
- 119
A
massa crítica de alto nível está a aumentar de forma consistente em
Portugal, sendo previsivel um aumento do nível de exigência da qualidade de
ensino em termos globais.
Doutoramentos.
Alunos inscritos em 2006/2007
|
Cursos
de Doutoramento | Alunas |
4.989 |
Alunos |
4.616 |
c ) Publicações
Um dos reflexos
do crescimento quantitativo do número de investigadores de topo tem sido o
aumento espectacular do número de artigos de cientistas portugueses em revistas
internacionais de referência.
d ) Institutos de Investigação
e ) Investimento Público.
Investigação Empresarial
Fuga de Cérebros
Carlos Fontes |