Início Testes Prova
destinada a determinar a avaliar o nível
atingido por um indivíduo face a uma situação padronizada. Os testes fazem
partem do conjunto de processos de medida utilizados na psicologia, globalmente
designados de psicometria. Características
que devem de obedecer os testes: padronização, fidelidade, validade e
sensibilidade. Tipos
de testes: T. Inteligência; T. Aptidão; T. de Personalidade; T. de Memória;
etc. Testes
de Inteligência: Os primeiros testes de inteligência foram criados Alfred
Binet, no início do século XX, e destinavam-se a identificar as crianças com
defeitos intelectuais e que necessitassem de acompanhamento escolar especial.
Binet começou por definir a inteligência ("capacidade de emitir juízos).
Depois, para cada uma destas capacidades inventou um meio testar o nível
atingido por cada indivíduo. Procurou então determinar um nível médio de
capacidade mental atingido pelos indivíduos em função da sua idade. A partir
daqui estabeleceu o padrão mental para cada idade. Estes valores permitem escalonar os
indivíduos em função dos resultados que obtêm nos testes para a sua idade. Em
síntese no decurso do seu desenvolvimento uma pessoa atinge um grau de aptidão
que corresponde a uma idade mental (estatisticamente determinada), que não
corresponde necessariamente à idade cronológica dessa pessoa. À medida deste
nível de desenvolvimento, obtido pelo coeficiente da relação entre a idade
mental e a idade real, o chamado Q.I. Testes
de Personalidade: O mais famoso teste de personalidade foi criado por
Rorschach. Consiste em 10 pranchas, cada uma das quais com uma mancha de tinta
simétrica. Algumas pranchas são a preto e branco, outras a cor. o indivíduo a
convidado a dizer o que "vê" na mancha, assim como em todos os seus
detalhes. Trata-se de um teste projectivo da personalidade. Na interpretação
pessoal destes estímulos ambíguos o indivíduo revela o seu modo particular de
estruturar o mundo, a sua personalidade. Os
testes de personalidade procuram revelam as estruturas psíquicas de uma pessoa,
através da interpretação que essa pessoa dá, por exemplo, a uma imagem
ambígua ou através da criação de desenhos. Deste modo o sujeito
projecta a sua própria organização interna na interpretação que faz ou no
desenho que lhe é solicitado. Testes
de Aptidão: Dizem respeito a capacidades consideradas essenciais para
o desempenho de certas actividades, tais como a acuidade visual, a percepção
das cores e das formas, memória espontânea de palavras e algarismos,
velocidade de aprendizagem de uma instrução, etc. . Inquéritos e Entrevistas . Inquéritos
por questionário. Este método é aplicado ao estudo de grandes
grupos de indivíduos (método extensivo). É constituída por um conjunto de
perguntas simples e objectivas, na maioria das vezes com apenas duas
alternativas: sim ou não. Avalia os aspectos relevantes de um número restrito
de questões. Entrevistas.
Esta técnica permite obter maior informação do que os questionários, mas
também é mais demorada. A escolha dos diferentes tipos de entrevistas
é feita em função dos objectivos, mas também do número de pessoas a
estudar. Entrevista
directiva. O entrevistador conduz a entrevista evitando os desvios do
assunto em análise. Entrevista
não directiva. O entrevistador coloca um conjunto de questões de forma
informal, procurando que os entrevistados os desenvolvam de forma pessoal. Entrevista
semidirectiva. Situação mista entre entrevista directiva e não directiva. . Conclusão Esta
pluralidade de métodos em psicologia, espelha a enorme diversidade das suas
correntes e áreas de investigação aqui sumariamente referidas. |