1. Conceito de Desenvolvimento.
Estudo sobre o aparecimento regular de
actividades e modos de comportamento ao longo da vida dos seres humanos.
1.1. Ritmos e Factores (hereditariedade e meio)
A diversidade genética pode ser um factor
determinante no desenvolvimento.
As diferentes fases do desenvolvimento de
um ser humano são afectadas por múltiplas influências do meio que as podem
acelerar ou retardar.
2. Concepções do Desenvolvimento
2.1. Piaget e o Desenvolvimento cognitivo. Estádios
- Inteligência Sensório-Motora
- Período Pré-Operatório
- Operações Concretas
- Operações Formais
2.2. Freud e o Desenvolvimento Psicossexual. Fases
2.3. Erikson e Desenvolvimento Psicossocial. As 8 Idades
do Homem
Idade Aproximada |
Tarefa de Desenvolvimento |
Crise Psicossocial |
0-18
meses |
Vinculação
à mãe que estabelece as bases da confiança posterior com outros. |
Confiança
versus desconfiança |
18 meses- 3 anos |
Adquirir algum controlo básico sobre o eu e o meio |
Autonomia versus vergonha e dúvida |
3
- 6 anos |
Tornar-se
determinado e directivo |
Iniciativa
versus culpa |
6 anos -puberdade |
Desenvolvimento de competências sociais, físicas e
escolares |
Competência versus inferioridade |
Adolescência |
Fazer
a transição da infância para a idade adulta, desenvolver um sentido
de identidade. |
Identidade
versus confusão de papéis. |
Jovem adulto |
Estabelecer laços íntimos de amor e amizade. |
Intimidade versus isolamento |
Meia
Idade |
Atingir
objectivos de vida que envolvam família, carreira e sociedade;
desenvolver interesses que envolvam gerações futuras. |
Produtividade
versus estagnação |
Anos
Posteriores |
Reflectir sobre a
própria vida e aceitar o seu significado |
Integridade
versus desespero |
3. Desenvolvimento e socialização.
3.1. Fases Significativas do Desenvolvimento. Infância.
Adolescência (transformações fisiológicas, intelectuais, afectivas e
psicológicas).
3.2. Formação da Identidade
|