8.Construtivismo Social
O construtivismo social foi criado pelo psicólogo russo
Lev S. Vygostsky (1896-1934) e possui muitos pontos em comum com a teoria
interaccionista de Jean Piaget. Opondo-se ao behaviorismo considera que o
objecto de estudo da psicologia é a consciência. Esta é profundamente
influenciada pelo contexto social e cultural em que a criança foi criada.
Para além dos factores biológicos Vygostsky
coloca em evidência na formação da personalidade a educação, os valores
éticos, as estruturas políticas, etc. com as quais a pessoa dialoga (interage)
e lhe permitem interiorizar uma dada cosmovisão. A linguagem desempenha
neste processo um papel fundamental. Ao falar a criança está a interiorizar as
estruturas sociais da sociedade onde está inserida. O pensamento é a linguagem
interiorizada e a linguagem o pensamento comunicado.
Vygostsky considera que cada função superior
surge duas vezes no processo de desenvolvimento da criança: Primeiro
como actividade colectiva, promovida por adultos ou um grupo social (nível
social, interpsicológica). Depois como uma actividade individual interiorizada
pela criança (nível individual, intrapsicológica).
Em Construção !
Carlos Fontes
. |