Navegando na Filosofia

Testes de Filosofia

Carlos Fontes

 

   .      .  

  Psicologia 

 Ensino Secundário

 

 

Principais Correntes da Psicologia (1) 

Estruturalismo . Funcionalismo 

 

 
 

 

Desde finais do século XIX que a psicologia cientifica se tornou progressivamente num vasto campo de investigação com muitas correntes, métodos e técnicas. É neste sentido que hoje, em rigor, não podemos falar de Psicologia mas de psicologias.

 

   

1. Estruturalismo

Criado por  Wilhelm Wundt, fundador do primeiro  laboratório de psicologia experimental (1879, Leipzig, Alemanha). 

Esta corrente estudou a consciência humana, e em especial as suas experiências sensoriais, segundo o modelo da física. Neste sentido decompôs os processos mentais nos seus elementos mais simples (sensações, ideias), a fim de descobrir as suas combinações e conexões no sistema nervoso e as estruturas que com eles estavam relacionados. 

O objectivo de Wundt e dos seus seguidores era descobrir as leis que regiam estes processos de combinação e conexão. Utilizou o método introspectivo.

Principais referências:  Wilhelm Wundt,  Edward Titchner 

.

  2. Funcionalismo  

Criado por William James. Os processos mentais são encarados como funções, cujo modo de funcionamento se procura determinar.  Estes estudos psicológicos incidiram quase sempre sobre actividades concretas (educação, direito, negócios, etc.). Os funcionalistas aplicaram uma grande diversidade de métodos (introspecção, métodos experimentais, etc).

Principais referências: William James, John Dewey

 

Carlos Fontes

 

 

Continuação

 

 

Para nos contactarcarlos.fontes@sapo.pt

 






 

  
 

Entrada

 
  
 

Programas

 
    

Psicólogos

 
Testes 
 
  Glossário
   
 

Bibliografia

   

 

BOA