Sugestão :
Propoem-se a análise e o confronto de três filmes que abordam a questão da persusão e manipulação de massas.
Análise do filme "O Triunfo da Vontade" (1934), de Leni Riefenstahl
O filme de Leni Riefenstahl, premiado em França (1937), EUA e Suécia, é justamente considerado um referência na arte da propaganda, não apenas pelas técnicas cinematográficas utilizadas, mas também pela sua repercussão na propaganda de massas até aos nossos dias.
A realizadora, convita nazi, não pretendeu fazer um documentário sobre o Congresso do Partido Nazi (NSDAP-National-sozialistische Arbeiten Partei) em Nuremberga (não há um narrador), mas um filme sobre a ideologia nazi a partir de um congresso. Os recursos utilizados foram enormes para a época, mais de 200 mil nazis estiveram envolvidos nas diversas encenações durante este congresso. Algumas cenas são longas e repetitivas para causarem uma forte impressão de imponência nos espetadores, nomeadamente os desfiles de grandes massas compactas. A banda sonora de Herbert Windt , usando peças de música clássica, em particular de Richard Wagner, procura acentuar o efeito emocional das manifestações colectivas de glorificação de Hitler.
É interessante analisar o discurso de Hitler confrontando-o com os discursos que falam sobre ele. Hitler faz discursos centrados no "Phatos", itso é, fala sempre em nome da "Alemanha", do "Povo Alemão", do "Partido", utiliza a expressão "Nós". Os que falam sobre ele, reforçam a ideia de que existe uma completa identificação, afirmando que ele é a Alemanha, o povo alemão, o partido, etc.. Desta forma articulada, conferem-lhe autoridade em tudo o que mesmo afirma.
Roteiro:
1. Todo o filme está centrado na figura de A. Hitler. O ditador é apresentado como um ser sobrenatural que irá reparar as humilhações que a Alemanha sofreu na Iª. Guerra Mundial (1914-1918), conduzindo o povo alemão à construção de um novo Império, o III Reich. Hitler exige obediência absoluta às suas ordens. Todos os alemães, sejam quais forem as suas funções, devem assumir-se como soldados de uma guerra que será prolongada, cuja vitória será assegurada por uma obediência sem hesitações ao seu lider. O Congressso do Partido Nazi consagra Hitler como o senhor absoluto da Alemanha, reafirmando que nenhuma divisão interna ou desobediência será tolerada.
2. O filme, em 12 sequências, começa com um fundo negro, simbolizando o passado recente (pós-primeira guerra mundial). Um avião que transporta Hitler, surge entre as núvens, projectando a sua sombra sobre a cidade de Nuremberg. Hitler é associado a uma dimensão divina, um ser sobrenatural. Nenhum pormenor é dado sobre a sua intimidade, no avião ou no hotel.
3. As imagens de Nuremberga, assim como as letras góticas no filme, remetem o espectador para o passado da Alemanha, para serem conduzidos à ideia que Hitler é o continuador e herdeiro desta história. Hitler é a Alemanha e esta existe em Hitler. Um tema que irá percorrer todo o filme.Foi nesta cidade que os nazis realizaram os seus congressos em 1927, 1929 e de 1933 a 1939, quando começou a IIª. Guerra Mundial.
4. Hitler, sempre em primeiro plano (contra o céu ou o sol), entra em Nuremberg num ambiente de festa, com as fachadas dos edificios repletas de bandeiras, com destaque para as do partido nazi, procurando mostrar a forte adesão do povo ao partido. São filmados todas as gerações fazendo a saudação nazi.
6. As cerimónias à noite em torno do hotel onde se encontra Hitler, procura simbolizar a constante vigilia e total entrega dos militantes do partido ao seu lider.Uma entrega entusiástica.
7. Na manhã do segundo dia, assiste-se em simultâneo ao despertar na cidade (Nuremberga) e no acampamento dos militantes do partido (arredores). Na cidade, as janelas com as suas flores, o ar tradicional bucólico do rio e casas, procura dar a ideia de paz, ordem, harmonia. O que contrasta com o acontece no acampamento, onde prepondera o espirito militar, a força, as cenas de luta, mostrando o lado guerreiro que se procura incutir na novas gerações. O desfile que ocorre na cidade, procura mostrar mais uma vez, o entusiasmo da população, simbolizado por grupos das mais diversas regiões (trajes regionais), predominando entre as profissões os camponeses. A mensagem é simples: o campo está com Hitler e os jovens preparam-se para a guerra, sob a sua liderança.
8. Comicio na sala do Congresso. Para além da suástica, desta-se agora a águia, simbolo dos dois impérios "germânicos" anteriores (I Reich: 908-1806; II Reich: 1871-1918) e também do terceiro que Hitler prometeu criar. Faz-se uma homenagem aos "mártires" do passado (I Guerra Mundial) , evocam-se as humilhações do passado, e garante-se que com Hitler a vitória é certa. Jura-se fidelidade total ao lider. Deixa-se alguns recados: a população alemã deve ser de uma só raça, os discursos devem de apelar às emoções, mais do que à razão. A única verdade é a do partido.
9. Hitler revista e fala aos trabalhadores do campo, os quais mostram-se dispostos a morrer como soldados e juram-lhe total obediência. Evocam-se várias batalhas da I Guerra Mundial, a humilhação de forma a legitimar o desejo de vingança.
10. Noite do segundo dia. Fogo, baionetas, exaltação da fidelidade e do espírito guerreiro.
11. Hitler fala aos jovens e crianças. Pede obediência sega, coragem e sacrificios para a vitória da Alemanha.Destaque para os cabelos louros (simbolo da "raça ariana"). Revista a militares (cavalaria, forças motorizadas). A sequência mostra o que se perspetiva fazer.
12. Reunião Nocturna. Hitler volta a exigir obediência, e evoca Deus para afirmar o caracter divino da sua missão.