_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif
Filorbis Anterior . Próximo    

 

 

 

 

 

Expressões Visuais das Palavras

(em construção)

 

   

A tese de Maria Coutinho tem a enorme virtualidade a partir de um corpus poético  - carmina figurata de Rabano Mauro - perspetivar em termos atuais a discussão sobre a tradição milenar da palavra como expressão visual.

Caligramas, acrósticos, poemas figurados, carmina figurata e outras formas tem sido criados para darem formas às palavras, transformar as imagens em palavras e explorem as suas possibilidades de expressão significante.

Tradições:

1. China.

Poetas chineses deviam ser  igualmente bons caligrafos

2. India

3. Grécia

Os poetas gregos desenvolveram a técnica da technopaegnias, breves poemas gregos de carácter visual.  Nesta técnica a composição dos poemas é feita através de linhas de contorno do objeto retratado.

 

Simias de Rodes (c. 300 a.C) é possivelmente o primeiro autor de caligramas do Ocidente. O poema "O Ovo" trata-se simultaneamente de um poema visual e de um jogo de palavras que devia ser interpretado. A leitura devia começar pelo primeiro verso e continuar pelo último, retomando o segundo e o penúltimo, assim sucessivamente.


A seringa de Teócrito (310-250 a.C) sugere a forma de uma syrinx (flauta) ou “flauta de Pan”.

Papiros Mágicos Gregos. Trata-se de um conjunto de papiros mágicos gregos, que foram encontrados no deserto do Egipto, e datam entre os séculos I a.C. e o século VII d.C. , onde imagens e letras formam uma simbiose mágica.

4. Roma.

Porfírio, Poema VIII

Os poemas de Publilio Octaviano Porfirio (siglo IV dC), conhecidos por Carmina Figurata, caracterizaram-se por uma elevada complexidade técnica na escolha e combinação de palavras, de forma  a criar poesias permutacionais, mas também poemas visuais como o Orgão.

 

5. Judeus

 Cabala. Micrografias

6. Muçulmanos

Escrita. Picatrix

7. Idade Media Ocidental

O termo carmina figurada refere-se a um poema cujas letras formam uma figura, ou que que uma figura justaposta permite descobrir num texto um outro poema ou mensagem. Os textos transformam-se em imagens. As imagens e as letras que derivam destas imagens textualizadas quebram a linearidade do discurso.

8. Idade Moderna Ocidental

9. Idade Contemporânea Ocidental

10. Abordagens Filosóficas

 
 
 

 

Copyright © 1998 Filorbis Portugal . Todos os direitos reservados.
 

carlos.fontes@sapo.pt

 

 

   
 

 

 

   
 

Filorbis

Rede portuguesa de sites temáticos. Uma das primeiras a nível mundial

 

 

Carlos Fontes

Responsável e autor da rede Filorbis 

 

 

 

   
.