_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif
Filorbis Anterior . Próximo    

 

 

 

 

 

Expressões Visuais das Palavras

(em construção)

 

   

A tese de Maria Coutinho tem a enorme virtualidade a partir de um corpus poético  - carmina figurata de Rabano Mauro - perspetivar em termos atuais a discussão sobre a tradição milenar da palavra como expressão visual.

Caligramas, acrósticos, poemas figurados, carmina figurata e outras formas tem sido criados para darem formas às palavras, transformar as imagens em palavras e explorem as suas possibilidades de expressão significante.

Tradições:

1. China.

Poetas chineses deviam ser  igualmente bons caligrafos

2. India

3. Grécia

Os poetas gregos desenvolveram a técnica da technopaegnias, breves poemas gregos de carácter visual.  Nesta técnica a composição dos poemas é feita através de linhas de contorno do objeto retratado.

 

Simias de Rodes (c. 300 a.C) é possivelmente o primeiro autor de caligramas do Ocidente. O poema "O Ovo" trata-se simultaneamente de um poema visual e de um jogo de palavras que devia ser interpretado. A leitura devia começar pelo primeiro verso e continuar pelo último, retomando o segundo e o penúltimo, assim sucessivamente.


A seringa de Teócrito de Siracusa (310-250 a.C) sugere a forma de uma syrinx (flauta) ou “flauta de Pan”.

Dosíadas de Creta (séc.III a.C) é outro dos poetas que dá aos poemas formas visuais, como o conhecido "Altar de Jason".

 

Papiros Mágicos Gregos. Trata-se de um conjunto de papiros mágicos gregos, que foram encontrados no deserto do Egipto, e datam entre os séculos I a.C. e o século VII d.C. , onde imagens e letras formam uma simbiose mágica.

4. Roma

Na longa tradição absorvida pelos romanos de composições poéticas encriptadas temos que destacar Decimius Magnus Ausónio (c.310-c.395), notável poeta romano,  e o seu enigmático poema "Griphus ternarii numeri", constituído por 90 versos dedicados ao número três.

Porfírio, Poema VIII

Os poemas de Publilio Octaviano Porfirio (siglo IV dC), conhecidos por Carmina Figurata, caracterizaram-se por uma elevada complexidade técnica na escolha e combinação de palavras, de forma  a criar poesias permutacionais, mas também poemas visuais como o Orgão.  Nos Carmina Figurata o leitor deve encontrar dentro dos poemas o texto escondido.

5. Judeus

 Cabala. Micrografias

6. Muçulmanos

Escrita. Picatrix

7. Idade Media Ocidental

Rabano Mauro, retoma e inova os carmina figurata, ao justapor aos textos figuras que recortam outros poemas, sem que a linearidade do discurso seja afectada.

Ao longo de toda a Idade Média os iluminadores de manuscritos trabalham a forma das letras, nomeadamente as iniciais igualmente de forma criativa.

8. Idade Moderna Ocidental

9. Idade Contemporânea Ocidental

Apollinaire

DADA

Futurismo

 

10. Abordagens Filosóficas

 
 
 

 

Copyright © 1998 Filorbis Portugal . Todos os direitos reservados.
 

carlos.fontes@sapo.pt

 

 

   
 

 

 

   
 

Filorbis

Rede portuguesa de sites temáticos. Uma das primeiras a nível mundial

 

 

Carlos Fontes

Responsável e autor da rede Filorbis 

 

 

 

   
.