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Colóquio Internacional:

 

" A Bíblia Medieval - Do Românico ao Gótico (Sécs. XII-XIII).

Textos e Imagens, Produção e Usos" 

 

 

Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 3 a 4 de Novembro de 2015

 

 

Conferencistas:

Akiko Komada, Alfredo Teixeira, António Matos Ferreira, Armindo Vaz, Chiara Ruzzier, Guy Lobrichon, Maria Alessandra Bilotta, Matthias Tischler, Patricia Stirnemann e Xavier van Binnebeke. 

Coordenação: Luís Correia de Sousa - IEM-FCSH.UNL

 

Comissão Organizadora: Luís Correia de Sousa - IEM-FCSH.UNL / Maria Alessandra Bilota - IEM-FCSH.UNL

Organização: Instituto de Estudos Medievais, em parceria com o Centro de Estudos de História Religiosa

e Centro de Estudos Cardeal Hoffner, da Universidade Católica Portuguesa

e Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. 

 

Cartaz - Programa - Press Release

 

Inscrições: 
Enviar mensagem para a organização do colóquio: iem.geral@fcsh.unl.pt

 

 

Lançamento durante o Colóquio Internacional:

 

 "Catálogo das Bíblias portáteis

SACRA PAGINA  


Textos e imagens das Bíblias portáteis do de Luís Correia de Sousa
 

 

 

Paulus Editora

 

 

 

 

 

 

A propósito...

 

As chamadas "bíblias portáteis" que se difundem na transição do século XII para o XIII, representam uma verdadeira revolução cultural na Europa. Assistia-se então ao renascer da vida urbana e ao aparecimento das primeiras universidades. Havia necessidade de mais livros, e em particular de mais bíblias. As enormes bíblias românicas dos mosteiros revelam-se desadequadas.

 

É neste contexto que se difundem as bíblias portáteis, de reduzidas dimensões, executadas em velino de extrema  finura e maleabilidade, em letra gótica muito regular. Junto aos principais centros universitários, como Paris, surgem verdadeiras oficinas de produção em série, onde existe já uma bem definida divisão do trabalho.

 

As reduzidas dimensões do novo códice facilitam o seu transporte, os custos de produção diminuem e a leitura individualiza-se. A relação com o texto torna-se mais intima, privada. É uma nova época que começa. CF     

 

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Pormenores da Inicial historiada "I" do Livro de Rute, Évora, BPE, Cód. CXXIV/1-7, f.138

 

Previsão para 2016:

Exposição de Bíblias Portáteis Iluminadas, comissariada por Luís Correia de Sousa

Biblioteca Nacional de Portugal

 

 

 

Quem é Quem

Luís Correia de Sousa

2011 - Tese de Doutoramento em História da Arte, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Imagens de Música na Arte Medieval em Portugal .


2004 – Mestrado em História da Arte – Medieval, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa - Lisboa,
Iconografia musical na arte da Idade Média em Portugal.

2000 – Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

 

Publicações:

SOUSA, Luís Correia de – "O iluminado 51 da Biblioteca Nacional de Portugal - Uma Bíblia portátil do século XIII"., in Invenire, nº 9, Lisboa, 2015, pp.

SOUSA, Luís Correia de – “The Evocation of Music in the Ephemeral Artworks: The Wedding Celebrations of King Pedro II and D. Maria Sofia of Neuburg in Lisbon, 1687”, in Music in Art. International Journal for Music Iconography, vol. XXXVII, n.º 1-2, New York, Research Center for Music Iconography, 2012, pp. 83-99.

SOUSA, Luís Correia de; MIRANDA, Adelaide – “ A mesa do rei” como metáfora do poder”, in A mesa dos reis de Portugal. Ofícios, consumos, cerimónias e representações (séculos XIII-XVIII), coordenação e edição Ana Isabel Buescu & David Felismino. Lisboa, Círculo de Leitores, 2011, pp. 382-405.

SOUSA, Luís Correia de; MIRANDA, Adelaide – “Corpo / Alfabeto – Representação do corpo da Crónica Geral de Espanha”, In Jorge Crespo – Estudos em Homenagem, Coordenação de Paula Godinho, Susana Pereira Bastos e Inês Fonseca. Lisboa: 100Luz, 2009, pp. 415-434.

SOUSA, Luís Correia de – “Rex Musicus – iconografia do salmo 80 nas Bíblias francesas do século XIII”, in Revista de História da Arte, nº 3, Março de 2007. Lisboa: Edições Colibri, pp.131-151.

SOUSA, Luís Correia de - “Musical Iconography in Portuguese Middle Age Art”, in Imago Musicae – International Yearbook of Musical Iconography, XXI/XXII, 2004/2005. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2006, pp. 65 - 103

SOUSA, Luís Correia de - “ Iconografia musical na escultura Românica em Portugal ”, in Medievalista on line, Publicação electrónica do Instituto de Estudos Medievais, F.C.S.H., da Universidade Nova de Lisboa, em www.medievalista.pt, 2005

SOUSA, Luís Correia de - “Project Images of Music – A Cultural Heritage ” in Pol-e Firuzeh, Special International Issue: Migrant's Music, volume 3, n. º 12, Summer 2004, Tehran, Cultural Research Bureau, pp.228- 240

 

Eventos e projectos:

2012 - Coordenação do Curso “Imagens medievais – Natureza, Espiritualidade, Arte e Ciência”, integrado na Escola de Verão 2012 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; 27 de Agosto a 5 de Setembro.

2011 – Organização e elemento da comissão científica do 2º Fórum Itinerários Musicais: Música e Gesto. Lisboa, Centro Cultural de Belém, 28 e 29 de Outubro. Evento realizado no âmbito das actividades do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical).

2010 – Organização e elemento da comissão científica do 1º Curso Internacional de Iconografia Musical realizado em articulação com a Escola de Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, no âmbito das actividades do IEM (Instituto de Estudos Medievais) e CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical); Lisboa, FCSH, Palácio Fronteira, Museu do Oriente e Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa (12 a 16 de Julho).

2006-2008 - Projecto : Imago – Base de dados de Iconografia Medieval.  Investigador responsável: Adelaide Miranda e José Custódio Vieira da Silva. Equipa de investigação: Adelaide Miranda; José Custódio Vieira da Silva; Luís Correia de Sousa; Joana Ramôa; Ana Cristina Santos

2003 – Organização do Colóquio Internacional: Images of Music – A Cultural Heritage, no âmbito das actividades do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 22 de Maio de 2003.

 
 
 

 

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