|
| |
|
Colóquio Internacional:
" A Bíblia Medieval - Do Românico ao Gótico (Sécs. XII-XIII).
Textos e Imagens, Produção e Usos"
Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, 3 a 4 de Novembro de 2015
Conferencistas:
Akiko Komada, Alfredo
Teixeira, António Matos Ferreira, Armindo
Vaz, Chiara Ruzzier, Guy Lobrichon,
Isabel Escandell Proust,
José Tolentino Mendonça,
Luís Correia de Sousa, Maria Adelaide, Rita Mendonça
Leite
Miranda,
Maria Alessandra Bilotta,
Maria Coutinho,
Matthias Tischler, Patricia Stirnemann e Xavier van
Binnebeke.
Coordenação: Luís Correia de Sousa -
IEM-FCSH.UNL
Comissão Organizadora: Luís Correia de Sousa
- IEM-FCSH.UNL / Maria Alessandra Bilota - IEM-FCSH.UNL
Organização: Instituto de Estudos Medievais, em parceria
com o Centro de Estudos de História Religiosa
e Centro de Estudos Cardeal Hoffner, da Universidade Católica Portuguesa
e Secretariado Nacional para os
Bens Culturais da Igreja.
Cartaz -
Programa -
Press Release
Inscrições:
Enviar mensagem para a organização do colóquio: iem.geral@fcsh.unl.pt
|
Lançamento durante o Colóquio Internacional:
"Catálogo
das Bíblias portáteis
SACRA PAGINA
Textos e imagens das Bíblias portáteis do
século XIII pertencentes às colecções portuguesas , de
Luís Correia de Sousa
Paulus Editora
|
A propósito...
As chamadas "bíblias portáteis" que se difundem na transição do século XII para
o XIII, representam uma verdadeira revolução cultural na Europa. Assistia-se
então ao renascer da vida urbana e ao aparecimento das primeiras universidades.
Havia necessidade de mais livros, e em particular de mais bíblias. As enormes
bíblias românicas dos mosteiros revelam-se desadequadas.
É neste contexto que se difundem as bíblias portáteis, de reduzidas dimensões,
executadas em velino de extrema finura e maleabilidade, em letra gótica
muito regular. Junto aos principais centros universitários, como Paris, surgem
verdadeiras oficinas de produção em série, onde existe já uma bem definida
divisão do trabalho.
As reduzidas dimensões do novo códice facilitam o seu transporte, os custos de
produção diminuem e a leitura individualiza-se. A relação com o texto torna-se
mais intima, privada. É uma nova época que começa. CF
.
.
Pormenores da Inicial historiada "I" do Livro de Rute, Évora, BPE,
Cód. CXXIV/1-7, f.138
Previsão para 2016:
Exposição de Bíblias Portáteis Iluminadas,
comissariada por Luís Correia de Sousa
Biblioteca Nacional de Portugal
|
Quem é Quem
Luís Correia de Sousa
2011 - Tese de Doutoramento em História da Arte, Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, Imagens de Música na
Arte Medieval em Portugal .
2004 – Mestrado em História da Arte – Medieval, Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas, Universidade Nova de Lisboa - Lisboa,
Iconografia musical na arte da Idade Média em Portugal.
2000 – Licenciatura em Ciências Musicais, Faculdade de
Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Publicações:
SOUSA, Luís Correia de –
"O iluminado 51 da Biblioteca Nacional de Portugal - Uma Bíblia
portátil do século XIII"., in Invenire, nº 9, Lisboa, 2015, pp.
SOUSA, Luís Correia de – “The Evocation of Music in the Ephemeral Artworks:
The Wedding Celebrations of King Pedro II and D. Maria Sofia of Neuburg in
Lisbon, 1687”, in Music in Art. International Journal for Music Iconography,
vol. XXXVII, n.º 1-2, New York, Research Center for Music Iconography, 2012, pp.
83-99.
SOUSA, Luís Correia de; MIRANDA, Adelaide – “ A mesa do rei” como metáfora do
poder”, in A mesa dos reis de Portugal. Ofícios, consumos, cerimónias e
representações (séculos XIII-XVIII), coordenação e edição Ana Isabel Buescu &
David Felismino. Lisboa, Círculo de Leitores, 2011, pp. 382-405.
SOUSA, Luís Correia de; MIRANDA, Adelaide – “Corpo / Alfabeto – Representação
do corpo da Crónica Geral de Espanha”, In Jorge Crespo – Estudos em Homenagem,
Coordenação de Paula Godinho, Susana Pereira Bastos e Inês Fonseca. Lisboa:
100Luz, 2009, pp. 415-434.
SOUSA, Luís Correia de – “Rex Musicus – iconografia do salmo 80 nas Bíblias
francesas do século XIII”, in Revista de História da Arte, nº 3, Março de 2007.
Lisboa: Edições Colibri, pp.131-151.
SOUSA, Luís Correia de - “Musical Iconography in Portuguese Middle Age Art”,
in Imago Musicae – International Yearbook of Musical Iconography, XXI/XXII,
2004/2005. Lucca: Libreria Musicale Italiana, 2006, pp. 65 - 103
SOUSA, Luís Correia de - “ Iconografia musical na escultura
Românica em Portugal ”, in Medievalista on line, Publicação electrónica do
Instituto de Estudos Medievais, F.C.S.H., da Universidade Nova de Lisboa, em
www.medievalista.pt, 2005
SOUSA, Luís Correia de - “Project Images of Music – A Cultural
Heritage ” in Pol-e Firuzeh, Special International Issue: Migrant's Music,
volume 3, n. º 12, Summer 2004, Tehran, Cultural Research Bureau, pp.228- 240
Eventos e projectos:
2012 - Coordenação do Curso “Imagens medievais – Natureza, Espiritualidade,
Arte e Ciência”, integrado na Escola de Verão 2012 da Faculdade de Ciências
Sociais e Humanas; 27 de Agosto a 5 de Setembro.
2011 – Organização e elemento da comissão científica do 2º Fórum Itinerários
Musicais: Música e Gesto. Lisboa, Centro Cultural de Belém, 28 e 29 de Outubro.
Evento realizado no âmbito das actividades do CESEM (Centro de Estudos de
Sociologia e Estética Musical).
2010 – Organização e elemento da comissão científica do 1º Curso
Internacional de Iconografia Musical realizado em articulação com a Escola de
Verão da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, no âmbito das
actividades do IEM (Instituto de Estudos Medievais) e CESEM (Centro de Estudos
de Sociologia e Estética Musical); Lisboa, FCSH, Palácio Fronteira, Museu do
Oriente e Museu do Fado e da Guitarra Portuguesa (12 a 16 de Julho).
2006-2008 - Projecto :
Imago – Base de dados de Iconografia Medieval. Investigador
responsável: Adelaide Miranda e José Custódio Vieira da Silva. Equipa de
investigação: Adelaide Miranda; José Custódio Vieira da Silva; Luís Correia de
Sousa; Joana Ramôa; Ana Cristina Santos
2003 – Organização do Colóquio Internacional: Images of Music – A Cultural
Heritage, no âmbito das actividades do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e
Estética Musical). Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 22 de Maio de 2003. |
|
|
|
| |
|
|
|