Projecto Curricular
Para a Disciplina de Introdução à Filosofia (10º Ano)
Objectivos e Metodologias |
Para a definição do projecto
curricular da disciplina de filosofia, foram seguidos os seguintes
procedimentos: - Definição do perfil do aluno à saída do secundário, atendendo ao contexto escolar. - Definição dos objectivos essenciais da disciplina, tendo em conta as condicionantes locais. - Selecção dos conteúdos obrigatórios e respectivos objectivos específicos mínimos. |
Elementos do Perfil do Aluno à Saída do Secundário |
Domínio da
formação pessoal e social:
- É capaz de desempenhar papéis sociais em contextos diversos, compreendendo a interacção com a perspectiva dos outros. - Comporta-se no quadro das regras sociais, que analisa e compreende criticamente. Domínio dos saberes, instrumentos e capacidades, visando o exercício da cidadania: -Revela capacidades de compreensão, vivência e fruição da realidade em que está inserido, nas suas diversas dimensões. - Organiza os saberes e experiências em sistemas interpretativos coerentes, mas críticos e flexíveis. Valores, Atitudes e Práticas: - Assume juízos de valor pessoais sobre factos, pessoas, situações, fundamentados num sistema de valores próprio e coerente. - Manifesta respeito, abertura e capacidade de diálogo face a perspectivas e valores diferentes do seus. |
Objectivos Essenciais da Disciplina |
Objectivos gerais mínimos:
- Fornecer instrumentos intelectuais de análise e de reflexão - Propiciar a convergência da formação e da informação, num horizonte de aperfeiçoamento pessoal e cultural. - Promover uma efectiva mudança de atitudes, mediante um distanciamento crítico que permita a análise fundamentada do vivido. |
Objectivos Específicos Mínimos |
I. A Intenção
Filosófica e a Diversidade dos Saberes
1.Do Vívido ao Pensado Objectivos específicos: -Reconhece a importância da experiência na formação do conhecimento e do pensamento. -Apreende a diversidade da experiência humana - Distingue os diferentes níveis do saber -Compreende a articulação entre linguagem e pensamento - Diferencia perspectivas de linguagem com forma de expressão do pensamento - Caracteriza a arte, a ciência, a política e a religião como diferentes planos de dar sentido e unidade à realidade. 2. O Lugar da Filosofia Objectivos específicos: - Compreende a definição da Filosofia como problema filosófico - Distingue a atitude natural e a atitude filosófica - Explicita as características da Filosofia - Conhece algumas das principais problemáticas questões filosóficas II. A Acção Humana e a questão dos Valores 1.A Acção Humana Objectivos específicos: - Diferencia "agir" de "fazer" -Identifica a condicionantes da acção humana- o homem como ser bio-psico-cultural. - Explica o papel da acção na individualização do homem 2. Valores Objectivos específicos: - Distingue "facto" de "valor" -Discute o carácter normativo dos valores - Compreende a historicidade/ temporalidade dos valores 3. Multiplicidade dos valores. A Dimensão ética: Objectivos específicos: -Compreende a dimensão ética do agir -Relaciona acção-intenção e liberdade-responsabilidade - Relaciona "pessoa" com consciência moral - Diferencia legalidade e moralidade A Dimensão Estética: Objectivos específicos: - Compreende a dimensão estética do agir - Relaciona a sensibilidade e a experiência estética - Reconhece a subjectividade do juízo estético -Identifica diferentes funções da arte-expressão, comunicação, símbolo. A Dimensão da experiência religiosa: Objectivos específicos: -Compreende a dimensão religiosa do agir - Distingue "sagrado" de "profano" - Discute o fenómeno religioso na actualidade III.A Filosofia no Tempo Objectivos específicos: -Situa as origens da Filosofia - Compreende a matriz grega das diferentes orientações dos problemas filosóficos na tradição ocidental |
Adaptado do projecto curricular elaborado pelo Grupo de Filosofia da Esc. Sec. de Padre António Vieira (Lisboa) |