Site sobre filosofia criado em 1999

 

www.filorbis.pt

 

 

 

 

Infinitamente Pequeno

Neurónios do Hipocampo em fluorescência, cultivados in vitro.

O cérebro humano possui aproximadamente mais de 100 milhões de neurónios, 13 vezes mais do que o número de seres humanos na terra.

 
 

 

John Dalton (1766-1844), sustenta que os átomos eram as mais pequenas partículas do universo e imagina-os semelhantes a pequenas bolas de bilhar (Absorption of Gases by Water and Other Liquids, 1803).

A solução do enigma da vida no espaço e no tempo encontra-se fora do espaço e do tempo, Ludwig Wittgenstein.
.

 

 

 

Alquimista, pintura de David Teniers, o jovem (século XVII)

 

 
 

 

.

.

As células - elemento básico da vida - foram descobertas em 1663 por Robert Hooke (1635-1703) graças à invenção de um microscópio rudimentar

.

 

 

 

 

 

 

 

  O centro de investigação do CERN, na Suíça, procura descobrir o bosão de Higgs , uma partícula subatómica que se acredita ter estado na origem das estrelas, planetas e eventualmente da própria vida, depois da "Big Bang" à  13.700 milhões de anos.

 

 
   
  Fragmento de ADN (acido desoxirribonucleico), unidade básica da vida que contém a informação única de cada ser vivo. O ADN é um longo polímero constituído por unidades simples de nucleótidos. Estes nucleótidos são formados por grupos fosfato, açucares e bases nitrogenadas (adenina, guanina, citosina e timina) cuja sequencia codifica a informação genética. O ADN está organizado em pequenos segmentos (genes) que codificam entidades catalíticas (proteínas) que desempenham as principais funções da célula.  O DNA está muito compactado na célula e estruturado em cromossomas. 
.  

 .

Para nos contactar: carlos.fontes@sapo.pt