Navegando na Filosofia.Carlos Fontes

Cosmos? É Comigo

O centro do Cosmos O Fogo Central

 

 

O primeiro tratado europeu de astronomia Sphaerae Mundi foi escrito por volta de 1230, pelo clérigo inglês John of Hollywood, ou Johannis de Sacrobosco, como assinava em latim. Esta obra baseava na versão árabe do Almagesto, do grande astrónomo da antiguidade clássica. A terra estava colocada imóvel no centro do cosmos.

 

Sphaerae Mundi (edição de 1567): representação da posição da lua numa linha recta que vai da terra ao sol.

Sphaerae Mundi (edição de 1567): eclipses da lua

 

Tales concebeu a terra como um pedaço de madeira flutuando sobre a água. Anaximandro como um cilindro suspenso no espaço interior de uma grande esfera. Os pitagóricos afirmaram que a terra redonda, girando à sua volta 9 corpos celestes, entre os quais incluíam uma anti-terra. Mas foi no século II depois de Cristo, que surgiu um dos mais espantosos matemáticos, astronómos, geógrafos e físicos de todos os tempos. Continuou a manter a Terra bem no centro do cosmos, girando a sua volta todos os corpos celestes, mas os movimentos destes foram matematicamente determinados.  

O Almagesto, o nome árabe da obra que intitulou Colecção Matemática em Treze Livros, constituiu durante mais de 1500 anos, a obra de referência de todos os astrónomos, geógrafos e navegadores. 

  Quem Foi?

 

Sphaerae Mundi (edição de 1567): eclipes do sol.

Carlos Fontes

Testes de Filosofia