Atomistas
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Péricles discute com Anaxágoras, pintura de Augustin Louis Belle Desde o século VII a.C.,um pouco por todo o mundo grego surgem filósofos que procuram compreender a totalidade da experiência humana. Em termos históricos aos eleatas sucedem-se os Atomistas. A sua tese essencial reside na afirmação da multiplicidade originária dos elementos e das causas em acção recíproca. Aceitam, pois como Parménides que a pluralidade não pode provir de uma unidade originária. Empédocles de Agrigento (c.495 -435) e Anaxágoras de Clazómene (500-428 a.C.) já tinham sustentado este princípio filosófico, mas foram os Atomistas que o assumiram de uma forma radical e extraíram dele importantes conclusões. Os principais pensadores desta nova corrente filosófica foram Leucipo (?-450 a.C.), Demócrito (460-370 a.C.), Epicuro (341- 271), tendo como seu último representante o romano Lucrécio (96-55 a.c.). O seu
nome deriva de átomo, que significa indivisível. Os atomistas
defendiam que na natureza tudo ocorria devido à acção de elementos mínimos
invisíveis, os átomos. O poder de que é capaz de exercer o ar parecia-lhes
provar esta proposição (B. Farrington). Empédocles,
ao mergulhar na água, em posição invertida um vaso de pequenas dimensões, demonstrou que o
ar, embora sendo invisível ocupava espaço e exercia pressão sobre a água.
Vejamos algumas das suas ideias fundamentais destes primeiros atomistas. Vácuo (não-ser) e átomos (seres infinitos e indivisíveis)
O cosmos não é, como em Anaxágoras, governado por qualquer inteligência ordenadora, mas por uma necessidade cega, o acaso. Geração e
Composição das Coisas
- Os átomos movem-se no vácuo, encontrando-se,
chocam-se entre si; uns saltam, outros entrelaçam-se entre si, de
acordo com a simetria de suas formas, tamanhos, posições e disposições.
Quando se reúnem dá-se o nascimento das coisas compostas (comentário de
Simplício). - Quanto aos corpos
compostos, o mais leve é o que contém mais vácuo, e o mais pesado o que possui
menos. Algo parecido ocorre nos corpos duros e nos moles. (comentário de
Teofrasto,
Leucipo, Demócrito e Epicuro afirmam que a percepção e o pensamento ocorrem em consequência da entrada na nossa vista de imagens do mundo exterior. Nenhum percepção ou pensamento ocorre a alguém sem o choque de uma imagem proveniente do mundo exterior. (comentário de Écio). Eles atribuem a percepção a certas imagens do mesmo formato que o objecto, as quais estão continuamente a sair dos mesmos e a chocar com os olhos. (comentário de Alexandre) Em consonância com esta teoria da percepção estabeleceram dois tipos de qualidades nos corpos compostos: as qualidades subjectivas e as objectivas: "Por convenção existem o doce e o amargo, o quente e o frio, ou mesmo a cor; na verdade, apenas temos átomos e vazio. Não aprendemos nada exactamente como as coisas são, tudo depende em última instância da condição do nosso corpo e das coisas que chocam com ele ou lhe oferecem resistência”.(fragmento de Demócrito) . “O espírito actua através dos movimentos mecânicos e de colisões de átomos, e as suas impressões estão naturalmente sujeitas às distorções das sensações” (fragmento de Demócrito). Carlos Fontes |
Carlos Fontes