Atenas: o predomínio das questões antropológicas
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A Filosofia que emergiu na Jónia, e que depois se expandiu pelo Sul da Itália, passando pela cidade de Abdera, onde o atomismo encontrou um lugar de eleição, conheceu a partir do século V a. C, em Atenas, um excepcional desenvolvimento. Nesta cidade apareceram um conjunto de pensadores que determinaram de uma forma decisiva a evolução do pensamento ocidental. Entre eles destacam-se Protágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles e Epicuro. Alguns factores de natureza histórica podem-nos ajudar a compreender este fenómeno. |
A Revolução Democrática No século VI a. C., o regime aristocrático que vigorava na cidade, sofre uma importante transformação. Solon, eleito arconte, em 594 a.C. procurou implantar um regime democrático. Promulga então em série de leis, que criam um direito comum a todos os atenienses. Dividiu também o conjunto dos cidadãos, não em função do seus nascimentos, mas sim, dos seus rendimentos. A mudança decisiva no sentido da democracia, ocorre com a chamada "reforma de Clístenes", entre 510-507 a.C, na qual são destruídas as bases do poder aristocrático. A população da Ática é dividida em 100 circunscrições territoriais ou Demos, e estas em 10 tribos.
Estamos perante um modelo de sociedade assente numa ampla participação de todos os cidadãos.
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![]() É neste contexto que se forma a Confederação de Delos, liderada por Atenas, e que se destina a preparar as cidades do mar Egeu para resistirem a um eventual ataque Persa. O dinheiro desta Liga irá servir, entre outras coisas, para a reconstrução de Atenas.
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![]() Discurso Fúnebre de Péricles, Philipp Von Foltz (1853) | |
A Nova Democracia
Depois da guerra com os Persas, o regime democrático é mais do que nunca assente numa ampla participação dos cidadãos. Em princípio, qualquer cidadão com mais de 30 anos, qualquer que fosse a sua categoria social ou a sua fortuna, podia ser eleito para exercer as funções de juíz, político ou chefe militar. Os juízes, por exemplo, eram designados à sorte entre as dez tribos da cidade e distribuídos de igual modo, pelos dez tribunais da cidade. Dada a enorme importância que era conferida às Assembleias e Tribunais, impõem-se rapidamente a necessidade de uma reflexão profunda sobre conceitos como Justiça e Virtude, dado que os mesmos fundamentavam a prática dos cidadãos. Impõem-se igualmente, a necessidade da sua melhor educação, atendendo à diversidade de funções que podiam assumir na vida da cidade. Com a Democracia em Atenas, a Filosofia desce à Terra, secundariza as questões cosmológicas e atribui a prioridade aos problemas antropológicos ( estudo das questões referentes ao Homem). | |
O Banquete de Platão, de Anselm Feuerbach (1829-1880) |
Carlos Fontes