1. Unidade e Diversidade da Ciência
A ciência moderna difunde a ideia da ciência como
um todo. Pressupõe que existe apenas um único método e modelo
cientifico, o da física moderna criada por Galileu Galilei. A
matemática era o fundamento da unidade das ciências.O positivismo
irá defender esta posição.
A
proliferação das ciências, sobretudo a partir do século XIX
levanta problemas novos para a ciência. A maioria das novas ciências
adoptaram métodos de investigação muito diferentes dos
empregues pela física. Um mesmo objecto, de acordo com cada
ciência particular, pode ser analisado segundo métodos,
procedimentos e linguagens muito diversas. Qual o valor de cada uma
destas ciências?
Classificação das ciências.
Augusto Comte (1798-1857), o criador do
positivismo, classifica de
forma hierarquizada as diferentes ciências, adoptando o critério da
sua complexidade crescente e generalidade decrescente (das mais
abstractas para as mais concretas). Neste sentido, temos em primeiro
lugar a matemática, seguindo-se a mecânica, a física, a química, a
biologia e a sociologia. Estas seriam as seis ciências fundamentais,
todas aplicando uma metodologia de pesquisa similar.
No século XIX assiste-se à criação e
desenvolvimento dos estudos sobre o homem, da sua história, da sua
linguagem e dos seus costumes. As ideias positivistas, então
dominantes defendiam a aplicação nestes estudos dos métodos
empregues nas ciências da natureza, para que os mesmos pudessem ser
considerados científicos. Posição que provocava enormes conflitos. W.
Dilthey (1883-1911) , procurou então estabelecer para estas novas ciências um
estatuto próprio. Dividiu as ciências em dois grandes
grupos: as chamadas
ciências da natureza ("exactas" ou "naturais"),
que tem por objectivo explicar o real, e
as ciência do espírito ("humanas" ou
"sociais") que tem por objectivo compreender o homem.
Nas ciências do natureza explicam-se
objectivamente as leis que determinam as relações entre os
fenómenos naturais. Estas leis podem ser comprovadas pela
experiência e descritas de forma matemática.
Nas ciências do espírito
interpretam-se ou compreendem-se os fenómenos humanos, caracterizados
por serem subjectivos e particulares, sendo por isso, dificilmente
quantificáveis.
No século XX, o filósofos e cientistas d
denominado Círculo de Viena, defenderam a unidade da ciência,
propondo que fosse adoptado em todas as ciências o método e a
linguagem utilizado na física. Desta forma seria possível, conforme
defendiam, abolir as barreiras entre as várias ciências.
O debate prossegue.
Carlos Fontes