O ser humano é um ser dotado
de capacidade para organizar e interpretar os estímulos que recebe do
mundo exterior.
Estes estímulos são
organizados internamente num contínuo a que chamamos experiências de
vida.
No entanto, para que algo se
constitua verdadeiramente como uma experiência é necessário que aquilo
que vivemos (ou experimentamos) se torne algo significativo, isto é, seja
destacado do fluxo dos acontecimentos quotidianos e possa mais tarde ser
recordado e referido como tal, permitindo-nos também relacionar esta
experiência com outras.
Para que haja uma efectiva
experiência é pois necessário que esta seja objecto de uma reflexão,
dando assim origem a saberes baseados em experiências
significativas.
É fácil perceber que os saberes
práticos, como o saber fazer algo, estão ligados a experiências.
Existem todavia outros saberes, como os chamados saberes teóricos
(ciência, filosofia, etc), cuja ligação à experiência nem sempre é tão
evidente, mas não deixam de ser igualmente importantes.
O progresso das sociedades humanos
assenta neste conjunto de saberes que foram sendo criados, acumulados e
transmitidos ao longo das sucessivas gerações.
O termo saber é utilizado
frequentemente como sinónimo de conhecimento, e aplica-se a multiplicidade de
saberes: saber vulgar, saber científico, saber filosófico, saber religioso,
etc.
2. Conhecimento Vulgar
(Senso Comum)
Este é o
nível mais básico do conhecimento constituído a partir da apreensão
espontânea e imediata da realidade.
2.1. Caracterização do senso
Comum
O nível mais elementar de
conhecimento designa-se por senso comum ou conhecimento vulgar:
Características básicas:
a) Saber Imediato. Nível mais
elementar do conhecimento baseado em observações ingénuas da realidade.
Está frequentemente ligado a resolução de problemas práticos do
quotidiano.
b) Saber Subjectivo. Construído
com base em experiências subjectivas.
c) Saber heterogéneo. Resulta
de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, sem
qualquer selectividade, coerência ou método. Trata-se de uma forma de
saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito
evidente a influência das tradições e ideias feitas transmitidas de
geração em geração.
d) É formulado na linguagem vulgar
frequentemente ambígua.
e) Saber Não Crítico.
Conhecimento pouco generalizador.
Qual a relação entre o Senso Comum
e o Conhecimento Científico ?
Em Construção !
Carlos Fontes