Navegando na Filosofia. Carlos Fontes

Epistemologia, 

Senso Comum e Conhecimento Científico

Voltar

.

Esquemas

 

.

.

Síntese da Matéria

Senso Comum e Conhecimento Científico

 

         1. Diversidade de Saberes

O ser humano é um ser dotado de capacidade para organizar e interpretar os estímulos que recebe do mundo exterior.

Estes estímulos são organizados internamente num contínuo a que chamamos experiências de vida.

No entanto, para que algo se constitua verdadeiramente como uma experiência é necessário que aquilo que vivemos (ou experimentamos) se torne algo significativo, isto é, seja destacado do fluxo dos acontecimentos quotidianos e possa mais tarde ser recordado e referido como tal, permitindo-nos também relacionar esta experiência com outras.

Para que haja uma efectiva experiência é pois necessário que esta seja objecto de uma reflexão, dando assim origem a saberes baseados em experiências significativas. 

É fácil perceber que os saberes práticos, como o saber fazer algo, estão ligados a experiências. Existem todavia outros saberes, como os chamados saberes teóricos (ciência, filosofia, etc), cuja ligação à experiência nem sempre é tão evidente, mas não deixam de ser igualmente importantes. 

O progresso das sociedades humanos assenta neste conjunto de saberes que foram sendo criados, acumulados e transmitidos ao longo das sucessivas gerações. 

O termo saber é utilizado frequentemente como sinónimo de conhecimento, e aplica-se a multiplicidade de saberes: saber vulgar, saber científico, saber filosófico, saber religioso, etc.

         

2. Conhecimento Vulgar (Senso Comum)  

Este é o nível mais básico do conhecimento constituído a partir da apreensão espontânea e imediata da realidade.

2.1. Caracterização do senso Comum

O nível mais elementar de conhecimento designa-se por senso comum ou conhecimento vulgar:

Características básicas:

a) Saber Imediato. Nível mais elementar do conhecimento baseado em observações ingénuas da realidade. Está frequentemente ligado a resolução de problemas práticos do quotidiano.

b) Saber Subjectivo. Construído com base em experiências subjectivas.

c) Saber heterogéneo. Resulta de sucessivas acumulações de dados provenientes da experiência, sem qualquer selectividade, coerência ou método. Trata-se de uma forma de saber ligado ao processo de socialização dos indivíduos, sendo muito evidente a influência das tradições e ideias feitas transmitidas de geração em geração.  

d) É formulado na linguagem vulgar frequentemente ambígua. 

e) Saber Não Crítico. Conhecimento pouco generalizador. 

Qual a relação entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico ?

Em Construção !

Carlos Fontes 

Carlos Fontes

 11º Ano - Programa de Filosofia

Navegando na Filosofia