1.As teorias explicativas sobre o
conhecimento foram sempre um tema central na história da filosofia, e
mais recentemente, também na ciência. As perspectivas da ciência
não são, como é obvio, coincidentes com as da filosofia.
5. Entre as teorias científicas do
conhecimento, podemos destacar as filogenéticas, as ontogenéticas,
a sociologia do conhecimento e a psicologia da percepção.
Filogénese:
A filogénese estuda a história da evolução humana,
nomeadamente a constituição dos seres humanos como sujeitos
cognitivos. A paleontologia humana, baseada em inúmeras
investigações, afirma que os homens nem sempre tiveram a mesma
constituição e capacidades. A explicação mais consensual é
que a evolução da nossa constituição morfológica e funcional, foi
feita em simultâneo com o desenvolvimento das nossas capacidades
cognitivas (memória, linguagem e pensamento) e esta de forma articulada
com o desenvolvimento das nossas realizações e capacidades técnicas.
Todos estes factores de forma inter-relacionada contribuiram para
gerarem a espécie que hoje somos.
Ontogénese:
O conhecimento é encarado como um processo de
modificações e adaptações ao meio que desde o nascimento
ocorre em todos os seres vivos. Segundo diversos autores, a
ontogénese repete a filogenese, isto é, o desenvolvimento da
humanidade é como que repetido no desenvolvimento de cada ser.
Jean Piaget (1896-1980), o
criador desta abordagem científica do conhecimento (a Psicologia
Genética), começou por
estudar o modo como, em cada indivíduo se desenvolve a faculdade de
raciocinar (abordagem genética) considerando, deste modo, que esta
faculdade não está pré-constituída aquando do nascimento de
uma criança. Chegou à conclusão de que na origem do conhecimento
estaria um processo dinâmico em que há uma permanente interacção
entre o sujeito e o objecto.
O estudo deste processo de constitutivo das nossas
capacidades cognitivas, conduziu Piaget a descobrir quatro
grandes períodos ou estádios que são caracterizados em função das
capacidades, de que um indivíduo dispõe para a apreensão e
organização da realidade:
1. Estádio da inteligência sensório-motora ( do nascimento aos 2 anos);
2. Estádio da
inteligência pré-operatória ( dos 2 aos 7 anos);
3. Estádio das
operações concretas dos 7 anos 12 anos);
4. Estádio das
operações formais ou abstractas.
Cada estádio representa
uma forma de equilíbrio mais estável. Nesta perspectiva não existem
estruturas inatas. Inata é apenas a necessidade de adaptação ao
meio. Esta perspectiva do conhecimento é hoje denominada por construtivismo.
Sociologia do Conhecimento:
Estuda a construção social da
realidade pelos sujeitos, nomeadamente o senso comum.
Carlos Fontes