Navegando na Filosofia - Carlos Fontes

Ética, Direito e Política

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Síntese

Legitimidade do Estado segundo John Rawls

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Uma Sociedade Justa segundo John Rawls

John Rawls (1921-2002) escreveu a sua principal obra - Uma Teoria da Justiça (1971 ), numa altura que o mundo estava dividido entre dois blocos políticos com diferentes concepções sobre a justiça social, a igualdade, liberdade ou a propriedade. O Bloco liderado pela antiga União Soviética subordina a justiça social ao princípio da igualdade económica (comunismo). O Bloco liderado pelos EUA, subordina a justiça social ao princípio da liberdade económica (liberalismo). 

Rawls está comprometido com o modelo económico liberal e procura fundamentar a legitimidade das sociedades liberais, assentes na desigualdade na distribuição da riqueza. As questões que aborda por ser sintetizada da seguinte forma:

-  É possível conciliar a Princípio da Igualdade de Direitos numa sociedade marcada pelas desigualdades entre os indivíduos ? A igualdade de direitos não implica o fim das desigualdades sociais ? Os indivíduos mais empreendedores e talentosos tem que ser limitados nas suas aspirações ? O progresso nas sociedades liberais implica necessariamente a riqueza de uns e a pobreza de outros ?

John Rawls, tem uma clara visão optimista dos homens, confiando nas suas capacidades racionais para resolver estes dilemas. Ele acredita que a solução está na criação de uma Sociedade Justa, que promova a Justiça Social

Há um ponto que nenhuma sociedade justa pode abdicar: o respeito pelos Direitos e as Liberdades que gozam os cidadãos. Estes direitos são invioláveis e não podem ser instrumentalizáveis sob nenhum pretexto, ao contrário do que admitiam os utilitaristas.

A Justiça deve ser a regra de qualquer sociedade humana bem ordenada, o que implica uma distribuição equitativa dos direitos e dos deveres entre os cidadãos de modo a gerar a máxima cooperação entre eles e uma correcta distribuição dos benefícios alcançados. 

A sua filosofia política assenta numa concepção universalista da Justiça (deontológica), seguindo um modelo inspirado em I. Kant.

John Rawls estabelece os princípios de uma sociedade justa, tendo por base uma situação inicial hipotética. Ele irá mostrar que todo o homem razoável, colocado nesta situação imaginária, apenas pode desejar pertencer a um sistema social o mais equitativo possível.  

a ) Situação Original

Nome que designa a situação imaginada por John Rawls, onde os indivíduos estabelecem um contrato social sob certas condições. Trata-se uma situação idêntica ao estado natureza ou estado natural imaginado por John Locke, no qual os indivíduos estabeleceram o Contrato Social que passou a reger as suas relações sociais. Para que as decisões, tomadas nesta situação original, sejam inteiramente justas é necessário respeitar as seguintes regras: 

- Véu da Ignorância. Os indivíduos deverão ignorar quem são e esquecerem os seus interesses particulares. Só nesta situação de imparcialidade e equidade os indivíduos podem estabelecer os princípios de justiça que devem reger uma sociedade justa que concilie a máxima liberdade individual com a igualdade de direitos para todos. Os princípios que forem estabelecidos deverão atender apenas ao interesse geral. 

- Critério "Maximini". Os indivíduos colocados na "situação original" devem imaginar-se na pior de todas as situações sociais, isto é, como pobres e marginalizados. Maximini designa o critério que deverá ser seguido na escolha dos princípios da justiça: maximizar todas as oportunidades e calcular o risco previsível para as diferentes opções. De acordo com este princípio é sempre preferível escolher a opção mais segura que implica o menor risco para todos.

Rawls defende que todos os indivíduos que abordem a questão da justiça da forma anteriormente descrita, só podem chegar aos princípios que a seguir enunciaremos.   

b ) Princípios de uma Sociedade Justa

1. Princípio das Liberdades. Cada pessoa tem um igual direito a um sistema plenamente adequado de liberdades e de direitos fundamentais, iguais para todos, e compatível com o mesmo sistema para todos. 

As liberdades individuais deverão ser tão extensas quanto possível, tendo apenas como exigência que as mesmas sejam compatíveis com a liberdade de outros indivíduos. As liberdades básicas são iguais para todos os indivíduos. O regime democrático decorre naturalmente deste princípio. 

2. Princípio da DiferençaAs desigualdades sociais e económicas devem cumprir duas condições para serem admissíveis:

 

a) ligarem-se a funções e posições abertas a todos em condições de justa igualdade de oportunidades (princípio da oportunidade justa); 

 

b) servirem para o maior benefício dos menos favorecidos ( princípio da diferença).

 

Independentemente da condição social todos os homens deveriam gozar do mesmo estatuto, isto é, ter as mesmas oportunidades básicas. Esta igualdade de direitos não deve constituir uma limitação ao seu desenvolvimento. A desigualdade só pode ser socialmente existir na condição da mesma se traduzir em benefícios para os mais carenciados. Uma sociedade onde os mais talentosos e empreendedores sejam os únicos beneficiados é uma sociedade injusta. John Rawls sustenta que compete ao Estado promover a igualdade de oportunidades dos indivíduos, reduzindo as desigualdades naturais e sociais. Deverá actuar sobre o mercado livre corrigindo as distorções e proceder à redistribuição das riquezas de modo a proporcionar aos mais desfavorecidos as condições para melhorarem as suas condições de vida.

 

Uma sociedade justa, baseada nestes princípios aceita a desigualdade entre os indivíduos mas garante a todos eles as mesmas oportunidades básicas.  

 

c ) Estado e Cidadãos

O Estado deve organizar a sociedade de modo a compatibilizar as liberdades e garantir as mesmas oportunidades-básicas. 

 

Os cidadãos devem acatar as leis da sociedade, mas tem toda a legitimidade para não o fazerem ( Desobediência Civil) no caso dos princípios da justiça estarem a ser violados. Rawls admite a legitimidade de acções militares contra Estados opressores que violem os direitos dos seus cidadãos.

 

A filosofia política de John Rawls tem para muitos dos seus críticos apenas um objectivo: contribuir para atenuar as desigualdades das sociedades capitalistas propondo formas mais equitativas de distribuição da riqueza, numa perspectiva muito próxima da social-democracia europeia.   

 

 Saber mais: Biografia

          Carlos Fontes

Cartazes da Guerra Fria (1946-1991)

Cartaz contra a URSS (símbolo do comunismo), 1952. Editado por movimentos anti-comunistas.

"Onde estão os imperialistas?  Povos livres, defendei-vos!"

Cartaz contra os EUA (símbolo do capitalismo), 1951. Editado pelo Partido Comunista Francês.

"Aqui estão as bases americanas no mundo. Quem é o agressor? Quem ameaça?"

 

Carlos Fontes

10º. Ano - Programa de Filosofia 

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