...

Génios: Cientistas, Inventores e Visionários

..,

Anterior

....

Isaac Newton

(1642-1727)

Newton nasceu em Woolsthorpe, no Lincolnshire, em Inglaterra, no mesmo ano em que morreu Galileu Galilei.  Estudou em Cambridge (1660-1665), tendo obtido o grau de bacharel. Em virtude de ter ocorrido uma peste, a Universidade é encerrada. Newton volta a casa e aí passou dois produtivos anos (1665-1666), realizando importantes experiências como a decomposição da luz com a ajuda de um prisma de vidro.

Quando regressa a Cambridge tem já claramente definidas as suas três grandes áreas de investigação. Em 1668 recebe  o título de doutor e no ano seguinte torna-se professor de matemática. Ocupou depois vários cargos oficiais. 

O génio de Newton revelou-se sobretudo em três domínios da física que revolucionou completamente:

1. Mecânica. Em 1666 reflectindo sobre os problemas, obtém a explicação para a gravidade pela força de atracção mútua entre os corpos celestes. A sua teoria completa é exposta em 1687 nos Princípios Matemáticos de Filosofia Natural.

2. Óptica. Prova que a luz branca é composta das várias cores do arco-iris.  Esta teoria foi publica na sua obra sobre Óptica.

3. Matemática. Inventa em simultâneo com Leibniz o calculo infinitesimal, assim como o teorema binomial. A sua teoria foi publicada na sua obra Método das Fluxões e das Séries Infinitas. 

 

Obras:

Newton, I. - O Método das Fluxões e das Séries Infinitas. Lisboa. Prometeu. 2004  

Newton, I. - Princípios Matemáticos de Filosofia Natural (Trechos Seleccionados). São Paulo. Nova Editorial. 1987

Newton, I. - Óptica (Livro III, parte I). Idem. 

Newton, I. - O Peso e o Equilíbrio dos Fluidos. Idem

..

Continua !

Carlos Fontes

Referências Históricas

Navegando na Filosofia