. Budismo Breve Bibliografia Espere um pouco ! , |
. Religião criada por Gautama Siddharta (563-483 a.C.), no século VI a.C., no nordeste da Índia, preconiza uma ascese que visa extinguir em nós todo o desejo individual e romper com o mundo das "aparências", ambas fonte de sofrimento e insatisfação. A superação do sofrimento é o objectivo fundamental do budismo, o que só pode ser feito rompendo com o ciclo da morte e renascimento (reencarnação), a Roda da Vida. A salvação está em alcançar o Nada (Nirvana), que corresponde à extinção completa da existência individual no Nada, superando desta forma a dicotomia sujeito-objecto, ser-não ser, identidade-alteridade.
Os budistas acreditam no Karma, isto é, que as boas acções são recompensadas e as más punidas numa vida futura.
Os ensinamentos budistas estão sintetizados nas Quatro Nobres Verdades : a vida é sofrimento (1), o sofrimento tem como causa o desejo e a ignorância da realidade última (2), a causa do sofrimento pode ser superada (3), e superação está no Nobre Caminho Óctuplo (representadas na Roda do Dharma-Cakra). Este caminho é constituído por regras de equilibrio e moderação no entendimento, pensamento, linguagem, ação, modo de vida, esforço, atenção e concentração de modo a extinguir o ódio, a ganância e a vaidade.
Embora tenha muitas semelhanças com o Hinduismo, oferece a esperança do Nirvana e da libertação do ciclo da morte e renascimento para todos, e não apenas para alguns escolhidos.
No inicio era um religião sem divindades, mas após a sua expansão pela Ásia foram surgindo vários deuses e semi-deuses. Em todo o caso, o budismo refuta a ideia de um deus criador ou ordenador do mundo. A ideia de um deus supremo é contraditória com a existência de um mundo moralmente mau e pleno de sofrimento. Todo o processo universal se desenvolve segundo leis cósmicas e morais universais, que recompensam tudo o que é bom e punem tudo o que é mau. Nada está estático, tudo está em continua mudança. Nada existe que não tenha principio ou fim, incluindo os deuses
Budismo Humphreys,C.- Budismo. Lisboa. Ed.Ulisseia. Watts, Alan - O Budismo Zen. Lisboa. Presença. Watts, Alan - OM, A Silaba Sagrada. Lisboa. Íman. 2004 . Continua ! |
Carlos Fontes