Formação a distancia

 

A crescente importância desta modalidade de formação, em particularmente entre a população adulta, tem vindo a levantar questões que muitos autores consideram ser radicalmente novas. Pouco se sabe sobre os efeitos destes ambientes electrónicos na aprendizagem humana. A totalidade das teorias de aprendizagem assenta numa relação presencial de formador e formando. Neste caso o factor distância condiciona não apenas a forma como a formação é concebida, mas também toda  a relação pedagógica. Esta modalidade de formação tem características distintas da formação presencial:

 

-          A separação entre o formador e o formando em todo o processo de aprendizagem. Estamos perante um processo de fragmentação das relações. Não existe um grupo de formandos, mas apenas individuos que aprendem segundo as suas próprias necessidades e ritmos de aprendizagem;

 

-          A mediatização é feita quase que exclusivamente através de meios técnicos que suportam os conteúdos da formação. Este uso intenso de meios técnicos acaba  por colocar a tecnologia no centro do processo formativo. As suas características condicionam igualmente todo o processo formativo.

 -          A preponderância de uma organização institucional que planifica e prepara o material de aprendizagem ocupa neste caso, o lugar que na formação presencial é desempenhado pelo formador.

 Para o sucesso nesta modalidade de formação, tem sido apontado como factores cruciais a motivação dos formados, mas sobretudo a sua capacidade de iniciativa, autonomia e independência.

Carlos Fontes

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