_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif_blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif _blnk.gif
Filorbis.Carlos Fontes Anterior . Próximo      

 

 

 

 

 

Manuscritos Medievais em Movimento, 4 a 6 de Março de 2015, Fundação Calouste Gulbenkian e Biblioteca Nacional de Portugal

Congresso Internacional "Manuscritos Medievais em Movimento". A circulação de obras, imagens, modelos e ideias na Península Ibérica durante a Idade Média", segunda edição da iniciativa "Medieval Europe in Motion", organizada pelo Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.

 

Comissão organizadora: Alicia Miguélez Cavero e Fernando Villaseñor Sebastián.

 

Conferencistas convidados: Jean-Claude Schmitt, Luís Urbano Afonso, Xavier van Binnebeke, Javier Dcocampo, Alejandro Garcia Avilés, Maria Victoria Herráez Ortega, Peter K. Klein, Maria Adelaide Miranda, Ana Orriols I Alsina, Josefina Planas I Badenas, Ana Suárez Gonzales, Rose Walker, para além de mais de 30 conferencistas especialistas em manuscritos iluminados. Um acontecimento ! Cartaz . Programa

 

 
" Tal como na primeira edição, o principal objetivo científico desta iniciativa é analisar o fenómeno do movimento e mobilidade das pessoas, formas e idéias durante a Idade Média. Desta vez, porém, as obras em estudo serão os manuscritos iluminados. Neste sentido, pretende-se realizar para uma revisão crítica e construtiva do estado da investigação sobre a iluminação do livro na Península Ibérica durante a Idade Média, assim como propor novas questões e abordagens.

Concretamente, serão abordados os seguintes tópicos: 

1) O fenómeno da mobilidade nos tempos medievais: 
Como aconteceu? Quem viajava? Para onde? Que razões levaram ao movimento de pessoas? Como foi influenciado o processo de produção de manuscritos pelo fenómeno da mobilidade e da circulação durante o período medieval? 

2) Clientes e promotores, quer individuais quer institucionais: 
Até que ponto as suas próprias viagens e experiências vitais influenciaram as suas decisões quando patrocinando a copiar e ilustração de manuscritos ? Como é que influenciaram as mudanças na moda e gosto nas decisões dos promotores? 

3) Os autores: 
Como é foi influenciado o seu trabalho pelas suas vidas itinerantes? Até que ponto a produção de novas obras foi influenciada pela presença de escribas/miniaturistas de outros contextos geográficos? Como é que foram influenciados os miniaturistas que viram os modelos ao passar por outros lugares/ contextos e pela tradição que eles encontraram ao alcançar novos lugares? 

4) Modelos: serão discutidos os conceitos de cópia, reinterpretação e, reutilização, bem como a confluência de várias linguagens iconográficas , estéticos ou estilísticos numa mesma obra. 

5) A performance da imagem: a influência dos fenômenos de movimento e mobilidade em relação à função, desempenho, eficiência e poder da imagem iluminada, quer na época medieval quer em períodos posteriores. 

6) Aquisição de manuscritos:
Em relação com a venda e distribuição de obras após a conclusão do processo da sua criação, várias questões serão abordadas em relação ao mercado de arte, a existência de um mercado de luxo nos tempos medievais, e a coleção de manuscritos iluminados em épocas posteriores. ", in,  Apresentação do Programa
 

 

Quem é Quem

Alicia Miguélez Cavero, Investigadora (Pós-Doutoramento) do Instituto de Estudos Medievais, Universidade Nova de Lisboa. Doutora em História de Arte pela Universidad de León (2009).

Desenvolve o seu projeto de investigação sobre a linguagem gestual no Apocalipse de Lorvão e a análise comparativa com outras cópias do manuscrito de Beato de Liébana conservadas na Península Ibérica. Também se tem dedicado à investigação sobre a relação entre imagem e texto na Idade Média.

Destaques:

Livros:

Gesto y gestualidad en el arte románico de los reinos hispanos: lectura y valoración iconográfica

 

Actitudes gestuales en la iconografía del románico peninsular hispano: El sueño, el dolor espiritual y otras expresiones similares

 

Artigos:

 

      Portuguese Studies on Medieval Illuminated Manuscripts. New approaches and methodologies, coord. by M. A. Miranda and A. Miguélez, published by Brepols (TEMA collection), 2014.
 

      Medieval Europe in Motion. The circulation of artists, images, patterns and ideas from the Mediterranean to the Atlantic coast (6th -15th centuries), coord. by A. Miguélez and M.A. Bilotta, published by Officina di Studi Medievali, 2014.

 

      Alicia Miguélez Cavero e Maria Alessandra Bilotta, « Scientific Report: International Conference “Medieval Europe in Motion” », Medievalista [Online], 14 | 2013, posto online no dia 01 Julho 2013, consultado no dia 02 Março 2015. URL : http://medievalista.revues.org/452
    

      “La impaginatio como punto de partida: la relación entre texto e imagen en la cubierta del sarcófago de Alfonso Pérez procedente de Sahagún”, La impaginatio en las inscripciones medievales, ed. V. García Lobo – M. E. Martín López, León, pp. 71-97, 2011.

 

     "Gestos lícitos e ilícitos en la iconografía gótica hispana", in Hommage à André Gallego: La transmission de savoirs licites ou illicites dans le monde hispanique péninsulaire (XIIe au XVIIe siècles) / coord. por Luis González Fernández, 2011, ISBN 978-2-912025-75-3 , págs. 59-78

 

         “La descontextualización de los gestos en el arte románico de los reinos hispanos”, DeArte. Revista de Historia del Arte, 9, pp.25-36. 2010

 

FERNÁNDEZ GONZÁLEZ, Etelvina y MIGUÉLEZ CAVERO, Alicia, “Die Mikroarchitekturen in den Darstellungen der 'Sieben Gemeinden von Asien', in den ikonographischen Zyklen der Apokalypse im spanischen Mittelalter”, Mikroarchitektur im Mittelalter. Ein gattungsübergreifendes Phänomen zwischen Realität und Imagination, Leipzig, Kratzke, pp.455-476. 2008

 

Organização de eventos:

   

       Scientific Events co-organiser: International Conference “Medieval Europe in Motion”, Lisbon, 18-20 April 2013 - https://sites.google.com/site/medievaleuropeinmotion2013/home

 

Research Management: Deputy Assistant Director in Institute for Medieval Studies – FCSH Nova University of Lisbon (2013-2015)

 

 

 

Copyright © 1998 Filorbis Portugal . Todos os direitos reservados.
 

carlos.fontes@sapo.pt

 

 

   
 

 

 

   
 

Filorbis

Rede portuguesa de sites temáticos. Uma das primeiras a nível mundial

 

 

Carlos Fontes

Responsável e autor da rede Filorbis 

 

 

Interesses:

Filosofia, Comunicação, Cultura, Educação e Formação Profissional.

Formação Académica

Licenciado em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa.

Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no ISCTE (Lisboa).

Currículo Profissional

 

Professor do Ensino Secundário em Portugal. 

Foi dirigente no Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP) e no Ministério da Cultura.

Dirigiu e editou diversas publicações.

 

     
.