Carlos Fontes

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Rota Cisterciense

(Ordem de Cister)

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Ordem de Cluny

Desde muito cedos os cristãos criaram várias formas de vivência em comum com  regras próprias.

Dada a multiplicidade destas vivências e regras de vida em comunidade, Bento de Núrcia (c.480-547), elaborou uma regra onde a vida dos monges, entre a oração e o trabalho eram minuciosamente regulamentada. Esta regra serviu de inspiração a muitas outras, tendo sido adoptada por alguns mosteiros, nomeadamente pela comunidade dos monges de Monte Cassino.

Durante o período carolíngio (séculos VIII-IX) a regra beneditina, devido à sua visão centralista e controladora conheceu uma fase de expansão na Europa central.

A grande expansão da regra de São Bento ocorreu quando em 910, o abade Bernon de Baume (c.850-927) cria a Abadia de Cluny na Borgonha, em terras doadas por Guilherme I da Aquitânia. Cluny adopta de forma exclusiva a regra, reformada por Benoît d'Aniane (c.750-821), e é colocada sob a autoridade imediata do Papa Sergio III. O abade de cada mosteiro era eleito livremente pelos monges.

Planta da Abadia de Cluny. As construções de Cluny influenciaram as práticas arquitetónicas na Europa ocidental desde o  século X ao XII (estilo românico).

 

Novidades Introduzidas por Cluny

1. A vida dos monges é minuciosamente determinada da primeira à ultima hora. Na liturgia nada é deixado ao improviso. O excesso de rituais não tardou a reduzir o tempo dedicado ao trabalho manual.

2. Obediência direta ao papa das abadias de Cluny, libertava-as das interferências dos senhores locais, fomentando um espíritos "transnacional", facilitado pelo cultivo do latim.

3. As abadias de Cluny estavam submetidas à abadia-mãe, a qual através de visitações inspecionava o cumprimento da Regra. As relações hierárquicas dominam dominam todo o sistema.

4. As abadias da ordem tinham que pagar uma "renda" à casa-mãe, o que contribuiu para transformar esta ordem religiosa numa poderosa organização europeia. Os edifícios dos mosteiros de Cluny tornam-se cada vez mais sumptuosos reflectindo o poder crescente da Ordem.

5. Para controlar e uniformizar os procedimentos em todas as abadias, as funções administrativas adquirem uma crescente autonomia na Ordem. A casa-mãe tinha que ter uma biblioteca com os livros necessários à liturgia e cultura dos monges de acordo com as orientações da Ordem. Era fundamental ter igualmente um scriptorium capaz de copiar obras e documentos necessários ao seu funcionamento.

Estas inovações embrionárias em Cluny, foram plenamente concretizadas na Ordem de Cister.

Este movimento monacal, que pretendia alcançar uma maior unificação religiosa monástica, mas também eclesiástica, espalha-se pelo Reino da França (Borgonha, Provença, Auvergne e Poitou), seguindo-se o Reino de Inglaterra e o norte do atual Itália.

A Ordem de Cluny que se constitui com base neste movimento rapidamente adquiriu um enorme poder em vários reinos e em particular junto dos papas, os quais procuraram expandi-la por toda a Europa.

Os reinos da Península Ibérica acompanham à distância este movimento. A regra de São Bento era conhecida, mas não era seguida de forma exclusiva. O que predominavam era as regras mistas, com preceitos muito sincréticos, marcados por tradições locais.

A introdução da Regra de São Bento nos reinos peninsulares,  incluindo o Condado Portucalense (Portugal) ocorreu apenas no século XI, para o qual muito contribuiu o Caminho (francês) de Santiago de Compostela.

Nos Reinos de Aragão, Navarra e Pamplona, sobretudo nas terras situadas no Caminho de Santiago, surgiram os primeiros mosteiros beneditinos, muitas vezes pela intervenção direta de monges cluniacenses.  Entre os primeiros contam-se Cuxa (965?), Albelda, Irache, Ripoll, Monserrat, San Salvador de Leyre, San Juan de la Peña (1071).

No reino de Leão e Castela, os primeiros  a aderirem a Cluny foram os mosteiros de  San Salvador de Oña (1033), San Isidro de Dueñas (Palência, 1073), San Zoilo en Carrión de los Condes (1076), Santo Domingo de Silos, Santa María de Nájera (Rioja,1079) e San Benito de Sahagún (1080), o mais poderoso dos mosteiros castelhanos.

 

Mosteiro de Tibães (Braga), casa-mãe da Ordem em Portugal

No Condado de Portucalense (Reino de Portugal), os primeiros foram os mosteiros de São Martinho de Tibães (Braga, 1077?), São João Baptista de Alpendurada (1080), São Romão do Neiva (1087), São Tirso de Riba de Ave (1080-92), Santa Maria do Carvoeiro (1080-1115), São Salvador de Travanca (1080-1115), São Salvador de Passos de Sousa (c.1090), Santo André de Rendufe (1090), São Pedro de Rates (1100), São Pedro de Pedroso (1115-1120), Pombeiro e São Salvador de Vairão (1115/6).

Mosteiro de Pombeiro (Felgueiras)

Poderosa como nenhuma outra ordem religiosa, Cluny no final do século XI e princípios do XII começa a perder grande parte da sua influência devido à devassidão dos seus costumes. É neste contexto que irá surgir a Ordem de Cister que pretende justamente retomar a pureza da Regra de São Bento.

  Carlos Fontes
 

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